Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre camadas da atmosfera

Exercícios sobre camadas da atmosfera

Responda aos exercícios propostos a seguir e avalie seus conhecimentos sobre as camadas da atmosfera: troposfera, mesosfera, estratosfera, termosfera e exosfera.

Questão 1

(UNIFEI) A maior parte dos fenômenos meteorológicos, como chuvas, ventos e deslocamentos de massas de ar, ocorre na:

a) estratosfera.

b) troposfera.

c) mesosfera.

d) termosfera.

e) exosfera.

ver resposta


Questão 2

(MACK) Foi da junção de duas palavras gregas, atmós (vapor) e sphaîra (esfera), que surgiu o nome dado à estrutura de gás que envolve um satélite ou planeta: a atmosfera. Em tempos de aquecimento global, passou a ser mais estudada, mais valorizada no meio acadêmico, pois é nela que diversos fenômenos relacionados aos distúrbios climáticos atuais ocorrem. No nosso planeta, ela é formada por diversas camadas e, em sua porção mais densa, chega a até 800 quilômetros de altitude a partir do nível do mar. É tida como irrisória, se considerarmos o tamanho do globo terrestre, que mede aproximadamente 12,8 mil quilômetros de diâmetro.

A respeito das camadas que compõem a atmosfera terrestre, considere as afirmações I, II, III e IV.

I. A troposfera é a camada mais baixa da atmosfera, onde ocorrem os principais fenômenos meteorológicos, tais como tempestades, chuvas, precipitações de neve ou granizo e formação de geadas.

II. A camada de ozônio (O3) concentra-se na termosfera. Formada há cerca de 400 milhões de anos, protege a Terra dos raios ultravioletas, nocivos à vida, emitidos pelo Sol. Sabemos, porém, que, em decorrência da emissão crescente de CO2 pelas sociedades modernas, abriram-se buracos enormes nessa camada, permitindo a entrada de tais raios.

III. A mesosfera estende-se da estratosfera a até, aproximadamente, 80 quilômetros acima do nível do mar. É a faixa mais fria, porque nela não há nuvens nem gases capazes de absorver a energia do Sol. A temperatura varia de -5°C a -95°C.

IV. O efeito estufa é um fenômeno natural que mantém o planeta aquecido nos limites de temperatura necessários para a manutenção da vida. Nos últimos dois séculos, vem aumentando, na camada atmosférica que recobre a Terra, a concentração de dióxido de carbono, de metano, de óxido nitroso e de outros gases. Esse aumento anormal provoca a aceleração do aquecimento global.

Estão corretas:

a) I e II, apenas

b) I, II e III, apenas

c) II, III e IV, apenas

d) I, III e IV, apenas

e) I, II, III e IV

ver resposta


Questão 3

Assinale a alternativa correta que corresponde à camada atmosférica descrita no texto a seguir:

“Esta camada da atmosfera é caracterizada pelo baixo fluxo de ar. Por possuir pouco oxigênio, não é recomendada a presença do homem nela. No dia 14 de outubro de 2012, no entanto, Félix Baumgartner, um austríaco, saltou de uma altura de 39 km. Para que isso fosse possível, ele usou uma vestimenta especial.”

a) Mesosfera

b) Troposfera

c) Estratosfera

d) Termosfera

e) Exosfera

ver resposta


Questão 4

Em relação às camadas da atmosfera, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:

( ) Exosfera é a camada mais extensa da atmosfera. Nessa camada, orbitam os satélites artificiais.

( ) Troposfera é a primeira camada da Terra. Nela, ocorrem os fenômenos climáticos.

( ) Termosfera é a última camada da atmosfera. Nela, o ar é muito rarefeito.

( ) Estratosfera inicia-se a partir da troposfera. Nela, quase não há umidade.

Assinale a alternativa correta:

a) VFVF

b) FVVF

c) FVFV

d) VVFV

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA B

Os fenômenos climáticos como chuva, vento, neve e granizo acontecem na troposfera. É nessa camada que se concentram a maior parte dos gases e a umidade atmosférica.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA D

I - Verdadeira

II – Falsa: a camada de ozônio, responsável por filtrar os raios ultravioletas emitidos pelo Sol, concentra-se na estratosfera.

III – Verdadeira

IV - Verdadeira

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA C

O caso relatado aconteceu na estratosfera, a segunda camada mais próxima da Terra. Essa camada pode chegar até a 50 quilômetros de altura. É estável e apresenta pouco fluxo de ar, por isso não se recomenda a presença do homem nela.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA C

FALSA – Apesar de os satélites artificiais orbitarem nessa camada, ela não é a mais extensa. A camada atmosférica mais extensa é a termosfera.

VERDADEIRA – Troposfera é a primeira camada podendo atingir até 12 quilômetros de altura.

FALSA – Apesar de a termosfera ser a camada mais extensa da atmosfera, ela não é a última. A última camada da atmosfera é a exosfera.

VERDADEIRA – Estratosfera inicia-se a partir da troposfera. Nessa camada, a temperatura aumenta conforme o aumento da altitude.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas