Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre pirâmides ecológicas

Para solucionar esta lista de exercícios sobre pirâmides ecológicas, você deve saber distinguir os três tipos principais e suas características.

Questão 1

As pirâmides ecológicas são utilizadas para representar os níveis tróficos de um ecossistema. Entretanto, nem todos os níveis aparecem nessa representação gráfica.

Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica corretamente o nível trófico que não aparece em uma pirâmide ecológica.

a) Produtores.

b) Consumidores primários.

c) Consumidores secundários.

d) Consumidores terciários.

e) Decompositores.

Questão 2

Analise a pirâmide a seguir e marque a alternativa que indica corretamente o nome da pirâmide representada.

Analise a representação dessa pirâmide ecológica
Analise a representação dessa pirâmide ecológica

a) Pirâmide de biomassa.

b) Pirâmide de massa.

c) Pirâmide de número.

d) Pirâmide de energia.

e) Pirâmide de produção.

Questão 3

Sabemos que a pirâmide de energia é usada para representar a quantidade de energia em cada um dos níveis tróficos presentes em uma cadeia alimentar. A respeito dessa pirâmide, marque a alternativa incorreta.

a) Por intermédio dessa pirâmide, é possível notar o fluxo decrescente de energia.

b) O nível energético mais elevado é representado pelos produtores.

c) As pirâmides de energia nunca são invertidas.

d) Analisando-se esse tipo de pirâmide, é possível perceber que um consumidor primário obtém menos energia do que os consumidores secundários.

Questão 4

(Unifor-CE) As figuras seguintes são três tipos de pirâmides ecológicas.

Analise os três tipos de pirâmides ecológicas acima
Analise os três tipos de pirâmides ecológicas acima

A pirâmide de números e a pirâmide de energia que representam a cadeia alimentar capim → bois → carrapatos são semelhantes, respectivamente, a:

a) I e II.

b) I e III.

c) II e I.

d) II e III.

e) III e II.

Questão 5

(UNESP) Observe, inicialmente, as duas cadeias alimentares:

  1. árvore → preguiças → pulgas → protozoários.

  2. milho → roedores → cobras → gaviões.

Observe os modelos de pirâmide a seguir:

Analise a pirâmide I e II
Analise a pirâmide I e II

É correto afirmar, com relação às cadeias 1 e 2 e aos modelos de pirâmides I e II, que:

a) a pirâmide I pode representar tanto o número de indivíduos como a quantidade de energia disponível em cada nível trófico da cadeia 2.

b) a pirâmide II pode representar tanto o número de indivíduos como a quantidade de energia disponível em cada nível trófico da cadeia 1.

c) a pirâmide II pode representar a quantidade de energia disponível em cada nível trófico da cadeia 2.

d) a pirâmide I pode representar o número de indivíduos em cada nível trófico da cadeia 1.

e) a pirâmide I pode representar o número de indivíduos da cadeia 2, e a pirâmide II, a quantidade de energia disponível em cada nível trófico da cadeia 1.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “e”. Os decompositores, por atuarem em todos os níveis tróficos, não são representados em uma pirâmide ecológica.

Resposta Questão 2

Alternativa “c”. A pirâmide representada é a de número, uma vez que está identificando o número de indivíduos envolvidos na cadeia alimentar.

Resposta Questão 3

Alternativa “d”. A pirâmide de energia representa a perda de energia a cada nível trófico. Sendo assim, podemos concluir que quanto mais se aproxima do topo, menor é a energia obtida.

Resposta Questão 4

Alternativa “d”. A pirâmide II representa uma pirâmide de número na cadeia capim → bois → carrapatos, uma vez que é necessário muito capim para alimentar os bois, porém poucos bois são necessários para alimentar vários carrapatos. Já a pirâmide de energia nunca é representada de forma invertida e nela observa-se a diminuição da energia em cada nível, sendo assim, ela é representada pela pirâmide III.

Resposta Questão 5

Alternativa “a”. Na cadeia 1, temos um caso em que poucos produtores são suficientes para alimentar vários consumidores primários, poucos consumidores primários alimentam vários consumidores secundários e assim por diante. Já na cadeia 2, temos um caso em que vários produtores são necessários para alimentar o consumidor primário, vários consumidores primários são necessários para alimentar os secundários e assim por diante. Percebe-se, portanto, que a pirâmide da cadeia 1 é invertida (Pirâmide II) e, em 2, é direta (Pirâmide I). Como a energia é maior sempre nos produtores, a única pirâmide que representa a energia é a pirâmide I.


Leia o artigo