Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre explosão demográfica

Exercícios sobre explosão demográfica

Revise seus estudos sobre explosão demográfica, fenômeno que explica o crescimento elevado da população, respondendo aos exercícios sobre o tema desta lista.

Questão 1

(FGV-RIO) Examine o gráfico.

Taxa de crescimento anual do Brasil

Sobre os fatores que explicam as variações no ritmo de crescimento da população brasileira entre 1872 e 2010, reveladas pelo gráfico, é CORRETO afirmar:

a) A elevada taxa de incremento populacional registrada entre 1900 e 1920 resultou do aumento da natalidade, associado ao processo de urbanização.

b) Na década de 1960, o crescimento da população pode ser associado à revolução sexual, que provocou um aumento substancial das taxas de fecundidade.

c) Se persistirem as taxas registradas entre 2000 e 2010, a população brasileira deve parar de crescer na próxima década.

d) Na década de 1940, o crescimento da população resultou da combinação entre a baixa fecundidade e a baixa mortalidade.

e) Desde a década de 1960, registra-se uma tendência de queda do ritmo de crescimento da população, devido ao recuo da fecundidade.

ver resposta


Questão 2

(IFMG) Leia o trecho a seguir:

“O conceito de transição demográfica foi introduzido por Frank Notestein, em 1929, e é a contestação factual da lógica malthusiana. Foi elaborada a partir da interpretação das transformações demográficas sofridas pelos países que participaram da Revolução Industrial nos séculos 18 e 19, até os dias atuais. A partir da análise destas mudanças demográficas foi estabelecido um padrão que, segundo alguns demógrafos, pode ser aplicado aos demais países do mundo, embora em momentos históricos e contextos econômicos diferentes.”

Fonte: MENDONÇA, Cláudio. Demografia: transição demográfica e crescimento populacional.

Fases da transição demográfica

Fonte: MENDONÇA, Cláudio. Demografia: transição demográfica e crescimento populacional.

Com base nos dados do trecho e do gráfico, o Brasil se encontra:

a) Na primeira fase da transição demográfica.

b) Entre a segunda e a terceira fase da transição demográfica.

c) Na segunda fase da transição demográfica.

d) Na terceira fase da transição demográfica.

ver resposta


Questão 3

Sobre o fenômeno “explosão demográfica”, que representa o crescimento elevado da população, responda V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:

( ) Esse fenômeno foi observado após 1950, principalmente nos países desenvolvidos, quando o planeta elevou sua população para 1 bilhão de pessoas em um período de um ano.

( ) Uma das principais causas da explosão demográfica foram os avanços tecnológicos a partir da Revolução Industrial.

( ) A partir da Segunda Guerra Mundial, a população mundial diminuiu o ritmo de crescimento, apresentando tendências de redução nas taxas de natalidade e fecundidade.

( ) As principais consequências da explosão demográfica são problemas relacionados ao meio ambiente, como desmatamento, empobrecimento dos solos e diminuição dos recursos naturais, e também problemas sociais.

Assinale a sequência correta:

a) VVVF

b) FVFF

c) FVFV

d) VFFV

ver resposta


Questão 4

Faça a correlação correta dos conceitos e definições dos fenômenos a respeito da dinâmica do crescimento populacional e depois assinale alternativa com a sequência correta:

1. Explosão demográfica

2. Implosão demográfica

3. Transição demográfica

( ) Representa a estabilização do crescimento populacional a partir do começo do século XXI.

( ) Teoria que afirma que os países tendem a estabilizar o seu crescimento em um dado momento, o que constatado pelo declínio do crescimento da população nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

( ) Representa o crescimento elevado da população a partir da década de 1950, principalmente nos países subdesenvolvidos.

a) 1,2,3

b) 2,1,3

c) 1,3,2

d) 2,3,1

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA E

Foi a partir da década de 1960 que o Brasil registrou queda no crescimento da população, como mostra o gráfico. O principal motivo foi a redução da taxa de fecundidade, em razão da inserção das mulheres no mercado de trabalho e do processo de urbanização, fatores que mudaram a configuração das famílias.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA B

O Brasil encontra-se na 2ª e 3ª fase da transição demográfica, que representam o declínio das taxas de natalidade e mortalidade em razão da melhoria da qualidade de vida, do aumento da expectativa de vida e do avanço na medicina.

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA C

I. Falsa. O fenômeno da explosão demográfica foi observado após 1950, mas nos países subdesenvolvidos.

II. Verdadeira.

III. Falsa. A partir da Segunda Guerra Mundial, a população aumentou o ritmo de crescimento. Isso é explicado principalmente pelo desenvolvimento da medicina, o que conteve inúmeras doenças.

IV. Verdadeira.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA D

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas