Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre altitude, latitude e clima

Exercícios sobre altitude, latitude e clima

Com estes exercícios sobre altitude, latitude e clima, você pode verificar seus conhecimentos sobre a relação entre esses elementos.

Questão 1

A atmosfera é uma estrutura extremamente dinâmica e que apresenta variações em diferentes escalas temporais e espaciais. Essas variações são determinadas por diversos fatores. As proposições abaixo correspondem a esses fatores que influenciam as condições do tempo atmosférico, exceto:

a) altitude

b) sismos

c) latitude

d) massas de ar

e) maritimidade

ver resposta


Questão 2

A altitude é um fator extremamente importante para a constituição das condições climáticas e para a variação do tempo atmosférico. Esse fator é determinados pelo(a):

a) massa de ar

b) corrente marinha

c) pressão atmosférica

d) maritimidade

e) vegetação

ver resposta


Questão 3

A respeito da relação entre a latitude e o clima, avalie as afirmativas abaixo:

I) As regiões mais próximas do Equador recebem com maior intensidade os raios solares, por isso, as temperaturas são mais elevadas.

II) O clima polar, que apresenta temperaturas mais baixas, encontra-se nas maiores latitudes, nas regiões polares (90° norte e 90° sul).

III) a relação entre latitude e clima também é inversamente proporcional. Isso significa dizer que quanto maior a latitude, menor a temperatura e, quanto menor a latitude, maior a temperatura.

IV) As áreas mais próximas aos polos não recebem os raios do sol de forma perpendicular, e a incidência da radiação solar é bem menor se comparada com as regiões próximas ao paralelo principal.

V) Quanto mais próximo da linha do Equador (latitude 0°), menores serão as temperaturas apresentadas.

Estão corretas as alternativas:

a) I, II e V.

b) II, IV e V.

c) I, II, III e IV.

d) I, IV e V.

e) I, III, IV e V.

ver resposta


Questão 4

As regiões polares, em virtude da inclinação da Terra, recebem a radiação solar de forma irregular durante todo o ano. Entretanto, em uma data específica, o polo sul e o norte recebem a incidência dos raios solares. A que fenômeno estamos nos referindo?

a) aurora polar

b) continentalidade

c) solstícios

d) glaciação

e) equinócios

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra B

Os sismos, ou terremotos, são fenômenos geológicos caracterizados por uma forte e rápida vibração da superfície terrestre. Ao contrário da altitude, latitude, massas de ar e maritimidade, esses fenômenos geológicos não exercem influência sobre as condições atmosféricas.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra C

A relação entre altitude e clima deve-se ao funcionamento da pressão atmosférica. A força da gravidade faz com que a maior parte do ar concentre-se nas áreas mais baixas do relevo e exerça maior pressão nessas áreas, enquanto as zonas de menor altitude possuem um ar mais rarefeito e com menor pressão. Por causa disso, quanto menor a altitude, maior a temperatura e vice-versa, pois a maior pressão atmosférica faz com que as médias térmicas elevem-se.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra C

A afirmativa V está incorreta porque a relação entre a latitude e a temperatura é inversamente proporcional: quanto menor a latitude (mais próximo à linha do Equador), maiores as temperaturas.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra C

As áreas mais próximas aos polos, além de não receberem os raios do sol de forma perpendicular, são iluminadas apenas durante parte do ano, na ocasião dos solstícios.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas