Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Física
  3. Exercícios sobre circuito elétrico

Exercícios sobre circuito elétrico

Esta lista de exercícios testará seus conhecimentos sobre circuitos elétricos e os seus principais componentes, tais como geradores, receptores, resistores etc.

Questão 1

Assinale o dispositivo elétrico capaz de transformar parte da energia elétrica a ele fornecida em outras formas de energia que não sejam exclusivamente a energia térmica.

a) Resistor

b) Voltímetro

c) Amperímetro

d) Gerador

e) Receptor

ver resposta


Questão 2

Chuveiros elétricos, lâmpadas incandescentes, fios condutores e ferros elétricos possuem algo em comum: todos podem ser classificados no mesmo grupo de dispositivos elétricos. Esses dispositivos podem ser considerados como:

a) Receptores

b) Resistores

c) Fusíveis

d) Disjuntores

e) Geradores

ver resposta


Questão 3

Alguns dispositivos de segurança utilizados em circuitos elétricos possuem o intuito de interromper a passagem de grandes correntes elétricas que poderiam ser prejudiciais para o seu funcionamento. São dispositivos de segurança:

a) Pilhas

b) Resistor e varistor

c) Fusível e disjuntor

d) Interruptor

e) Amperímetro e voltímetro

ver resposta


Questão 4

Assinale a alternativa incorreta acerca dos dispositivos usados em circuitos elétricos:

a) Os geradores são usados para fornecer a diferença de potencial necessária para o funcionamento dos circuitos elétricos.

b) Os motores elétricos são bons exemplos de receptores: transformam parte da energia elétrica em energia cinética e sofrem pequenas perdas de energia pelo efeito Joule.

c) Pilhas são geradores que transformam energia química em energia elétrica.

d) Os fusíveis e disjuntores são usados para abaixar a corrente máxima formada nos circuitos.

e) Os interruptores são usados para ativação e desativação de circuitos elétricos por meio da interrupção da corrente elétrica.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra E

Vamos fazer uma análise de cada uma das alternativas:

a) Falsa – Os resistores são componentes do circuito que possuem a capacidade de transformar a energia elétrica exclusivamente em calor por meio do Efeito Joule. São dispositivos usados principalmente para o aquecimento: chuveiro elétrico, sanduicheira, chapinha etc.

b) Falsa – Os voltímetros são instrumentos de medida que, quando ligados em paralelo a algum trecho do circuito, indicam a diferença de potencial em Volts.

c) Falsa – Analogamente ao voltímetro, o amperímetro é um dispositivo de medida usado para aferir a corrente elétrica formada no circuito.

d) Falsa – O gerador do circuito é um dispositivo capaz de transformar diversas formas de energia em energia elétrica, produzindo assim a diferença de potencial necessária para o funcionamento do circuito.

e) Verdadeira – Os receptores são dispositivos que se valem da energia fornecida pelo gerador em um circuito para transformá-la em outras formas de energia, tais como energia cinética, energia luminosa, sonora etc. Os eletrodomésticos em geral (com exceção dos aquecedores) são bons exemplos de receptores.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra B

Todos os dispositivos que foram listados no enunciado do exercício possuem como principal função a conversão integral de energia elétrica em calor por meio do Efeito Joule. Dessa forma, podemos considerá-los como resistores.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra C

Entre os dispositivos listados, apenas dois possuem o papel de assegurar que a corrente elétrica formada no circuito não ultrapasse um valor crítico: os fusíveis e os disjuntores. Os fusíveis são produzidos a partir de um fio metálico com baixo ponto de fusão. Com o aumento da corrente elétrica, esse pequeno fio derrete, e a corrente elétrica é interrompida. Os disjuntores mais comuns, por sua vez, são compostos por lâminas bimetálicas, cuja deformação pelo aquecimento excessivo interrompe a passagem de corrente elétrica.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra D

Vamos analisar as alternativas:

a) Verdadeira – Os geradores, tais como as tomadas, pilhas ou baterias, fornecem a f.e.m. (força eletromotriz) necessária para o funcionamento do circuito.

b) Verdadeira – Apesar de transformarem parte da energia elétrica que utilizam em sua operação em calor, a maior parte da energia utilizada pelos motores elétricos é convertida em energia cinética e, dessa forma, podemos considerá-los como receptores elétricos.

c) Verdadeira – As pilhas são geradores, pois convertem parte da energia química presente nos compostos em seu interior em energia elétrica.

d) Falsa – fusíveis e disjuntores são dispositivos condutores de baixa resistência elétrica, ou seja, sua utilização no circuito não afeta a condução de corrente elétrica. Eles apenas atuam como medidas de segurança.

e) Verdadeira – Como o seu próprio nome diz, os interruptores interrompem a passagem de corrente elétrica por meio da desconexão dos fios condutores dos circuitos.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas