Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Biologia
  3. Exercícios sobre ovulíparos, ovíparos, ovovíparos e vivíparos

Exercícios sobre ovulíparos, ovíparos, ovovíparos e vivíparos

Para responder aos exercícios sobre ovulíparos, ovíparos, ovovíparos e vivíparos, relembre o significados dos termos e os representantes desses tipos de desenvolvimento.

Questão 1

Uma aluna, ao estudar o Reino Animal, afirmou para seu colega que era bastante simples diferenciar uma ave de um mamífero, uma vez que todas as aves são ovíparas e todos os mamíferos são vivíparos. A afirmação está correta?

a) A afirmação está correta, pois todas as aves botam ovos, sendo essa, inclusive, uma adaptação ao voo, e todos os mamíferos desenvolvem-se dentro do corpo da mãe.

b) A afirmação está correta, pois as aves possuem ovos que se desenvolvem dentro do corpo da fêmea e os mamíferos possuem embriões que se desenvolvem dentro do corpo com a ajuda da placenta.

c) A afirmação está incorreta, pois nem todas as aves botam ovos, existindo aves também ovovivíparas.

d) A afirmação está incorreta, pois alguns mamíferos não são vivíparos, como é o caso da equidna, que bota ovo.

e) A afirmação está incorreta, pois apenas uma ave bota ovo, sendo todas as outras vivíparas.

ver resposta


Questão 2

Que nome é dado aos organismos que possuem filhotes que se desenvolvem dentro do corpo da fêmea, retirando dela os nutrientes necessários para seu desenvolvimento?

a) Ovulíparo.

b) Ovíparo.

c) Ovovivíparo.

d) Vivíparo.

ver resposta


Questão 3

(UFPB-1998) Os mamíferos, em relação ao tipo de reprodução que apresentam, podem ser classificados em 3 grupos:

I. Placentários: vivíparos, apresentando desenvolvimento completo do embrião dentro do útero materno ao qual se liga por meio de uma placenta. Ex.: baleia, peixe-boi e golfinho.

II. Marsupiais: vivíparos, cujos embriões desenvolvem-se parcialmente no útero materno, completando seu desenvolvimento em uma bolsa externa localizada no ventre materno - o marsúpio. Ex.: gambá e cuíca.

III. Monotremados: ovíparos, com desenvolvimento embrionário completamente realizado fora do útero materno. Ex.: ornitorrinco e equidna.

Está(ão) correta(s)

a) I, II e III.

b) apenas II e III.

c) apenas I e III.

d) apenas I.

e) apenas I e II.

ver resposta


Questão 4

(UFSCar-2006) Considere o modo de reprodução de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Pode-se dizer que na maioria das espécies de cada uma dessas classes de vertebrados encontramos, respectivamente,

a) oviparidade, larvas aquáticas, larvas terrestres, viviparidade e viviparidade.

b) oviparidade, ovos sem casca, fecundação interna, oviparidade e útero.

c) oviparidade, larvas aquáticas, fecundação externa, oviparidade e mamas.

d) larvas aquáticas, fecundação externa, oviparidade, cuidado parental e oviparidade.

e) larvas aquáticas, fecundação interna, oviparidade, cuidado parental e viviparidade.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “d”. Nem todos os mamíferos são vivíparos. Equidnas e ornitorrincos são mamíferos e botam ovos.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “d”. Animais vivíparos apresentam embrião com desenvolvimento dentro do corpo da mãe. Grande parte dos mamíferos apresenta essa característica.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “a”. Os animais placentários representam o maior grupo de mamíferos e destacam-se pelo desenvolvimento do embrião no útero da fêmea e pela presença da placenta. Os marsupiais são animais em que o desenvolvimento não se dá por completo no interior do corpo da fêmea, terminando no interior de uma bolsa chamada de marsúpio. Por fim, temos os monotremados, que são mamíferos que botam ovos.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “b”. Peixes são animais que, em sua maioria, dão origem a ovos. Os anfíbios também botam ovos, mas estes não possuem casca, sendo essa uma característica que surgiu nos répteis. Os répteis possuem fecundação interna e desenvolvimento direto. As aves são todas ovíparas, enquanto os mamíferos possuem representantes ovíparos e vivíparos.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas