Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre o Canal de Suez

Exercícios sobre o Canal de Suez

Estes exercícios sobre o Canal de Suez testarão seus conhecimentos sobre esse importante empreendimento de engenharia para o comércio marítimo mundial.

Questão 1

O Canal de Suez é uma abertura artificial que está localizada na Península do Sinai e liga:

a) o Mar Vermelho ao Golfo Pérsico

b) o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho

c) o Mar Morto ao Mar do Cairo

d) o Mar Morto ao Mar Mediterrâneo

ver resposta


Questão 2

Três países foram marcantes na história do canal de Suez. Um forneceu mão de obra para a construção do canal; outro disponibilizou suas tecnologias e técnicas de construção; por fim, aquele que efetivamente se apropriou do Canal, exercendo o controle sobre ele. Esses países são:

a) Inglaterra / Egito / Portugal

b) Egito / França / Inglaterra

c) França / Inglaterra / Egito

d) Egito / Inglaterra / Estados Unidos

ver resposta


Questão 3

O canal de Suez é uma abertura artificial que está localizada na Península do Sinai, no Egito. Ele representou a intensificação das relações comerciais entre a Ásia e a Europa e tornou-se a mais importante rota comercial no transporte marítimo de cargas. Essa hegemonia tem sido colocada em discussão com os recentes investimentos e ampliações na capacidade de recepção de maiores embarcações pelo:

a) Canal de Gibraltar

b Canal do Panamá

c) Canal de Bósforo

d) Canal do Pacífico

ver resposta


Questão 4

O canal de Suez permite a comunicação entre o Mar Vermelho e o Mar Mediterrâneo e não utiliza nenhum mecanismo para elevação ou rebaixamento das embarcações (eclusas). Entre outros motivos para a dispensa da utilização desses mecanismos, pode-se destacar:

a) O Mar Vermelho e o Mar Mediterrâneo apresentam os mesmos indicadores de densidade da água.

b) As semelhanças na porosidade do solo em toda a extensão do canal permitem a infiltração da água de modo mais facilitado, retroalimentando o canal e dando-lhe movimento.

c) O Mar Vermelho e o Mar Mediterrâneo estão na mesma cotação altimétrica.

d) As embarcações “Suezmax”, em razão da alta tecnologia, não dependem de ações do próprio canal para locomover-se, ainda que houvesse desníveis.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra B

O Canal de Suez liga os mares Mediterrâneo e Vermelho.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra B

O Egito empregou mais de 1,5 milhão de trabalhadores durante os dez anos de construção do Canal de Suez (1859 a 1869). Morreram milhares de trabalhadores por exaustão, acidentes de trabalho e, sobretudo, doenças adquiridas durante a realização da obra. O principal responsável pela construção do Canal de Suez, o francês Ferdinand Lesseps, encontrou em sua terra natal (e em países da Europa) o maquinário necessário para a realização da atividade. A Inglaterra passou a controlar o canal de Suez quando esse empreendimento passou por dificuldades financeiras para sua conclusão e, assim, via empréstimos, a Inglaterra assumiu o controle do Canal.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra B

O canal de Suez possui a maior capacidade do mundo para receber as gigantescas embarcações de carga da atualidade. Contudo, em 2015, o Canal do Panamá inaugurou uma ampla reforma e ampliou a capacidade de trânsito de grandes embarcações, passando a rivalizar com o Canal de Suez.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra C

A cotação altimétrica do Mar Vermelho e do Mar Mediterrâneo é a mesma, o que dispensa a utilização de instrumentos e mecanismos de elevação ou rebaixamento das embarcações durante a travessia do Canal de Suez.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas