Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Física
  3. Exercícios sobre equilíbrio térmico

Exercícios sobre equilíbrio térmico

Resolva esta lista de exercícios sobre equilíbrio térmico e trocas de calor. Ela te ajudará a testar sua compreensão sobre esses conceitos.

Questão 1

Em uma xícara contendo 150 ml de chá a 70 ºC, adiciona-se 50 ml de água a 10 ºC. Considerando que a xícara tenha capacidade térmica desprezível e que não ocorrem trocas de calor entre o líquido e o ar, determine a temperatura de equilíbrio do sistema.

Dados:

calor específico da água e do chá: c = 1,0 cal/gºC

densidade da água e do chá: d = 1g/ml

a) 45 ºC

b) 55 ºC

c) 75 ºC

d) 60 ºC

e) 25 ºC

ver resposta


Questão 2

Em relação ao fenômeno do equilíbrio térmico, assinale a alternativa incorreta:

a) O calor flui dos corpos mais quentes em direção aos corpos de menor temperatura.

b) O equilíbrio térmico é atingido quando dois ou mais corpos encontram-se a mesma temperatura.

c) O calor flui espontaneamente entre corpos com diferentes temperaturas.

d) O equilíbrio térmico é atingido quando dois ou mais corpos recebem a mesma quantidade de calor.

e) Chamamos de equilíbrio térmico a situação em que um corpo não realiza mais trocas de calor, uma vez que sua temperatura é exatamente igual à de suas vizinhanças.

ver resposta


Questão 3

Um cubo de gelo de 10 g a 0 ºC é colocado em um copo com 200 g de água a 25 ºC. Determine a temperatura de água imediatamente após o derretimento do cubo de gelo.

Dados:

calor específico da água: c = 1,0 cal/gºC

calor latente de fusão do gelo: L = 80 cal/g

a) 22 ºC

b) 24 ºC

c) 21 ºC

d) 19 ºC

e) 15 ºC

ver resposta


Questão 4

Qual é a massa de gelo necessária para resfriar uma porção de meio litro de água (500 g) a 50 ºC até a temperatura de 20 ºC?

Dados:

calor específico da água: c = 1,0 cal/gºC

calor específico do gelo: c = 0,5 cal/gºC

calor latente de fusão do gelo: L = 80 cal/g

a) 175,0 g

b) 325,0 g

c) 400,0 g

d) 216,5 g

e) 166,6 g

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra B

Resolução:

Para resolvermos esse exercício, é necessário entendermos que toda a quantidade de calor que é transferida pelo chá quente é absorvida pela água gelada. Também precisamos lembrar-nos da fórmula de calor sensível (Q = mcΔT), confira o cálculo a ser realizado:

Após somarmos as duas quantidades de calor cedido e recebido, igualando-as a zero, atribuímos os valores de massa, calor específico e temperatura inicial tanto para a porção de água quanto para o chá. As massas de água e de chá foram determinadas com base na informação fornecida pelo enunciado, que afirma que a densidade de água é de 1 g por ml. Após fazermos o cálculo corretamente, encontramos uma temperatura de equilíbrio de 55 ºC, desse modo, a alternativa correta é a letra B.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra D

Resolução:

A alternativa que contém uma afirmação incorreta é a de letra D. De acordo com ela, o equilíbrio térmico é atingido quando dois ou mais corpos recebem a mesma quantidade de calor, no entanto, essa não é a definição de equilíbrio térmico. Dois corpos de diferentes massas, por exemplo, devem receber diferentes quantidades de calor, a fim de terem sua temperatura variada na mesma magnitude.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra C

Resolução:

Para resolver o exercício, é necessário compreender que a água transfere calor para o gelo, que o absorve, derretendo consequentemente. Desse modo, o calor cedido pela água, que é calor sensível, é absorvido pelo gelo em forma de calor latente. Vamos aos cálculos:

Usando os dados do exercício e as fórmulas de calor sensível e latente, foi possível determinar que a temperatura de equilíbrio do sistema água e gelo foi de 21 ºC ao fim do processo de derretimento (fusão) do gelo.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra E

Resolução

Para resolvermos esse exercício, somamos a quantidade de calor latente absorvida pelo gelo (Q = mL) com a quantidade de calor sensível que o gelo derretido precisou receber para atingir a temperatura de 20 ºC (Q = mcΔT), indicando que essa quantidade é igual à de calor que foi cedido pela porção de 500 g de água, inicialmente a 50 ºC. Substituindo os dados do exercício e fazendo o cálculo seguinte, encontramos que a massa de gelo necessária para resfriar a água até 20 ºC é de 166,66 g. Confira:

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • Classificação de orações

    Aproveite a oportunidade para classificar as orações subordinadas adverbiais. Acesse!
  • Concordância Verbal

    Dúvidas em como fazer a concondância verbal em orações com sujeito simples? Treine agora!
  • Catacrese

    Coloque em dia os seus estudos sobre essa figura de linguagem bastante utilizada.