Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre pirâmide etária da população brasileira

Exercícios sobre pirâmide etária da população brasileira

Questão 1

(UPE) Analise o gráfico a seguir:

Gráfico da pirâmide etária brasileira

Considerando os indicadores apresentados no gráfico e as atuais mudanças no processo de envelhecimento da população brasileira, é CORRETO afirmar que

a) a expectativa de vida no Brasil vem aumentando muito célere, apresentando, consequentemente, taxas de longevidade acima das de países com índice de desenvolvimento humano elevado em aspectos como saúde, escolarização e nutrição.

b) de acordo com os indicadores demográficos, o Brasil encontra-se no início do estágio de transição de país jovem para país maduro. O percentual de idosos é semelhante ao de países como Suécia, Itália e Serra Leoa.

c) apesar das mudanças ocorridas na estrutura etária da população brasileira entre as décadas de 1960 e 2010, o país continua demograficamente jovem, com elevadas taxas de natalidade e de mortalidade e com uma baixa expectativa de vida para a população em geral.

d) a taxa de fecundidade no Brasil vem declinando, e a proporção de idosos vem crescendo mais rapidamente que a proporção de crianças. Contudo, esse processo de envelhecimento populacional não ocorre de maneira uniforme em todas as regiões brasileiras.

e) o envelhecimento da população brasileira é oriundo do intenso processo de urbanização em todas as suas regiões. Por isso, o aspecto triangular da pirâmide etária vem apresentando, nas últimas décadas, um aumento percentual do bônus demográfico de homens e mulheres.

ver resposta


Questão 2

(MACK) O Brasil em 2020 será, é claro, um Brasil diferente sob vários aspectos. A maior parte deles, imprevisível. Uma década é um período longo o suficiente para derrubar certezas absolutas (ninguém prediz uma Revolução Francesa, uma queda do Muro de Berlim ou um ataque às torres gêmeas de Nova York). É também um período de maturação dos grandes fenômenos incipientes — dez anos antes da popularização da internet já era possível imaginar como ela mudaria o mundo. Da mesma forma, fenômenos detectáveis hoje terão seus efeitos mais fortes a partir de 2020.

Linha cronológica da taxa de fecundidade brasileira

Com base no enunciado, observe as afirmações abaixo e assinale V para as alternativas verdadeiras ou F para as alternativas falsas.

I.( ) A diminuição da fecundidade no Brasil deve-se às transformações econômicas e sociais que se acentuaram na primeira metade do século XX em virtude da intensa necessidade de mão de obra no campo, inclusive de mulheres. Esse fato elevou o país ao patamar de agrário-exportador.

II.( ) Em virtude da mudança do papel social da mulher do século XX, ela deixa de viver, exclusivamente, no núcleo familiar, ingressando no mercado de trabalho e passando a ter acesso ao planejamento familiar e a métodos contraceptivos. A conjugação desses aspectos explica a diminuição vertiginosa das taxas de fecundidade no Brasil.

III.( ) As quedas nas taxas de natalidade de um país levam, ao longo do tempo, ao envelhecimento da população (realidade da maioria dos países desenvolvidos). Nesse sentido, verifica-se uma forte tendência a um mercado de trabalho menos competitivo e exigente, demandando menos custos do Estado com os aspectos sociais.

Dessa forma, a sequência correta, de cima para baixo, é:

a) VVV

b) FVV

c) VVF

d) FVF

e) VFV

ver resposta


Questão 3

Sobre a pirâmide etária da população brasileira, assinale a alternativa incorreta:

a) Anteriormente, nascia no Brasil um número elevado de crianças, portanto, apresentava-se uma pirâmide com base estreita, indicando baixo número de idosos, e topo alargado, indicando elevada taxa de natalidade.

b) A pirâmide etária estrutura-se por agrupamentos de barras horizontais, indicando a faixa etária separada por sexo: homens à esquerda, e mulheres à direita.

c) Em 1980, o Brasil era considerado um país jovem. Atualmente, é considerado um país adulto com perspectiva de transformar-se em um país idoso até 2050.

d) A mudança no perfil demográfico brasileiro deve-se a fatores como diminuição da taxa de natalidade somada à diminuição da taxa de mortalidade.

ver resposta


Questão 4

Relacione os indicadores demográficos às suas respectivas definições:

( 1 ) Taxa de natalidade

( ) Número de óbitos ocorridos no período de um ano calculado a cada mil habitantes.

( 2 ) Taxa de mortalidade

( ) Representa a média de filhos por mulher ao longo de seu período fértil.

( 3 ) Taxa de fecundidade

( ) Número de nascidos vivos no período de um ano, excluindo o número de crianças que nasceram mortas, calculado a cada mil habitantes.

( 4 ) Crescimento vegetativo

( ) Representa a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade no período de um ano.

a) 2,1,3,4

b) 2,3,1,4

c) 3,2,4,1

d) 3,1,4,2

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA D

No Brasil, é possível constatar declínio da taxa de fecundidade em decorrência de fatores como a intensa urbanização e o ingresso cada vez maior das mulheres no mercado de trabalho. A diminuição das taxas de fecundidade e de natalidade, por consequência, é acompanhada do aumento do número de idosos. Contudo, as regiões apresentam características distintas, como urbanização, índices de violência e indicadores sociais. Portanto, o envelhecimento populacional não é uniforme.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA D

I. Falsa: a diminuição da fecundidade no Brasil não está relacionada à necessidade de mão de obra no campo. A mecanização do campo substituiu a mão de obra humana. A queda da fecundidade é decorrente de fatores como urbanização, que mudou a configuração das famílias, e ingresso das mulheres no mercado de trabalho, que tem levado as mulheres a terem filhos cada vez mais tarde.

II. Verdadeira

III. Falsa: o envelhecimento da população demanda elevados custos do Estado com aspectos sociais.

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA A

A base da pirâmide representa o número de crianças e jovens, e o topo representa o número de idosos. Portanto, a base era alargada, e o topo era estreito.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA B

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas