Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre pressão atmosférica

Exercícios sobre pressão atmosférica

Esta lista de exercícios trata sobre pressão atmosférica, elemento climático que influencia as condições do tempo e que corresponde ao peso do ar sobre a superfície terrestre.

Questão 1

(UFES) A altitude é um fator que influencia condições ambientais e, por isso, é levada em consideração na prática esportiva. É correto afirmar que o aumento da altitude causa

a) aumento da longitude.

b) diminuição da latitude.

c) aumento da densidade do ar.

d) diminuição da pressão atmosférica.

e) diminuição dos valores de insolação.

ver resposta


Questão 2

(UNIFEI – Adaptada) Pode-se afirmar que o clima corresponde ao comportamento do tempo atmosférico, ao longo do ano, num determinado lugar da Terra. O clima tem comportamento diversificado, caracterizado pela combinação de diferentes fatores. Com relação aos fatores climáticos, assinale a alternativa incorreta.

a) A latitude é o mais evidente fator climático, e quanto mais se afastar do Equador, menores serão as temperaturas.

b) As massas de ar influem diretamente nas condições climáticas.

c) As massas de ar podem ser frias ou quentes, secas ou úmidas e, ao se deslocarem, interagem umas com as outras, trocando e distribuindo calor pela Terra.

d) Em maiores altitudes, o ar torna-se mais rarefeito, ou seja, há mais concentração de gases e umidade, o que aumenta a retenção de calor e a pressão atmosférica.

ver resposta


Questão 3

Pressão atmosférica refere-se ao peso que o ar exerce sobre determinada superfície. Sobre pressão atmosférica, assinale a alternativa incorreta:

a) A pressão atmosférica varia de acordo com três fatores climáticos: altitude, latitude e temperatura.

b) A pressão atmosférica aumenta proporcionalmente ao aumento da temperatura.

c) A pressão atmosférica diminui com o aumento da altitude.

d) As variações da pressão atmosférica são responsáveis pela ocorrência de ventos.

ver resposta


Questão 4

Analise as proposições a seguir sobre pressão atmosférica, assinalando V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS:

( ) A pressão atmosférica está associada à gravidade e à influência que ela exerce sobre as moléculas de gás. A força da gravidade mantém a maior parte do ar próxima à superfície.

( ) A circulação atmosférica e o deslocamento das massas de ar não sofrem influência da pressão atmosférica.

( ) O instrumento utilizado para medir a pressão atmosférica chama-se anemômetro.

( ) Em decorrência das diferenças de pressão, o ar movimenta-se e desloca-se de zonas de alta pressão para zonas de baixa pressão.

Assinale a alternativa correta:

a) VFFV

b)VVFV

c)VFVV

d) FFVV

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA D

À medida que a altitude aumenta, a pressão atmosférica diminui, o ar torna-se mais rarefeito e leve, exercendo, então, menos pressão sobre a superfície.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA D

a) Verdadeira – A latitude está relacionada às diferenças da radiação solar. Então, quanto mais se afasta do Equador, menor será a temperatura e vice-versa.

b) Verdadeira – As massas de ar influenciam as condições climáticas, porque transferem suas características para o clima do local por onde passam.

c) Verdadeira – As massas de ar podem ser frias, quentes, úmidas ou secas. Por exemplo, uma massa de ar fria e úmida, ao chegar em um determinado local, irá baixar as temperaturas e aumentar a umidade do local.

d) Falsa - Quanto maior a altitude, o ar torna-se mais rarefeito, mais leve, porém não há maior concentração de gases. O aumento da altitude faz com que as temperaturas e a pressão atmosférica diminuam.

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA B

Alternativa B – A pressão atmosférica diminui com o aumento da temperatura. Quando faz calor, o ar expande-se e pesa menos. Quando faz frio, o ar comprime-se e, como pesa mais, acaba descendo e aumentando a pressão.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA A

VERDADEIRA – A pressão atmosférica é o peso exercido pelo ar sobre as superfícies. Associa-se à gravidade e à influência exercida por ela sobre as moléculas gasosas.

FALSA – A circulação atmosférica e as massas de ar sofrem influência da pressão atmosférica, visto que as variações de pressão fazem com que o ar movimente-se, deslocando de zonas de alta pressão para zonas de baixa pressão.

FALSA – O instrumento utilizado para medir a pressão atmosférica chama-se barômetro. Anemômetro é um instrumento que mede a velocidade dos ventos.

VERDADEIRO – A pressão atmosférica tende a ser mais baixa em regiões de ar ascendente e mais alta em regiões de ar descendente. Essa diferença de pressão gera o gradiente de pressão. O ar, então, movimenta-se das áreas de alta pressão para as áreas de baixa pressão.

 

 

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas