Você está aqui Exercícios Exercícios de Geografia do Brasil Exercícios sobre o Cerrado

Exercícios sobre o Cerrado

Estes exercícios sobre o Cerrado abordam as características dessa vegetação enquanto bioma e domínio morfoclimático.

Questão 1

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, atrás apenas da Amazônia, e possui uma área original de aproximadamente dois milhões de quilômetros quadrados. Sobre esse domínio florestal, podemos afirmar que:

a) habita regiões de clima úmido durante todo o ano.

b) possui baixa diversidade ambiental.

c) contém vegetações com árvores de galhos tortuosos e raízes profundas.

d) encontra-se apenas em regiões de solos básicos e férteis.

e) apresenta a maior parte de sua área original conservada.

ver resposta


Questão 2

ONG alerta para necessidade de conservação do cerrado

[…] Coordenador do Programa Cerrado-Pantanal, do WWF Brasil, Júlio César Sampaio da Silva, avalia o desmatamento como uma das grandes preocupações ambientais. “Nos últimos 50 anos, o Cerrado perdeu praticamente metade de sua área natural. Claro que essa perda deu lugar a plantações, gerou produção na região central do Brasil, criou cidades e estradas. Entretanto, mantido esse ritmo, em 50 anos não teremos mais Cerrado para conservar”, disse Sampaio […].

A Tribuna (Mato Grosso), 14/09/2014. Disponível em: <http://www.atribunamt.com.br>.

Entre as várias importâncias ambientais do bioma Cerrado, podemos citar:

a) A geração de umidade pela floresta em razão de sua intensiva evapotranspiração durante todo o ano.

b) Abriga nascentes de grandes rios brasileiros, como o Araguaia e o Paraná, de forma que sua destruição poderia causar prejuízos hídricos.

c) A grande produção de oxigênio, o que é de fundamental importância para a sobrevivência da humanidade.

d) A função da vegetação para o enriquecimento do solo, propiciando a prática da agricultura no Centro-Oeste brasileiro.

e) O elevado potencial desse bioma em resistir ao fogo, por isso, queimadas não são frequentes na região.

ver resposta


Questão 3

O domínio morfoclimático do Cerrado, conforme classificação elaborada por Aziz Ab'saber, é definido por “chapadões tropicais interiores com cerrados e florestas galerias”. O seu tipo predominante de solo é o:

a) Latossolo, com baixo nível de nutrientes.

b) Pergelissolo, com baixa profundidade.

c) Terra rocha, com intensa fertilidade.

d) Arenoso, suscetível à arenização.

e) Calcário, bastante sedimentado.

ver resposta


Questão 4

(Enem 2006)

A ocupação predatória associada à expansão da fronteira agropecuária e acelerada pelo plantio da soja tem deflagrado, com a perda da cobertura vegetal, a diminuição da biodiversidade, a erosão do solo, a escassez e a contaminação dos recursos hídricos no bioma cerrado. Segundo ambientalistas, o cerrado brasileiro corre o risco de se transformar em um deserto.

A respeito desse assunto, analise as afirmações abaixo.

I - Considerando-se que, em 2006, restem apenas 25% da cobertura vegetal original do cerrado e que, desse percentual, 3% sejam derrubados a cada ano, estima-se que, em 2030, o cerrado brasileiro se transformará em deserto.

II - Sabe-se que a eventual extinção do bioma cerrado, dada a pobreza que o caracteriza, não causará impacto sistêmico no conjunto dos biomas brasileiros.

III - A substituição de agrotóxicos por bioinseticidas reduz a contaminação dos recursos hídricos no bioma cerrado.

É correto o que se afirma

a) apenas em I.

b) apenas em III.

c) apenas em I e II.

d) apenas em II e III.

e) em I, II e III.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

O Cerrado brasileiro habita, em maior parte, regiões de clima seco, apresentando, em determinadas épocas, umidade relativa do ar inferior a 15%. Mesmo assim, esse bioma possui uma elevada diversidade ambiental. A maior parte de suas áreas naturais foi devastada, sobretudo após a descoberta de técnicas que permitiram a agricultura em seus solos ácidos e não muito férteis. Em uma estratégia para reter água, as árvores apresentam galhos tortuosos e raízes profundas.

Alternativa correta: letra C

voltar a questão


Resposta Questão 2

Uma das principais importâncias ambientais do Cerrado é o fato de esse bioma abrigar nascentes que deságuam em rios como o São Francisco, o Paraná e o Araguaia. A retirada da vegetação significaria o fim dessas fontes de água na região.

Alternativa correta: letra B

voltar a questão


Resposta Questão 3

Os solos predominantes no domínio morfoclimático do Cerrado são os latossolos, bastante ácidos, profundos e com poucos nutrientes orgânicos naturais.

Alternativa correta: letra A

voltar a questão


Resposta Questão 4

I – Falso – A remoção gradativa de um bioma não necessariamente remonta à existência de um deserto, havendo a possibilidade de tal ocorrência em apenas algumas áreas.

II – Falso – A extinção do Cerrado agravaria a oferta de recursos hídricos e também os problemas da biodiversidade, afetando outros biomas do Brasil e do mundo.

III – Verdadeiro – Nas bacias hidrográficas do Cerrado – e de qualquer outro local –, a não utilização de agrotóxicos convencionais auxilia na não poluição das águas.

Alternativa correta: letra B

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas