Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre Cerrado

Esta lista de exercícios permitirá avaliar os seus conhecimentos sobre as principais características geográficas da vegetação de Cerrado presente no território brasileiro.

Questão 1

A vegetação de Cerrado ocupa uma grande extensão territorial do Brasil. Qual dos estados abaixo NÃO possui vegetação de Cerrado?

a) Mato Grosso do Sul.

b) Minas Geras.

c) Goiás.

d) Mato Grosso.

e) Rio Grande do Sul.

Questão 2

Qual o tipo climático que ocorre no bioma Cerrado?

a) Equatorial.

b) Desértico.

c) Tropical.

d) Semiárido.

e) Subtropical.

Questão 3

O solo do Cerrado é bastante ácido. Desse modo, a prática de atividades agrícolas em larga escala nesse bioma é possível em razão de

a) canalização dos rios.

b) compactação do subsolo.

c) impermeabilização do solo.

d) proibição dos agrotóxicos.

e) realização da calagem.

Questão 4

As veredas são uma fitofisionomia vegetacional encontrada no Cerrado marcada pela

a) presença de nascentes.

b) ocorrência de desertos.

c) existência de gramíneas.

d) espécies do tipo xerófila.

e) vegetação de altitude.

Questão 5

A vegetação de Cerrado que ocorre em zonas rochosas, formadas por cadeias serranas, de altitude mais elevada, é corretamente chamada de

a) Matas de Galerias.

b) Campo Sujo.

c) Cerradão.

d) Cerrado Rupestre.

e) Mata Seca.

Questão 6

Como é chamada a vegetação de grande porte do Cerrado que é encontrada ao longo dos principais cursos de água desse bioma?

a) Mata de Igapó.

b) Mata Seca.

c) Mata de Galeria.

d) Campo Limpo.

e) Campo Sujo.

Questão 7

Indique a alternativa que apresenta um impacto ambiental registrado no Cerrado ocasionado pela acentuação das atividades agropecuárias nessa região:

a) Remoção da vegetação nativa.

b) Formação de chuvas ácidas.

c) Contaminação por lixo nuclear.

d) Dessalinização das águas.

e) Acentuação de ilhas de calor.

Questão 8

Assinale a alternativa que apresenta um elemento importante da vegetação de Cerrado:

a) Presença de rios formadores de grandes bacias hidrográficas.

b) Registro de elevada produção industrial de bens manufaturados.

c) Existência de depósitos minerais diversos, como de gás natural.

d) Ocorrência de bacias sedimentares com dimensões significativas.

e) Formação de grandes regiões metropolitanas muito populosas.

Questão 9

(UEG 2017) O Cerrado brasileiro é um hotspot global de biodiversidade em função do número elevado de espécies endêmicas (mais de 4,6 mil espécies que não ocorrem em outro lugar) e da alta taxa de degradação. Um estudo recentemente publicado na revista internacional Nature Ecology & Evolution aponta que o bioma Cerrado perdeu 46% da vegetação nativa e somente 20% permanecem protegidos. Segundo os autores, se não houver um controle do desmatamento, nos próximos 30 anos haverá perda de até 34% das espécies nativas do bioma. O desmatamento nessa região é “causado pela combinação do agronegócio, obras de infraestrutura, pouca proteção legal e iniciativas de conservação limitadas”.

Disponível em:<https://www.bbc.com/portuguese/brasil-39358966> Acesso em: 29 mar. 2017.

Sobre o Cerrado, tem-se o seguinte:

a) A escassez de recursos hídricos e a baixa capacidade de reter água, típicos do bioma, fazem com que sua vegetação apresente grande sensibilidade ao fogo.

b) Esse bioma ocupa cerca de 22% da extensão territorial do país, concentrando-se na região centro-sul, cobrindo os estados de Goiás, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina.

c) Em condições naturais, o solo do Cerrado é ácido, com baixo teor de cálcio, alumínio e magnésio e grande quantidade de matéria orgânica, o que contribui para a absorção de nutrientes pelas raízes.

d) Entre as espécies nativas, muitas são endêmicas, com destaque para o ipê-amarelo, a ararinha-azul, o tamanduá-bandeira e o mico-leão-dourado, que estão na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção.

e) É conhecido como uma floresta de cabeça para baixo por apresentar vegetação com raízes muito profundas, que alcançam o lençol freático. Além disso, algumas plantas perdem as folhas durante a estação seca.

Questão 10

(UFRR 2017) [...] O Estado participa generosamente do financiamento necessário à criação de novos sistemas de engenharia e de novos sistemas de movimento. É uma produção de alimentos que se dá a grandes distâncias, hoje franqueáveis, sob a demanda das firmas globais com sede nas áreas mais ricas do Brasil, mesmo que os mecanismos de comando sejam pouco visíveis. Foi o caso, por exemplo, da expansão da soja para os cerrados.

Fonte: Adaptado de SANTOS, M. & SILVEIRA; M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 16ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2012, p.120.

Com os elementos mencionados no texto, pode-se destacar que a expansão da soja para os Cerrados

a) tratou-se de mais um caso nacional de desenvolvimento econômico em manchas descontínuas.

b) foi responsável pela inserção do país no conjunto das três maiores economias mundiais.

c) caracterizou-se por harmonizar o agronegócio com políticas plenas de proteção ambiental.

d) conciliou o desenvolvimento econômico com a garantia dos direitos das populações indígenas.

e) inseriu as capitais do Centro-Oeste como as cidades mais dinâmicas e industrializadas do país.

Questão 11

(Urca 2012) Conforme proposta do geógrafo Aziz Ab’Saber, existem, no Brasil, seis domínios morfoclimáticos. Assinale a alternativa correta sobre o domínio morfoclimático do Cerrado:

a) Caracterizado pela baixa diversidade biológica, experimenta grandes impactos ambientais, constituídos pela extinção da diversidade genética, desperdício dos recursos florestais, modificações microclimáticas e aumento do efeito estufa provocado pelas queimadas.

b) Cobertura primária reduzida a 4% ocorre atualmente, sobretudo nas serras costeiras e nas altas altitudes. Essa devastação é resultante de quase cinco séculos de colonização, expansão da agricultura de subsistência e da industrialização.

c) Possui como principais características geoecológicas a presença de extensas “chapadas e chapadões”, modelados em rochas sedimentares; clima tropical típico ou semiúmido; solos em geral pobres e ácidos, revestidos por uma vegetação semelhante às savanas, de porte variável, de campo a floresta arbórea.

d) Devastação da vegetação da mata ocorreu a partir da década de 1990, com a utilização da área para pastoreio e posteriormente a construção de Brasília.

e) Considerado uma área de transição, onde as atividades implantadas intensivamente nas planícies são consideradas fontes de impactos positivos, como, por exemplo, o desmatamento, a intensificação da salinização, a aceleração dos processos erosivos e a contaminação das águas fluviais.

Questão 12

(Uespi 2011) A afirmação abaixo poderia ser concluída pelo segmento presente na alternativa:

“Embora os fatores climáticos e topográficos tenham evidentemente auxiliado a difusão da cultura da soja no Cerrado brasileiro, as ações políticas estatais e privadas...”

a) facilitaram essa marcha em todas as direções da região Centro-Oeste e, mais recentemente, para o Norte e o Nordeste do país.

b) dificultaram a difusão do cultivo da soja, em face da diminuição maciça de investimentos no agronegócio.

c) propiciaram a substituição do cultivo desse produto pela introdução da mamona para a produção e a exportação do biodiesel.

d) facilitaram a expansão da fronteira agrícola nacional, com a substituição do plantio desse produto pelo cultivo da cana-de-açúcar.

e) dificultaram consideravelmente a instalação de grandes empresas do agronegócio que lidam com esse produto no Centro-Oeste do país.

Respostas

Resposta Questão 1

Letra E

A vegetação de Cerrado ocupa a maior parte da porção central do Brasil. Portanto, compreende grandes áreas do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. Por sua vez, no estado do Rio Grande do Sul, a vegetação predominante é de campos, também conhecida como pradarias.

 

Resposta Questão 2

Letra C

O clima típico do Cerrado é o tropical. Nesse bioma, ele é caracterizado pela ocorrência de duas estações do ano bem definidas, uma com verão chuvoso e outra com inverno seco.

 

Resposta Questão 3

Letra E

A realização da calagem é uma correção química indicada para solos ácidos, como os encontrados no Cerrado, que permitem o desenvolvimento da agricultura nessas zonas.

 

Resposta Questão 4

Letra A

As veredas são zonas geográficas do Cerrado marcadas pela ocorrência de nascentes, visto que são zonas com grande presença de umidade, além de vegetação de maior porte.

 

Resposta Questão 5

Letra D

O Cerrado Rupestre, também chamado de Campos Rupestres, é comumente encontrado em zonas de elevada altitude, como as regiões serranas de Minas Gerais e Goiás, onde predomina uma vegetação de Cerrado mais espaçada.

Resposta Questão 6

Letra C

A Mata de Galeria é uma formação de Cerrado que acompanha as margens dos grandes rios desse bioma. Ela é formada, predominantemente, por árvores de grande porte, que formam “galerias” ao longo dos rios.

Resposta Questão 7

Letra A

A remoção da vegetação nativa, por meio de desmatamentos e queimadas, é um impacto ambiental recorrente no Cerrado, em razão da expansão das atividades agropecuárias nesse bioma.

Resposta Questão 8

Letra A

O Cerrado é um bioma que possui diversas nascentes de rios importantes. Desse modo, é uma região geográfica caracterizada pela existência de grandes bacias hidrográficas, que abrangem parte importante do território brasileiro.

Resposta Questão 9

Letra E

A vegetação de Cerrado é caracterizada por espécies com raízes profundas que buscam, por meio dessas estruturas, água no subsolo para sobreviver aos meses mais secos do ano. No mesmo sentido, as espécies de Cerrado possuem outros mecanismos para resistir à estação mais seca, como a queda das folhas.

Resposta Questão 10

Letra A

A expansão de atividades agropecuárias no Cerrado, como a soja, ocorre de forma descontínua, por meio da formação de manchas produtoras, conforme a infraestrutura disponível localmente. Esse cenário resultou em elevados impactos ambientais nesse bioma, como a remoção da vegetação nativa e a contaminação do solo.

Resposta Questão 11

Letra C

O Cerrado é caracterizado pelo clima tropical, pelos solos ácidos, pela vegetação de portes distintos, além de um relevo bastante erodido e antigo, composto por formas diversas de chapadas e planaltos.

 

Resposta Questão 12

Letra A

A expansão do cultivo da soja no Cerrado reuniu, além de fatores naturais, políticas públicas de incentivo a ocupação, em especial na região Centro-Oeste, mas também no Norte e Nordeste brasileiro.


Leia o artigo