Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Biologia
  3. Exercícios sobre osmose

Exercícios sobre osmose

Estes exercícios sobre osmose avaliarão seu conhecimento a respeito do transporte de substâncias pela membrana.

Questão 1

A osmose é um fenômeno que ocorre quando duas soluções são separadas por uma membrana semipermeável que permite o fluxo de solvente. O fluxo sempre ocorre do meio:

a) hipotônico para o hipertônico.

b) hipertônico para o hipotônico.

c) isotônico para o hipotônico.

d) isotônico para o hipertônico.

e) hipertônico para o hipertônico.

ver resposta


Questão 2

Quando colocamos uma hemácia em um local rico em água, essa célula aumenta de tamanho em virtude da passagem dessa substância por osmose. Nesse caso, dizemos que a hemácia foi colocada em um meio:

a) hipertônico.

b) isotônico.

c) hipotônico.

d) metatônico.

ver resposta


Questão 3

Quando uma célula vegetal é colocada em um meio hipotônico, ocorre uma migração da água para o interior da célula. Esse movimento de água faz com que a célula aumente consideravelmente de tamanho. Dizemos, nesse caso, que a célula está:

a) plasmolisada.

b) deplasmolisada.

c) túrgida.

d) lignificada.

ver resposta


Questão 4

(PUC-SP) Uma célula vegetal colocada em um meio A sofreu plasmólise e em um meio B sofreu desplasmólise. Pode-se dizer que, em relação à concentração do suco celular, os meios A e B são, respectivamente:

a) hipotônico e hipertônico.

b) hipertônico e hipotônico.

c) isotônico e hipotônico.

d) hipertônico e hipertônico.

e) hipotônico e isotônico.

ver resposta


Questão 5

(UFRGS) Indique a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que aparecem.

A prática de conservar frutas em caldas açucaradas (compotas) e de salgar certos alimentos, como carne bovina (charque) e bacalhau, constitui-se em um eficiente método de conservação de alimentos contra a ação de organismos decompositores, como fungos e bactérias. Em ambos os casos, a adição de um __________ ao alimento produz um meio _______. Assim, quando entram em contato com esse alimento, as células dos organismos decompositores acabam ___________ água por ____________.

a) Soluto – hipotônico – ganhando – transporte ativo.

b) Solvente – hipertônico – ganhando – osmose.

c) Solvente – isotônico – perdendo – difusão.

d) Soluto – hipertônico – perdendo – osmose.

e) Solvente – hipotônico – perdendo – difusão.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “a”. A osmose ocorre sempre do meio com menos soluto para o meio com mais soluto, ou seja, do meio hipotônico para o hipertônico.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “c”. O meio era hipotônico em relação à hemácia, pois a água movimentou-se do meio para o interior da célula, ou seja, do local com menos soluto para o meio com mais soluto.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “c”. Quando a célula recebe uma grande quantidade de água, ela se torna túrgida. Mas quando ela perde uma grande quantidade de água e ocorre o afastamento do citoplasma da parede celular, dizemos que ela está plasmolisada.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “b”. Como houve perda de água no meio A, o meio era hipertônico e como houve a entrada de água no meio B, o meio era hipotônico.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “d”. A prática de conservar frutas em caldas açucaradas (compotas) e de salgar certos alimentos, como carne bovina (charque) e bacalhau, constitui-se em um eficiente método de conservação de alimentos contra a ação de organismos decompositores, como fungos e bactérias. Em ambos os casos, a adição de um soluto ao alimento produz um meio hipertônico. Assim, quando entram em contato com esse alimento, as células dos organismos decompositores acabam perdendo água por osmose.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas