Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre agrotóxicos

Exercícios sobre agrotóxicos

Estes exercícios testarão seus conhecimentos sobre os agrotóxicos, ou defensivos agrícolas, sua influência no setor agrícola e seus principais tipos.

Questão 1

(UCS) As atividades agropecuárias são realizadas pelos seres humanos há mais de 10 mil anos. Essas atividades desenvolveram-se por meio do cultivo agrícola, da utilização de ferramentas, da domesticação de animais, do aperfeiçoamento de técnicas e do uso de tecnologias.

Analise as afirmativas abaixo, sobre as atividades agropecuárias.

I. A agropecuária comercial moderna caracteriza-se pelo uso intensivo de recursos tecnológicos, como máquinas e insumos. É necessário que a produção seja acompanhada por mão de obra especializada.

II. Nos últimos anos, surgiu um novo recurso tecnológico, decorrente da pesquisa biotecnológica e voltado para a produção agrícola, que são os transgênicos. Seus defensores argumentam que, com seu cultivo e utilização, aumentará a produção de alimentos no mundo.

III. Com a utilização de agrotóxicos, pode-se eliminar os insetos nocivos, acabando com o ápice da cadeia alimentar. Por outro lado, é possível ocorrer contaminação do aquífero confinado e do solo, por meio dos macro-organismos, que podem desaparecer e tornar o solo fértil.

Das afirmativas acima,

a) apenas I está correta.

b) apenas II está correta.

c) apenas III está correta.

d) apenas I e II estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.

ver resposta


Questão 2

(Unifei) A chamada Revolução Verde promoveu grande aumento da produtividade, em diferentes regiões agrícolas do planeta, por meio do uso de fertilizantes químicos, agrotóxicos e sementes selecionadas. Apesar do desenvolvimento técnico e econômico, a Revolução Verde provocou consequências ecológicas e sociais. Assinale a alternativa incorreta.

a) A utilização de fertilizantes e de agrotóxicos tem por objetivo aumentar a produtividade e evitar quebra na safra.

b) Os fertilizantes e agrotóxicos são levados pela chuva para os córregos e rios, prejudicando o equilíbrio ecológico de seus ecossistemas.

c) Houve um enriquecimento tanto da flora quanto da fauna silvestre devido à grande utilização de fertilizantes e produtos químicos.

d) Devido à utilização de fertilizantes e agrotóxicos, os produtos cultivados são mais vigorosos e abundantes.

ver resposta


Questão 3

Sobre os agrotóxicos, assinale a alternativa incorreta:

a) Agrotóxicos, também conhecidos como defensivos agrícolas, são produtos químicos utilizados para melhorar a qualidade dos alimentos e são utilizados especialmente na agricultura orgânica.

b) Agrotóxicos ou agroquímicos são substâncias químicas usadas em lavouras para combater pragas, ervas daninhas e insetos que prejudicam a plantação e influenciam na produtividade.

c) O uso incorreto de agrotóxicos pode prejudicar o meio ambiente bem como afetar a saúde humana.

d) Os agrotóxicos são classificados segundo a toxicidade, podendo ser: extremamente tóxicos; altamente tóxicos; medianamente tóxicos; e pouco tóxicos, segundo a Anvisa.

ver resposta


Questão 4

Sobre os tipos de agrotóxicos, relacione-os à praga que combatem:

(1) Herbicidas

(2) Fungicidas

(3) Bactericidas

(4) Inseticidas

( ) combatem as bactérias.

( ) combatem os fungos.

( ) combatem plantas invasoras.

( ) combatem insetos.

Assinale a ordem correta:

a) 2,1,3,4

b) 3,1,2,4

c) 3,2,1,4

d) 3,4,1,2

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA D

III — Incorreta: A utilização de agrotóxicos pode reduzir a biodiversidade do local em que foram utilizados, afastando espécies de insetos comuns à região; pode também contaminar águas subterrâneas por meio da sua má utilização, em que o produto, ao atingir o solo, também contamina os recursos hídricos concentrando neles substâncias químicas, físicas ou biológicas prejudiciais ao meio ambiente.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA C

A utilização de fertilizantes e produtos químicos em larga escala, ao contrário do que é afirmado, não promove enriquecimento da fauna e da flora, pelo contrário, contribui para diminuição da biodiversidade devido à sua composição, afastando espécies da fauna e, por vezes, mediante o uso excessivo, acaba por contaminar também a flora.

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA A

Os agrotóxicos são produtos químicos, físicos e biológicos utilizados no combate a pragas, insetos, ervas daninhas, fungos e bactérias, dentro outros, que podem prejudicar a produtividade da lavoura. A agricultura orgânica não prevê utilização de materiais sintéticos, portanto, o uso de agrotóxicos não é especialmente ligado à produção orgânica.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA C

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas