Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre Clima

Exercícios sobre Clima

Os diversos fatores e elementos climáticos, quando combinados, ocasionam as variações do clima em todo o planeta.

Questão 1

Considere as frases abaixo:

I. Fará muito calor hoje em São Paulo. Em Goiânia, as temperaturas serão mais amenas.

II. As temperaturas em todo o mundo estão cada vez maiores e vêm causando preocupações entre os cientistas.

III. Costuma chover muito em Salvador nessa época do ano, é melhor estarmos preparados!

IV. Li no jornal que essa semana será chuvosa em Belém.

Com base nas afirmações acima, é possível afirmar que:

a) Todas fazem referência ao clima

b) I, II e III fazem referência ao clima e IV faz referência ao tempo.

c) II e III fazem referência ao clima e I e IV fazem referência ao tempo.

d) II faz referência ao clima e I, III e IV fazem referência ao tempo.

e) Todas fazem referência ao tempo.

ver resposta


Questão 2

É no nível do mar que o ar se encontra mais denso e concentrado e onde a pressão atmosférica é maior. Conforme aumenta a altitude, o ar se torna menos denso – mais rarefeito – e, consequentemente, a pressão que ele exerce diminui.

O ar se desloca das áreas de alta pressão, nas quais está muito concentrado, para as áreas de baixa pressão, nas quais sua concentração é menor. Quando esse deslocamento de ar – denominado vento – ocorre em grandes blocos, identificamos as massas de ar, que, por possuírem temperatura e umidade semelhantes, deslocam-se conjuntamente na mesma direção.

LUCCI, E. A., et. al. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. Editora Saraiva, 2005. p.516.

A respeito do tema abordado pelo texto e dos seus conhecimentos sobre os fenômenos atmosféricos mencionados, julgue os itens a seguir:

I. As zonas de elevada pressão atmosférica tendem a apresentar temperaturas mais baixas;

II. As massas de ar são o principal fator climático global, sendo responsáveis, por exemplo, pelo clima de montanha;

III. De acordo com o texto, conclui-se que a pressão atmosférica exerce influência tanto na temperatura quanto na movimentação dos ventos e massas de ar.

Assinale a alternativa que indica corretamente a validade das informações acima:

a) Somente a afirmativa I é verdadeira.

b) Somente a afirmativa III é verdadeira.

c) As afirmativas I e II são verdadeiras.

d) As afirmativas II e III são verdadeiras.

e) Todas as afirmativas são falsas.

ver resposta


Questão 3

 “Nos Alpes europeus, os centros de esqui funcionam no inverno, enquanto o verão é a estação do alpinismo. Nas zonas temperadas, o turismo de praia se restringe aos meses de verão”.

MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008.p.49.

As transformações nos hábitos e práticas humanas, em parte, devem-se ao clima, que é condicionado a partir de inúmeros fatores. Assinale a alternativa que indica o fator responsável pelas transformações climáticas indicadas no trecho acima:

a) as zonas térmicas da Terra.

b) as diferenças de latitude.

c) a altitude e as consequentes diferenças de pressão atmosférica.

d) o movimento de translação terrestre.

e) a maritimidade e a continentalidade. 

ver resposta


Questão 4

(UFRN)

No dia 19 de junho de 2010, a cidade do Rio de Janeiro amanheceu sob a influência de um forte nevoeiro, que dificultava a visibilidade, interferindo no ritmo das atividades urbanas. O ar quente permaneceu acima da camada de ar frio, que ficou retida nas proximidades da superfície, favorecendo a concentração de poluentes. O que foi vivenciado nesta cidade é um fenômeno climático que pode ocorrer em qualquer época do ano, sendo mais comum no inverno. Nessa época, as chuvas são mais raras, dificultando, ainda mais, a dispersão dos poluentes, o que causa um problema ambiental.

O fenômeno climático descrito no texto é conhecido como:

a) efeito estufa.

b) ilhas de calor.

c) inversão térmica.

d) chuva ácida.

ver resposta


Questão 5

(UFPA)

Os gráficos apresentados foram elaborados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e representam as diferentes situações climáticas em duas capitais brasileiras, Belém (PA) e Teresina (PI).

Média de temperatura e pluviosidade de Belém, entre 1961 e 1990
Média de temperatura e pluviosidade de Belém, entre 1961 e 1990

Média de temperatura e pluviosidade de Teresina, entre 1961 e 1990
Média de temperatura e pluviosidade de Teresina, entre 1961 e 1990

Considerando o conhecimento acerca desse assunto e interpretando as informações apresentadas, indique qual das alternativas corresponde à análise correta sobre os gráficos.

a) As cidades de Belém e Teresina encontram-se em mesma Longitude, portanto não apresentam diferenças significativas nos valores de temperatura durante o ano.

b) Mesmo localizadas na zona intertropical, as duas cidades analisadas apresentam comportamento diferenciado quanto ao regime das chuvas, uma vez que a estação climática do inverno de Teresina é mais seca que a de Belém.

c) A altitude é um fator determinante nos valores de precipitação; isso explica a redução da quantidade de chuvas entre os meses de junho a outubro nas duas cidades analisadas, localizadas na região costeira do país.

d) Constata-se no gráfico que a amplitude térmica anual para Belém e Teresina é grande em virtude da proximidade ao Equador.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Primeiramente, é preciso considerar que o tempo se refere a um estado momentâneo da atmosfera e que o clima está relacionado ao conjunto de variações do tempo durante um período relativamente longo. Com base nessas considerações, é possível dizer que as afirmativas I e IV fazem alusão ao tempo, pois referem-se a fenômenos meteorológicos momentâneos, que duram um dia ou uma semana, enquanto as afirmativas II e III estão relacionadas ao clima, pois tratam de eventos que duram um período de tempo maior ou que sucedem com uma relativa regularidade.

Portanto, a alternativa correta é a letra C.

voltar a questão


Resposta Questão 2

I. Falso – ao contrário do que diz a frase, as zonas de maior pressão atmosférica tendem a apresentar temperaturas mais elevadas.

II. Falso – o clima de montanha é principalmente causado pelo fator altitude e pouco influenciado pelas massas de ar.

III. Verdadeira – os ventos e o movimento das massas de ar ocorrem em função das diferenças de pressão atmosférica.

Portanto, a alternativa a ser assinalada é a letra B.

voltar a questão


Resposta Questão 3

No trecho apresentado pelo enunciado, observamos as variações nas práticas humanas ocasionadas pelas diferenças do clima existentes entre as estações do ano. O fator responsável pela ocorrência dessas estações é o movimento de translação realizado pela Terra.

Portanto, letra D.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Quando há na atmosfera a superposição de uma camada de ar frio estacionada próxima à superfície e uma camada de ar quente sobrepondo-a, temos o fenômeno da inversão térmica. Nas cidades, esse problema se agrava porque essa dinâmica impede a dispersão dos poluentes emitidos na atmosfera pelas práticas humanas.

Letra C.

voltar a questão


Resposta Questão 5

a) Falso – ao contrário do que é informado nos gráficos, as duas cidades apresentam sim diferença entre suas temperaturas durante o ano, sendo Teresina predominantemente mais quente do que Belém.

b) Verdadeiro – A estação do inverno é mais seca em Teresina do que em Belém, conforme podemos visualizar nos gráficos, quando há menos chuvas na capital do Piauí nos meses correspondentes a essa estação do ano.

c) Falso – Não há uma influência direta da altitude no que diz respeito às diferenças climáticas entre as duas cidades apresentadas.

d) Falso – De acordo com os gráficos, não há uma elevada amplitude térmica (diferença entre a menor e a maior temperatura) em Teresina e em Belém.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas