Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre ação antrópica

Exercícios sobre ação antrópica

Responda aos exercícios propostos a seguir e avalie seus conhecimentos sobre ação antrópica, que corresponde a uma ação realizada pelo homem.

Questão 1

(UFPE- Adaptada) “Os gases do efeito estufa são essenciais à manutenção da vida na Terra, uma vez que controlam o nível de radiação solar que incide sobre ela. Entretanto, o aumento de suas concentrações, causado principalmente por ações antrópicas, tem transformado esses gases em vilões para a atmosfera.” (VALVERDE, Sebastião Renato et al.Ação Ambiental).

Sobre esse assunto, são feitas as considerações:

I. Os principais gases de efeito estufa são o vapor d’água, o dióxido de carbono, o metano, os óxidos nitrosos e os halocarbonos.

II. O aumento de temperatura, em face dos gases do efeito estufa, poderá alterar o regime de chuvas e provocar catástrofes relacionadas às grandes inundações em áreas litorâneas baixas.

III. O Protocolo de Kyoto representa um marco importante das mudanças climáticas, pois propõe a redução da queima de combustíveis fósseis, sem implicar a redução dos desmatamentos.

IV. O Mercado de Créditos de Carbono significa que as empresas que não conseguem reduzir as emissões de carbono ao limite exigido teriam a opção de patrocinar projetos ambientais em países em desenvolvimento, recebendo, em troca, “créditos de carbono”.

V. Os projetos com maiores chances de reivindicar os “créditos de carbono” são aqueles que substituem, na matriz energética, a energia advinda da biomassa por aquela produzida pela hulha, pelo gás natural e pela turfa.

São corretas:

a) I, II, III

b) I, II, IV e V

c) I, II, IV

d) I. III, V

ver resposta


Questão 2

(UNIOESTE) Nos últimos anos, um dos temas ambientais de maior destaque está no debate sobre o aquecimento do planeta Terra e nas mudanças climáticas globais. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:

a) Além dos fatores internos ao planeta, com destaque para as consequências das ações humanas, fatores externos, como as explosões solares, influenciam no aumento da temperatura da Terra.

b) Existem pesquisadores que discordam da teoria de que estamos vivendo uma mudança climática em virtude da ação antrópica, pois consideram que houve outros períodos de aquecimento e de resfriamento do planeta antes da existência e da interferência do homem na Terra.

c) Além das florestas, os oceanos são fundamentais na regulação do clima no planeta, pois as plantas aquáticas são responsáveis pela absorção de CO2 da atmosfera. No entanto, a degradação ambiental de origem antrópica nos oceanos vem sendo intensa, reduzindo a vida marinha.

d) Os relatórios do IPCC, composto por um grupo de pesquisadores que vem analisando o impacto das ações antrópicas sobre o clima, constituem-se na principal fonte de informações sobre o aquecimento global. O IPCC trabalha com projeções de cenários futuros, e tais projeções vêm sendo consideradas exatas e acertadas por toda a comunidade científica.

e) O aumento da temperatura média do planeta está intimamente ligado às atividades humanas responsáveis pelo aumento dos gases do efeito estufa, como o dióxido de carbono e o metano. Essa emissão de gases pelo homem, decorrente de atividades agropecuárias, industriais e da queima de combustíveis fósseis, é considerada pelos cientistas do IPCC a principal causa do aquecimento global.

ver resposta


Questão 3

Assinale a alternativa que não representa uma ação antrópica positiva:

a) Coleta seletiva

b) Uso de fontes não renováveis de energia

c) Reflorestamento de áreas desmatadas

d) Não poluição dos recursos hídricos

e) Incentivo de políticas ambientais

ver resposta


Questão 4

Relacione os problemas ambientais à ação antrópica que o provoca. Em seguida, assinale a alternativa com a ordem correta:

( 1 ) Destruição da camada de ozônio

( 2 ) Chuva ácida

( 3 ) Desmatamento

( ) Problema ambiental causado pela emissão de gases presentes em sprays aerossóis, como o clorofluorcarboneto (CFC).

( ) Problema ambiental agravado pelo aumento populacional e pela intensificação das atividades agropecuárias.

( ) Problema ambiental intensificado pelo aumento do uso de combustíveis fósseis e, principalmente, e por sua queima, que emite à atmosfera diversos gases poluentes, como o dióxido de enxofre e o ácido clorídrico.

a) 1,2,3

b) 2,1,3

c) 1,3,2

d) 2,3,1

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA C

III - Incorreta: combater o desmatamento é uma das prioridades e um dos maiores desafios do Protocolo de Kyoto.

V - Incorreto: os projetos com chances de reivindicar os créditos de carbono são os que substituem, na matriz energética, fontes não renováveis por fontes renováveis e menos poluentes.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA D

O IPCC é uma organização científico política criada no âmbito das Nações Unidas. Seu objetivo é reunir dados e divulgar conhecimento a respeito das mudanças climáticas. Contudo, os relatórios do IPCC, como qualquer outra pesquisa científica, trazem alguns equívocos. Os relatórios buscam cada vez mais o aperfeiçoamento e o emprego de métodos mais específicos para a análise dos dados brutos.

 

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA B

O uso de fontes não renováveis de energia colabora para aumentar a concentração de gases poluentes na atmosfera e provoca esgotamento de recursos naturais.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA C

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas