Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre Globalização

Exercícios sobre Globalização

A Globalização é o sistema de internacionalização da integração política, econômica, social e cultural mundial.

Questão 1

Observe a Charge a seguir:

Charge sobre Globalização

(Millôr Fernandes. Retirado de: VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012.p.323.)

A ilustração de Millôr Fernandes é uma crítica à ordem global atual. Além disso, ela faz referência:

a) à visão eurocêntrica das projeções cartográficas

b) à visão conceitual da Globalização realizada no processo de ensino-aprendizagem

c) à forma com que o Planalto Central opera o processo de inserção da Globalização no Brasil

d) à Divisão Internacional do Trabalho, em que os países do Sul subdesenvolvido são dependentes do Norte desenvolvido.

e) à influência da Globalização sobre o processo de transformação da educação brasileira.

ver resposta


Questão 2

A globalização constitui o estágio máximo da internacionalização, a amplificação em sistema-mundo de todos os lugares e de todos os indivíduos, logicamente em graus diferentes”.

(Disponível em: Mundo educação/ Globalização)

Os “graus diferentes” citados no texto referem-se:

a) às diferenças entre os níveis de ajustamento da política internacional a uma ordem de homogeneização cultural;

b) à resistência dos movimentos antiglobalização frente aos avanços do sistema capitalista em escala mundial.

c) à forma desigual de difusão e alcance do processo de mundialização econômica e política.

d) à impossibilidade da globalização atingir todo o planeta

e) à incerteza de alguns países em adotar a globalização como forma de desenvolvimento.

ver resposta


Questão 3

(UNIOESTE)

A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. [...] No fim do século XX e graças aos avanços da ciência, produziu-se um sistema de técnicas presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema técnico uma presença planetária. Só que a globalização não é apenas a existência desse novo sistema de técnicas. Ela é também o resultado das ações que asseguram a emergência de um mercado dito global, responsável pelo essencial dos processos políticos atualmente eficazes.”

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 23-24.

Considerando o enunciado anterior, sobre o processo de globalização na sociedade contemporânea, assinale a alternativa correta.

a) A globalização é um processo exclusivamente baseado no desenvolvimento das novas técnicas de informação e sua origem está diretamente relacionada com a difusão e universalização do uso da internet, que se deu a partir do final da década de 1990.

b) Entre as características próprias da globalização temos a alteração profunda na divisão internacional do trabalho, em que a distribuição das funções produtivas tende a se concentrar cada vez mais em poucos países, como é o caso dos Estados Unidos e do Japão.

c) Sobre as ações que asseguram a emergência do mercado global, o autor está se referindo à doutrina econômica neoliberal que, entre outros princípios, defende o fortalecimento do Estado e a intervenção estatal como reguladora direta dos mercados – industrial, comercial e financeiro.

d) Atualmente, as relações econômicas mundiais, compreendendo a dinâmica dos meios de produção, das forças produtivas, da tecnologia, da divisão internacional do trabalho e do mercado mundial, são amplamente influenciadas pelas exigências das empresas, corporações ou conglomerados multinacionais.

e) As estratégias protecionistas tomadas pelos governos em todo o mundo, dificultando a entrada de produtos estrangeiros em seus mercados nacionais, são consideradas como características marcantes do processo de globalização.

ver resposta


Questão 4

(IFBA)

Embora tenha suas origens mais imediatas na expansão econômica ocorrida após a segunda guerra e na revolução técnico-cientifica ou informacional, a globalização é a continuidade do longo processo histórico de mundialização capitalista.”

(MOREIRA, João Carlos e SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002.p. 03)

Com relação ao desenvolvimento do capitalismo, sua mundialização e globalização, é possível afirmar que:

a) Os Tigres Asiáticos começaram a se constituir como potências econômicas a partir da aplicação da política de bem-estar social e do taylorismo/fordismo como elementos dinamizadores de suas economias.

b) A constituição do MERCOSUL foi uma resposta político-econômica dos países da América Latina à perspectiva de constituição do NAFTA, uma vez que suas economias apresentam elevado grau de complementaridade e integração entre os setores primário, secundário e terciário.

c) A chamada terceira revolução cientifica e tecnológica vem contribuindo intensamente com a integração entre os mercados, uma vez que possibilita maior grau de flexibilidade aos capitais internacionais, inclusive na perspectiva de substituição do dinheiro de papel pelo dinheiro de plástico e virtual em tempo real.

d) Com a crise da economia americana, o valor das commodities agrícolas tem baixado seguidamente, contribuindo para atenuar a fome no Chifre da África.

e) A crise que assola a economia-mundo tem contribuído para alterar e inverter as relações entre os países na divisão internacional do trabalho, pois até a China passou a ser credora dos EUA.

ver resposta


Questão 5

Assinale um dos eventos abaixo enumerados que não possui relação direta com o processo de globalização:

a) A difusão dos comércios localizados em oposição às corporações internacionais.

b) A formação de blocos econômicos regionais.

c) A propagação do inglês como idioma universal.

d) O “encolhimento” do mundo graças à redução das dificuldades de comunicação e transporte entre as diferentes regiões do planeta.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

A charge apresenta uma crítica irônica às supostas “vantagens” da globalização, expressa na fala da professora. O que se vê, na divisão do Globo Terrestre, com o norte maior que o sul, é a expressão da Divisão Internacional do Trabalho, em que os países do norte desenvolvido estabelecem sua soberania sobre os países do Sul subdesenvolvido, através do domínio da produção e consumo das tecnologias.

Letra D. 

voltar a questão


Resposta Questão 2

No texto citado, quando o autor utiliza-se da expressão “graus diferentes”, ele faz referência à forma desigual com que a globalização atinge as diferentes partes do mundo. Em regra, ela ocorreu primeiramente nos países desenvolvidos que possuem um maior domínio e posse das mais avançadas tecnologias.

Letra C.

voltar a questão


Resposta Questão 3

a) Falso – A origem da globalização remonta às grandes navegações do final do século XV e início do século XVI. Sua intensificação, porém, ocorreu na segunda metade do século XX, com os processos de inovações relacionados à III Revolução Industrial e à consolidação do capitalismo como sistema econômico mundial.

b) Falso – Com a globalização, a divisão internacional foi, sem dúvida, aprofundada. Porém, ela não concentrou a distribuição das forças produtivas, pelo contrário, ela ampliou essa distribuição, através da difusão das chamadas Multinacionais ou Empresas Globais, que se instalaram em países subdesenvolvidos em busca de matérias-primas baratas, mão de obra abundante, leis ambientais frágeis e facilidade de alcance ao mercado consumidor.

c) Falso – O neoliberalismo, na verdade, preconiza a mínima regulação do Estado na economia e o predomínio da propriedade privada em detrimento da propriedade estatal.

d) Verdadeiro – Com o processo de Globalização, a propriedade privada tornou-se predominante no mundo, o que ocasionou o surgimento de grandes corporações que passaram a ter influência decisiva sobre a dinâmica econômica mundial.

e) Falso – A característica marcante do processo de globalização é, na verdade, a máxima abertura comercial e o mínimo possível de intervencionismo, embora alguns países não aceitem essa regra. 

voltar a questão


Resposta Questão 4

a) Falso – os Tigres Asiáticos, assim como os demais países subdesenvolvidos industrializados, caracterizaram-se pela adoção do sistema Toyotista de produção e de aplicação da política neoliberal, de oposição ao Estado do bem-estar social.

b) Falso – a formação do Mercosul não tem qualquer referência específica à formação do Nafta. A sua criação foi proveniente da tendência mundial de formação de blocos econômicos regionais.

c) Verdadeiro – A terceira revolução industrial foi a grande responsável por instrumentalizar o processo de financeirização da economia, pois possibilitou avanços na comunicação e no transporte que foram responsáveis por ampliar a integração econômica mundial.

d) Falso – Uma crise econômica dos Estados Unidos não favoreceria uma queda na fome na África, uma vez que os países desse continente são dependentes da exportação de matérias-primas para os países desenvolvidos. Uma crise no mundo desenvolvido reduziria a importação dessas matérias-primas e aumentaria a fome nessa região.

e) Falso – A crise econômica mundial não propicia a inversão da divisão internacional do trabalho, uma vez que ela afeta – em maior ou menor grau – todos os países do mundo.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Dos eventos citados nas alternativas, o único que não possui relação com a globalização é a difusão de comércios locais, uma vez que a tendência atual é a monopolização ou oligopolização das relações comerciais entre as grandes empresas globais.

Letra A.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas