Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Física
  3. Exercícios sobre força magnética em um condutor retilíneo

Exercícios sobre força magnética em um condutor retilíneo

Estes exercícios testarão seus conhecimentos sobre a força magnética em um condutor retilíneo, por onde flui corrente elétrica e há a influência de um campo magnético.

Questão 1

(FPS-PE) Um fio condutor retilíneo tem comprimento L = 16 metros e transporta uma corrente elétrica contínua, igual a I = 0,5 A, em um local onde existe um campo magnético perpendicular e uniforme, cujo módulo vale B = 0,25 Tesla, conforme indica a figura abaixo. O módulo da força magnética exercida pelo campo magnético sobre o fio será:

a) 0,2 N.

b) 20 N.

c) 200 N.

d) 10 N.

e) 2 N.

ver resposta


Questão 2

(Unimontes) Uma barra fina de cobre, de comprimento L = 0,5 m e massa m = 100 g, está inicialmente suspensa por dois fios de massa desprezível. A barra está imersa em campo magnético uniforme e de intensidade B = 10 T, cuja orientação é perpendicular e entrando no plano da folha. A gravidade no local possui módulo g = 10 m/s2. Para anular a tensão nos fios que suportam a barra de cobre, é necessário que uma corrente I seja aplicada no sentido indicado na figura abaixo. O valor da corrente I, em ampères, deve ser

a) 0,2.

b) 0,4.

c) 0,3.

d) 0,5.

ver resposta


Questão 3

Se a força magnética que atua sobre um fio retilíneo, de 1 m e mergulhado perpendicularmente em um campo magnético de 10 T, é de 2 N, o valor da corrente elétrica que flui pelo fio em ampére (A) é?

a) 0,1

b) 0,2

c) 0,3

d) 0,4

e) 0,5

ver resposta


Questão 4

Um fio de comprimento 1,5 m, que conduz corrente elétrica de 0,2 A, está mergulhado em uma região de campo magnético. Determine o valor da força magnética sobre o fio sabendo que o valor do campo magnético é de 10 T e que a direção do fio forma um ângulo de 30° com a direção do campo.

a) 0,5

b) 2,5

c) 3,0

d) 1,5

e) 1,25

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra E

Aplicando a equação da força magnética sobre o fio retilíneo, teremos:

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra A

A tensão sobre os fios que sustentam a barra é anulada pela força magnética que surge sobre o fio, de mesmo valor e contrária à força peso. Sendo assim, pode-se igualar a força peso da barra com a força magnética.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra B

Aplicando a equação da força magnética sobre um condutor retilíneo, teremos:

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra D

Aplicando a equação da força magnética sobre um condutor retilíneo, teremos:

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas