Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre destruição da camada de ozônio

Exercícios sobre destruição da camada de ozônio

Avalie os seus conhecimentos sobre a destruição da camada de ozônio, provocada pela emissão de CFC na atmosfera, respondendo aos exercícios propostos a seguir.

Questão 1

(PUC-PR) A humanidade, após a Revolução Industrial, vem interferindo nos ecossistemas de maneira agressiva, provocando o aumento do efeito estufa e a destruição da camada de ozônio.

Como consequências dessas duas alterações, citam-se as seguintes:

I. Aumento da temperatura média do nosso planeta e da penetração de raios ultravioleta;

II. Degelo das regiões polares e aumento do número de câncer de pele;

III. Eutrofização das águas fluviais e aumento das micoses de pele.

Estão corretas:

a) somente I e II.

b) somente II.

c) somente I e III.

d) somente II e III.

e) todas.

ver resposta


Questão 2

A destruição da camada de ozônio provoca o aumento da entrada dos raios ultravioleta na superfície terrestre em virtude da diminuição da concentração de ozônio (O³). São vários os impactos causados por essa alteração. Entre as proposições a seguir, assinale a alternativa incorreta:

a) O aumento da quantidade de raios ultravioleta pode contribuir para o aumento do aquecimento global.

b) A exposição aos raios ultravioleta pode provocar a redução de espécies de animais, bem como alterar o DNA desses seres vivos.

c) O aumento dos raios ultravioleta que atingem a superfície pode provocar o envelhecimento precoce e câncer de pele.

d) A grande quantidade de raios ultravioleta não prejudica o desenvolvimento das plantas, visto que não está associada a alterações no processo de fotossíntese.

ver resposta


Questão 3

Qual é o gás considerado o grande responsável pela destruição da camada de ozônio?

a) CO2 – gás carbônico

b) HFC – hidrofluorcarboneto

c) CFC - clorofluorcarboneto

d) Metano

ver resposta


Questão 4

Sobre o processo de destruição da camada de ozônio, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:

(  ) Para solucionar o problema da destruição da camada de ozônio, foi assinado o Protocolo de Kyoto, que estabeleceu metas para a redução do uso do gás CFC (clorofluorcarboneto).

(  ) De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe), o buraco na camada de ozônio já chegou a 31 milhões de quilômetros quadrados na região da Antártida.

(  ) O gás ozônio encontra-se na camada da atmosfera conhecida como troposfera e é capaz de absorver 95% dos raios ultravioleta.

Assinale a alternativa correta:

a) FVV

b) FVF

c) FFV

d) VFV

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA A

I – Correta

II – Correta

III – Eutrofização das águas fluviais significa modificação de características biológicas, físicas e químicas. Pode ter causas naturais ou ser provocada pelo homem, sendo assim, não é uma consequência do aumento do efeito estufa e da destruição da camada de ozônio. Além disso, micoses na pele também não são causadas por esses fatores.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA D

O aumento da quantidade de raios ultravioleta e a diminuição da camada de ozônio afetam o meio ambiente, bem como o desenvolvimento das vegetações, prejudicando o processo de fotossíntese e impactando o sistema nutritivo das plantas. O aumento da incidência dos raios UV lesiona as estruturas biológicas dos vegetais, como o DNA, alterando então o sistema fotossintético deles.

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA C

CFC (clorofluorcarboneto) é considerado o gás responsável pela destruição da camada de ozônio. Quando atinge altitudes entre 10 km e 40 km, os átomos de cloro fixam-se às moléculas de ozônio, destruindo-as e afetando, portanto, essa camada.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA B

Falsa – Para solucionar o problema da destruição da camada de ozônio, 46 países assinaram em 1987 o Protocolo de Montreal, estabelecendo o fim da produção de qualquer substância que fosse nociva às moléculas de ozônio.

Verdadeira.

Falsa – O gás ozônio concentra-se na estratosfera.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas