Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre energia nuclear

Exercícios sobre energia nuclear

Estes exercícios sobre energia nuclear abordam os pontos positivos e negativos dessa matriz e também as principais polêmicas sobre o seu uso.

Questão 1

Alemanha anuncia fechamento de todas as usinas nucleares até 2022

A coalizão do governo alemão anunciou nesta segunda-feira um acordo para o fechamento de todas as usinas nucleares do país até 2022 […]. A chanceler (premiê) Angela Merkel havia estabelecido uma comissão de ética para analisar a energia nuclear após o desastre ocorrido na usina japonesa de Fukushima.

BBC Brasil, 30 de maio de 2011 (adaptado).

O motivo que levou a Alemanha, segundo a notícia acima, a acabar com a utilização da matriz nuclear de energia está em algumas de suas desvantagens, entre as quais, podemos citar:

a) a emissão em massa de poluentes radioativos na atmosfera

b) o resfriamento excessivo da água do mar utilizada para manutenção das turbinas

c) o risco de acidentes e de contaminação radioativa

d) a elevada deposição de lixo em áreas imediatamente próximas

ver resposta


Questão 2

Ucrânia defende energia nuclear 25 anos após Chernobyl

Primeiro-ministro ucraniano, Nikolai Azarov, afirmou que usinas são "parte inalienável do progresso científico" […]. “Para a Ucrânia, um país obrigado a comprar gás e petróleo, não há alternativa à energia nuclear", ressaltou o chefe do Governo do país que em 26 de abril de 1986 foi palco do maior desastre nuclear da história.

IG, Último Segundo, 25 abr. 2011. Adaptado.

Apesar de polêmica, a energia nuclear possui os seus defensores em função de alguns dos seus vários pontos positivos, entre os quais, é possível destacar corretamente:

a) Impactos ambientais nulos na fauna e na flora

b) Utiliza de recursos naturais renováveis

c) Gera muitos empregos sem necessidade de qualificação

d) Emissão nula de poluentes responsáveis pelo efeito estufa

ver resposta


Questão 3

Acordo nuclear com Irã enfrenta sérias dificuldades na reta final

Seis grandes potências conseguiram fechar, há um ano, um histórico acordo nuclear com o Irã, que resultaria no fim de seu isolamento internacional. Os detalhes vêm sendo negociados desde então e, a três dias para o fim do prazo estipulado, as principais questões ainda precisam ser resolvidas. “Queremos chegar a um acordo, mas não pode ser qualquer um, mas um que funcione”, afirmou na quinta-feira o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, depois de se reunir com o ministro de Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, que acrescentou: “Importantes pontos de divergência persistem” […].

El País - Internacional, 21 nov. 2014. Adaptado.

O debate a respeito do programa de energia nuclear do Irã diz respeito, em termos geopolíticos,

a) à possível fabricação de armas nucleares que mudaria as configurações de poder no Oriente Médio.

b) ao risco iminente de vazamento e contaminação generalizada em função do pouco domínio do país sobre esse tipo de tecnologia.

c) à possibilidade de o Irã tornar-se uma potência energética e iniciar uma troca de eletricidade por petróleo com os países da OPEP.

d) às restrições internacionais sobre a utilização de energia atômica para abastecimento elétrico dos países, em função da pressão das organizações ambientais.

ver resposta


Questão 4

(UERJ/2009)

Gráfico da utilização da energia nuclear no mundo entre 1955 e 2004
Gráfico da utilização da energia nuclear no mundo entre 1955 e 2004

Adaptado de L' Atlas du Le Monde Diplomatique. Paris: Armand Colin, 2006.

O uso da energia nuclear ainda é considerado uma opção polêmica. Pela análise do gráfico, pode-se identificar o período em que os investimentos nessa forma de gerar energia alcançaram o seu auge.

As duas conjunturas que explicam os altos investimentos nesse período são:

a) política da Detente e crise ambiental

b) integração europeia e Guerra do Golfo

c) crise do petróleo e corrida armamentista

d) enfraquecimento da OPEP e Guerra Fria

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Após os acidentes referentes ao vazamento de material radioativo na usina de Fukushima, no Japão, os debates sobre a energia nuclear tornaram-se mais acirrados no mundo, a ponto de a Alemanha anunciar o fechamento de toda a sua matriz a fim de evitar a ocorrência de contaminação radioativa.

Alternativa correta: letra C

voltar a questão


Resposta Questão 2

O principal aspecto considerado positivo nas usinas nucleares é a não emissão de poluentes e agentes do efeito estufa, como o CO2 e o gás metano, embora a atividade gere impactos nos ecossistemas por meio da alteração das temperaturas da água utilizada no resfriamento das turbinas, necessite de mão de obra altamente qualificada e não seja renovável.

Alternativa correta: letra D

voltar a questão


Resposta Questão 3

O Irã vem, ao longo dos últimos anos, desenvolvendo uma tecnologia nuclear que, segundo o país, é para fins pacíficos. No entanto, os Estados Unidos e outros países impuseram sanções econômicas ao país, alegando que os iranianos estariam desenvolvendo armas nucleares para fins bélicos na região do Oriente Médio.

Alternativa correta: letra A

voltar a questão


Resposta Questão 4

A elevação dos gastos e investimentos em relação à energia nuclear, sobretudo nos Estados Unidos e na Europa, ocorreu ao longo dos anos 1970, período em que o mundo viveu o choque do Petróleo, estabelecido pela OPEP após os acontecimentos no Oriente Médio relativos à Guerra do Yom Kippur. Por isso, as potências internacionais precisaram investir em outras fontes de energia, incluindo, nesse caso, a matriz nuclear.

Outro fato relacionado com esse crescimento foi a Guerra Fria, em que as duas grandes potências (EUA x URSS) buscavam um aperfeiçoamento da tecnologia nuclear para fins estruturais e, principalmente, bélicos.

Alternativa correta: letra C

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas