Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre Placas Tectônicas

Exercícios sobre Placas Tectônicas

Os exercícios sobre placas tectônicas auxiliam na compreensão sobre o caráter dinâmico da crosta terrestre.

Questão 1

Assinale a alternativa que indica um acidente geográfico que não tenha sido diretamente originado pela ação das placas tectônicas:

a) Cordilheira dos Andes

b) Grand Canyon

c) Falha de San Andreas

d) Monte Everest

e) Alpes

ver resposta


Questão 2

Enumere a segunda coluna a partir da primeira, buscando relacionar os conceitos de epirogênese e orogênese com suas respectivas características:

Coluna 01

(1) Epirogênese

(2) Orogênese

___________________

Coluna 02

I. ( ) Ocorre em zonas estáveis;

II. ( ) Possui curta duração geológica;

III. ( ) Causa elevação e/ou rebaixamento do nível do mar;

IV. ( ) Origina dobras e falhas geológicas;

V. ( ) Resulta da pressão horizontal exercida pelo choque das Placas Tectônicas.

ver resposta


Questão 3

As placas tectônicas movimentam-se aleatoriamente, ou seja, de forma não agrupada e organizada. No entanto, a direção que elas tomam deve-se à orientação da pressão magmática exercida logo abaixo delas.

Nesse sentido, quando duas placas tectônicas movimentam-se no mesmo sentido contrário ou no sentido convergente, temos a formação de:

a) Falhamentos

b) escudos cristalinos. 

c) Fossas oceânicas

d) Bacias sedimentares

ver resposta


Questão 4

(PUCMG)

A teoria da Tectônica de Placas explica como a dinâmica interna da Terra é responsável pela estrutura da litosfera, sendo INCORRETO afirmar:

a) A litosfera é a parte rígida que compõe a crosta terrestre; é segmentada em placas que flutuam em várias direções sobre o manto.

b) O movimento das placas pode ser convergente ou divergente, aproximando-as ou afastando-as, ou ainda deslizando-as uma em relação à outra.

c) O tectonismo é responsável por fenômenos como formação de cadeias montanhosas, deriva dos continentes, expansão do assoalho oceânico, erupções vulcânicas e terremotos.

d) As placas continentais e oceânicas possuem semelhante composição mineralógica básica, uma vez que essas placas compõem a crosta terrestre.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Entre as paisagens apontadas no enunciado, apenas o Grand Canyon não foi diretamente originado pelas placas tectônicas, cuja influência ocorreu apenas na transformação do relevo que intensificou a força dos cursos d’água, responsáveis pelo lento e gradual surgimento desse acidente geográfico.

voltar a questão


Resposta Questão 2

I. (1) – Apenas os movimentos epirogenéticos ocorrem em zonas geologicamente instáveis, pois não manifestam a existência de falhas e dobramentos, configurando-se como um fenômeno geologicamente lento.

II. (2) – Os movimentos orogenéticos, sob o ponto de vista do tempo geológico, são mais rápidos do que a epirogênese.

III. (1) – Como atua em zonas estáveis, geralmente em bacias sedimentares, a epirogênese promove o rebaixamento ou soerguimento do relevo, alterando, eventualmente, o nível do mar.

IV. (2) – As dobras e falhas geológicas são causadas pela pressão das placas tectônicas em zonas instáveis, o que caracteriza a ação da orogênese.

V. (2) – A orogênese é resultante da pressão horizontal das placas tectônicas, enquanto a epirogênese é um produto da pressão vertical dessas.

voltar a questão


Resposta Questão 3

O fenômeno causado pelo movimento divergente entre duas placas tectônicas é a formação de fossas oceânicas.

Alterativa correta: letra C.

voltar a questão


Resposta Questão 4

a) Correto – A litosfera constitui a porção sólida e superficial da superfície terrestre, sendo subdividida em várias placas tectônicas.

b) Correto – As placas movimentam-se de forma convergente (aproximação) ou divergente (afastamento) ou até de forma tangencial.

c) Correto – As ações do tectonismo provocam alterações no relevo, constituindo cadeias de montanhas, fossas oceânicas, vulcanismos e terremotos.

d) Incorreto – As placas continentais e oceânicas possuem composições físicas e químicas diferenciadas.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas