Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia Exercícios sobre focos de conflitos no mundo

Exercícios sobre focos de conflitos no mundo

Esta lista de exercícios testará seus conhecimentos sobre os focos de conflitos no mundo, isto é, regiões em todo o mundo que vivenciam conflitos de ordem territorial, religiosa etc.

Questão 1

(Uneal – reformulada) A Caxemira é um dos focos de conflito na atualidade. Ela é o pivô de uma disputa entre os seguintes países, que já se envolveram em três guerras:
a) China e Índia.

b) Paquistão e China.

c) Paquistão e Índia.

d) Índia, Paquistão e Afeganistão.

e) China, Índia e Paquistão.

ver resposta


Questão 2

(UENP) Analise as assertivas abaixo referentes à Caxemira.

I. A Caxemira é uma região disputada tanto pela Índia quanto pelo Paquistão, em virtude de localizarem-se, nessa área, as nascentes dos rios Indo e Ganges, além de outras razões.

II. Índia e Paquistão travaram três guerras desde a independência da Inglaterra, em 1947. Duas delas foram por disputas pela Caxemira.

III. A Índia controla 40% da Caxemira; o Paquistão, um terço; a China, o resto.

IV. Os muçulmanos são maioria na região e há 12 anos eles começaram a lutar pelo separatismo, em um conflito que já matou mais de 33 mil pessoas. O Paquistão propõe um plebiscito para definir o futuro da área. A Índia prefere a mediação internacional.

Estão corretas:

a) Todas as assertivas

b) Apenas I e I

c) Apenas II e III

d) Apenas III e IV

e) Apenas I e IV.

ver resposta


Questão 3

A Irlanda do Norte sofreu ao longo de três décadas grande violência entre os católicos e protestantes. A respeito desse conflito, assinale a alternativa correta:

a) A maioria protestante defendia a permanência da Irlanda como Parte do Reino Unido, enquanto a católica defendia a reunificação com a República da Irlanda.

b) A Irlanda do Norte era dominada pelos católicos, e a minoria protestante tinha pouco poder.

c) Na tentativa de lutar contra o domínio britânico, o Exército Republicano Irlandês (IRA), grupo terrorista protestante, iniciou ataques terroristas contra católicos.

d) O Acordo de Belfast tinha como objetivo reforçar os ataques promovidos pelo grupo IRA.

ver resposta


Questão 4

A respeito da Guerra Civil Colombiana, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.

I. ( ) Na década de 1960, ex-combatentes liberais criaram as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) a fim de lutar pela criação de um Estado marxista.

II. ( ) Em 1968, criou-se uma lei para criação de um exército de direita para combater os faccionistas. Esse exército saiu do controle nacional e tornou-se uma organização terrorista.

III. ( ) O conflito na Colômbia foi motivado por questões religiosas entre católicos e protestantes.

a) VFV

b) VVF

c) FVV

d) FFV

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA C

A região da Caxemira é disputada pela Índia e pelo Paquistão. A primeira guerra ocorreu em 1947; a segunda guerra, em 1965; e a terceira guerra, em 1971.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA A

Todas as assertivas são corretas. A Índia e o Paquistão vivenciaram conflitos por causam da Caxemira. Ambos os países formavam um só bloco e faziam parte do domínio Inglês até 1947. Com a independência, formaram-se os dois Estados. Porém, diferenças religiosas passaram a gerar conflitos entre os dois países e tanto um quanto o outro desejam dominar a região. A China também se apoderou do território em 1962. A maioria da população da Caxemira é paquistanesa e de religião muçulmana.

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA A

A – Correta.

B – A Irlanda do Norte era dominada pelos protestantes, e a minoria católica no país tinha pouco poder.

C – Para lutar contra o domínio britânico, o IRA iniciou ataques contra britânicos e protestantes.

D – O Acordo de Belfast foi assinado pelo governo britânico e irlandês e pretendia pôr fim ao conflito entre católicos e protestantes.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA C

I. Verdadeira. As FARC surgiram em 1964 por meio de ex-combatentes liberais sob a liderança de Manuel Marulanda. Eles lutavam pela criação de um Estado marxista.

II. Verdadeira. Em 1968, quatro anos após a criação das FARC, criou-se uma lei para a criação de um exército de direita para combater faccionistas. Esse exército seria controlado pelo Estado, porém este perdeu o controle, e o exército passou a ser uma organização terrorista de extrema-direita.

III. Falsa. O conflito na Colômbia ocorreu pela existência de dois grupos terroristas muito violentos: marxistas e conservadoristas. A guerra colombiana também estava associada ao tráfico de drogas internacional.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas