Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre crescimento da população mundial

Exercícios sobre crescimento da população mundial

Avalie os seus conhecimentos sobre o crescimento da população mundial respondendo a esta lista de exercícios que preparamos para você.

Questão 1

(UEPB) O mapa da distribuição da população mundial mostra a irregularidade de ocupação humana pelo espaço, que de um modo geral está associada a três fatores principais: físico ou natural, histórico e econômico. Identifique as áreas assinaladas pelos numerais de 1 a 5 com os seus respectivos fatores favoráveis ou não à ocupação humana.

( ) Norte do Canadá, que deve sua baixa densidade demográfica ao fator climático de influência polar.
( ) Nordeste dos Estados Unidos e Região dos Grandes Lagos, que devem sua intensa densidade demografia à presença da maior concentração industrial norte-americana.
( ) Leste da China, tem na história muito antiga da sua ocupação um dos motivos para apresentar uma alta densidade demográfica.
( ) Bangladesh, cuja localização no delta dos rios Ganges, Brahmaputra e Meghna garante terras férteis, que atraíram uma das maiores concentrações populacionais do mundo.
( ) Planalto do Tibete na Ásia Central, cuja grande altitude e consequente associação de baixa temperatura e pressão atmosférica dificultam a ocupação humana.

A sequência correta da numeração é:
a) 5 3 1 4 2
b) 4 3 2 4 5
c) 3 2 5 1 4
d) 3 4 1 5 2
e) 4 3 2 1 5

ver resposta


Questão 2

Sabe-se que a população mundial concentra-se principalmente nos países subdesenvolvidos, mesmo que haja países desenvolvidos superpopulosos. Sabendo disso, assinale a alternativa que indica o continente mais populoso em termos absolutos:

a) Continente europeu

b) Continente asiático

c) Oceania

d) Continente americano

e) Continente africano

ver resposta


Questão 3

(UCB - Adaptada)

O crescimento da população mundial

A população mundial chegará a mais de 9,2 bilhões de habitantes em 2050, segundo um relatório divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas). Os motivos do aumento da população são, segundo o estudo, maior longevidade e melhora de acesso ao tratamento do HIV e da AIDS. O estudo, elaborado pela divisão de população do Departamento de Assuntos Sociais e Econômicos da ONU (DESA), analisa as tendências demográficas no âmbito nacional, regional e mundial, com a ideia de servir como indicador para as pesquisas e estatísticas que são feitas no órgão. De acordo com a pesquisa, o mundo terá um aumento de 2,5 bilhões de habitantes nos próximos 43 anos, passando dos 6,7 bilhões que deverá alcançar em julho deste ano a 9,2 bilhões em 2050, segundo o informe. O aumento equivale ao tamanho total da população do mundo no ano de 1950 e será absorvido, em sua maioria, pelos países em desenvolvimento. Sozinhos, estes países devem passar de 5,4 bilhões de habitantes em 2007 para 7,9 bilhões de habitantes em 2050.

Acerca do crescimento demográfico, julgue os itens a seguir.

I.( ) O texto infere que o crescimento demográfico ocorrerá de forma constante nos diferentes grupos de países do globo.

II.( ) Nos países africanos, mesmo com uma grande parte da população contaminada pela AIDS e outras doenças, existe uma grande diferença entre as taxas de natalidade e as de mortalidade. Esse fato explica o incremento populacional na África.

III. ( ) O aumento da expectativa de vida, além de promover a elevação populacional, também provoca preocupações institucionais e sociais acerca da qualidade de vida oferecida para a população idosa.

IV.( ) O Brasil, por sua grande dimensão territorial e baixo índice de povoamento, não tem que se preocupar com políticas públicas voltadas para os idosos.

ver resposta


Questão 4

Sobre o crescimento da população mundial, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:

I. ( ) Em 2008, a ONU divulgou um relatório que apresentou uma estimativa de que, em 2050, a população mundial terá sofrido redução de cerca de 1/3, afirmando então as tendências de redução das taxas de natalidade.

II. ( ) Segundo a pesquisa da ONU, a população mundial elevar-se-á principalmente nos países em desenvolvimento.

III. ( ) Atualmente, a taxa de crescimento populacional mundial (1,2%) está em declínio.

IV. ( ) O crescimento populacional mundial ocorre de forma homogênea nos continentes.
Assinale a alternativa correta:

a) VFVV

b) FVVF

c) FVFV

d) VVFV

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA D.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA B

A Ásia é o maior continente em extensão e o mais populoso, representando cerca de 60% da população mundial.

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA C

I. Falsa. O texto aponta que o crescimento será mais elevado nos países em desenvolvimento.

II. Verdadeira.

III. Verdadeira.

IV. Falsa. O Brasil conta com diversos problemas previdenciários e falta de políticas públicas voltadas para a terceira idade. Com a tendência da diminuição da população jovem e o aumento da expectativa de vida, o país provavelmente enfrentará problemas e serão necessárias políticas públicas para cuidar dessa parte da população.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA B

I. Falsa. Segundo dados da ONU, a população em 2050 irá aumentar atingindo a marca de 9 bilhões de pessoas. Um acréscimo de 2,1 milhões de habitantes.

II. Verdadeira.

III. Verdadeira.

IV. Falsa. O crescimento populacional ocorre de forma distinta nos continentes de acordo com os fatores econômicos e sociais. A África apresenta crescimento de 2,3% ao ano, enquanto a Europa apresenta crescimento de 0,1% ao ano.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas