Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre efeitos da mecanização do campo

Exercícios sobre efeitos da mecanização do campo

Revise seus estudos sobre os efeitos da mecanização do campo, que consiste na modernização das técnicas agropecuárias, respondendo aos exercícios propostos sobre o tema.

Questão 1

(UFF) A “Revolução Verde”, implementada em países latino-americanos e asiáticos nos anos 1960 e 1970, tinha como objetivo suprimir a fome e reduzir a pobreza de amplas parcelas da população. Entretanto, as promessas de modernização tecnológica da agricultura não foram cumpridas inteiramente, contribuindo para a geração de novos problemas e aprofundando velhas desigualdades.

Assinale a opção que faz referência aos efeitos da “Revolução Verde”.

a) Coletivização das terras, implemento da agroecologia e expansão do crédito para os agricultores.

b) Distribuição equitativa de terras, difusão da policultura e uso de defensivos biodegradáveis.

c) Expansão de monoculturas, uso de técnicas tradicionais de plantio e fertilização natural dos solos.

d) Reconcentração de terras, crescimento do uso de insumos industriais e agravamento da erosão dos solos.

ver resposta


Questão 2

A respeito dos efeitos da mecanização do campo, assinale a alternativa incorreta.

a) O processo de mecanização do campo possibilitou a inserção de novas e avançadas práticas agropecuárias.

b) Destacam-se dois processos de modernização do campo ao longo da história: a Revolução Agrícola e a Revolução Científica.

c) A modernização do campo substituiu a mão de obra e provocou o desemprego.

d) Houve intensificação do êxodo rural com a modernização do campo, visto que, por causa do desemprego, muitas pessoas migraram das zonas rurais para as zonas urbanas em busca de novas oportunidades de trabalho.

ver resposta


Questão 3

(Cefet-RIO) Não pode ser indicada como característica básica da agricultura moderna:

a) a intensa mecanização de suas atividades.

b) o uso cada vez maior de mão de obra.

c) o aperfeiçoamento genético e a introdução de melhores sementes.

d) a aplicação de fertilizantes químicos e a utilização cada vez maior de agrotóxicos.

ver resposta


Questão 4

Analise as proposições a seguir sobre os efeitos da modernização do campo e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.

I. ( ) A modernização do campo impacta o meio ambiente porque possibilita a expansão das atividades agrícolas e, consequentemente, há o aumento de áreas desmatadas.

II. ( ) A modernização do campo apresenta apenas pontos positivos, visto que amplia as atividades agropecuárias, aumentando a produtividade e a obtenção de lucros.

III. ( ) Com a modernização do campo e a produção mecanizada, os países conseguem ampliar sua balança comercial pelo aumento das exportações e diminuição da necessidade de importar matérias-primas.

IV. ( ) O crescimento das grandes cidades pelo êxodo rural não é consequência direta da mecanização do campo.

Assinale a alternativa correta:

a) VFVF

b) VVFF

c) VFVV

d) VFFV

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA C

Os objetivos da Revolução Verde não foram completamente alcançados por causa das questões políticas e econômicas que se sobressaíram aos projetos traçados pela revolução, como acabar com a fome. A escolha foi aumentar a produtividade e os lucros, priorizando, assim, os interesses econômicos e deixando de lado a questão da superação da fome no mundo.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA B

b) Incorreta. Os dois processos relacionados com a modernização do campo são a Revolução Agrícola, por meio da Revolução Industrial, e a Revolução Verde, que transformou as práticas agrícolas por meio de iniciativas tecnológicas.

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA B

A modernização da agricultura significa a inserção de novas tecnologias no meio agrário, como equipamentos e máquinas que substituem a mão de obra humana, ampliando a produção e diminuindo o tempo.

voltar a questão


Resposta Questão 4

I. Verdadeira.

II. Falsa. A modernização do campo não apresenta apenas pontos positivos, visto que o desemprego e o intenso desmatamento de áreas são efeitos da mecanização.

III. Verdadeira. Quanto mais úmido o ambiente, mais sentimos o efeito da temperatura. Se o local estiver quente, aumentará a sensação de abafamento provocada pela umidade do ar.

IV. Falsa. O crescimento das grandes cidades está atrelado diretamente à mecanização do campo, que possibilitou a substituição da mão de obra por máquinas, o que resultou na saída de muitas pessoas do campo em direção às cidades à procura de emprego.

 

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas