Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre migração

Exercícios sobre migração

Estes exercícios sobre migração avaliarão os seus conhecimentos sobre a migração, a diferença entre emigrar e imigrar e os fluxos migratórios brasileiros.

Questão 1

A migração pode ser definida como:

a) A entrada de migrantes em um determinado país.

b) A saída de migrantes de um determinado país para outro.

c) O deslocamento populacional pelo território de um país.

d) As políticas públicas de controle de natalidade implantadas pelo governo para controlar o crescimento populacional.

e) Qualquer deslocamento espacial realizado por uma pessoa ou por parte de uma população.

ver resposta


Questão 2

Quando um indivíduo sai de um país em busca de melhores condições de vida, ele recebe o nome de:

a) emigrante.

b) forasteiro.

c) imigrante.

d) peregrino.

e) gringo.

ver resposta


Questão 3

Migração é o deslocamento espacial de um indivíduo ou de parte da população de um lugar para outro. A principal causa da migração no mundo e no Brasil tem origem:

a) econômica.

b) política.

c) cultural.

d) ambiental.

e) religiosa.

ver resposta


Questão 4

(UCB) No que se refere às migrações brasileiras, julgue os itens a seguir:

a) A desconcentração industrial é uma das principais causas da freada na migração interna do Brasil.

b) Atualmente o Centro-Oeste é a região brasileira que mais retém migrantes.

c) A melhoria dos sistemas de transporte e de comunicação aumentou a concentração industrial nos grandes centros urbanos brasileiros, que continuam atraindo grandes contingentes migratórios.

d) A transumância é o movimento migratório invertido, ou seja, as pessoas abandonam os grandes centros e buscam fixar-se em cidades pequenas ou médias.

e) No movimento pendular, uma determinada população deixa o seu domicílio pela manhã para trabalhar em outra cidade ou região e retorna ao término do dia.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra E

A migração corresponde ao deslocamento de uma pessoa ou de parte da população sobre o espaço geográfico. Ela pode ser de modo temporário ou permanente e internacional ou dentro de um mesmo país.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra A

O termo geográfico utilizado para nomear a saída de um indivíduo ou de parte da população de um lugar para outro é emigração. Esse termo não pode ser confundido com o termo imigração, que é utilizado para nomear o processo de chegada de um migrante em um determinado lugar ou país. Dessa forma, o migrante, ao sair de um país, é denominado de emigrante; mas quando ele chega em um determinado lugar, ele é chamado de imigrante.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra A

A maioria dos migrantes do mundo e também do Brasil desloca-se em busca de melhores condições de vida. Assim, a principal causa da migração no mundo atualmente é de origem econômica.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra A- Verdadeira. Com a desconcentração industrial, outras cidades do país passaram a ofertar mais oportunidades de trabalho, diminuindo, assim, a necessidade da migração.

Letra B- Verdadeira. Em razão do avanço da fronteira agrícola, a região Centro-Oeste tem sido o principal destino da maioria dos migrantes no Brasil.

Letra C- Falsa. A melhoria da rede de transportes e de comunicação foi um fator determinante para a desconcentração industrial no Brasil, já que, sem eles, não seria possível a instalação de indústrias no interior do país, pois comprometeria as exportações e a gestão empresarial de multinacionais.

Letra D- Falsa. Transumância diz respeito à migração periódica de animais e acontece em virtude da variação climática das estações do ano.

Letra E- Verdadeira. Quando indivíduos deixam o seu domicílio pela manhã para trabalhar em outra cidade ou região e retornam ao término do dia, temos o que chamamos de migração pendular.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas