Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Biologia
  3. Exercícios sobre o sistema nervoso central

Exercícios sobre o sistema nervoso central

Estes exercícios sobre o sistema nervoso central testarão seus conhecimentos sobre as características desse sistema fundamental para o organismo.

Questão 1

O sistema nervoso central processa informações recebidas de todo o nosso corpo. São componentes do sistema nervoso central:

a) Medula óssea e encéfalo.

b) Encéfalo e nervos.

c) Nervos e medula espinhal.

d) Medula espinhal e encéfalo.

e) Medula óssea e nervos.

ver resposta


Questão 2

Para garantir a proteção do sistema nervoso central, três membranas fibrosas envolvem as estruturas que o compõem. Que nome recebem essas membranas?

a) Âmnios.

b) Pleuras.

c) Cárdias.

d) Meninges.

e) Fáscias.

ver resposta


Questão 3

O sistema nervoso central é fundamental para manter o equilíbrio do corpo, trabalhando com o sistema endócrino na percepção das mudanças internas e externas ao organismo. Sobre o SNC, marque a alternativa incorreta:

a) O sistema nervoso central é protegido pela caixa craniana e pela coluna vertebral.

b) Em um corte do sistema nervoso central, é possível observar a presença de uma substância branca e uma substância cinzenta.

c) No encéfalo, verifica-se a substância branca, localizada mais externamente, e a substância cinzenta, mais internamente.

d) A medula espinhal é uma das partes do sistema nervoso central e localiza-se no interior do canal vertebral.

e) O sistema nervoso central é envolto por três meninges.

ver resposta


Questão 4

(UFRN) Um motorista infrator, ao dirigir, na Via Costeira, em alta velocidade, perdeu o controle do carro numa curva, sofrendo um acidente. Ao chegar ao pronto-socorro, diagnosticou-se uma isquemia cerebral (bloqueio da circulação nas artérias que fornecem sangue ao encéfalo) no lobo frontal do cérebro.

Como consequência, poderá haver comprometimento da capacidade do motorista para

a) piscar sob o estímulo de uma luz intensa.

b) salivar ao sentir o aroma de uma comida.

c) preencher uma ficha de identificação.

d) sentir dor ao encostar em um ferro quente.

ver resposta


Questão 5

(Mack) Algumas drogas utilizadas no tratamento de alguns tipos de depressão agem impedindo a recaptação do neurotransmissor serotonina, no sistema nervoso central. Assinale a alternativa correta.

a) Neurotransmissores são substâncias que agem no citoplasma do corpo celular dos neurônios, provocando o surgimento de um impulso nervoso.

b) Numa sinapse, os neurotransmissores são liberados a partir de vesículas existentes nos dendritos.

c) Após sua liberação, o neurotransmissor provoca um potencial de ação na membrana pós-sináptica e é recaptado pelo neurônio pré-sináptico.

d) Somente as sinapses entre dois neurônios utilizam neurotransmissores como mediadores.

e) Neurotransmissores diferentes são capazes de provocar potenciais de ação de intensidades diferentes.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “d”. O sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. O sistema nervoso periférico é constituído pelos nervos e gânglios.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “d”. As membranas que envolvem o sistema nervoso central são chamadas de meninges. A mais externa é chamada de dura-máter, a intermediária é denominada de aracnoide, e a mais interna é chamada de pia-máter.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “c”. No encéfalo, a substância cinzenta encontra-se mais externamente, e a substância branca está mais internamente.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “c”. Para preencher a ficha de identificação, é necessária a utilização de várias partes do encéfalo, incluindo-se o cérebro. Já as outras alternativas indicam respostas imediatas involuntárias.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “a”. Os neurotransmissores são substâncias produzidas nos neurônios que atuam como mensageiros químicos, promovendo a transmissão do impulso nervoso pela sinapse.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas