Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Biologia
  3. Exercícios sobre os testículos

Exercícios sobre os testículos

Com estes exercícios sobre os testículos, você pode avaliar seus conhecimentos a respeito desse importante órgão do sistema reprodutor masculino.

Questão 1

Os testículos são órgãos encontrados no corpo masculino. Analise as alternativas a seguir e marque aquela em que encontramos apenas funções atribuídas a esse órgão.

a) Produção dos espermatozoides e secreção de progesterona.

b) Produção de testosterona e LH.

c) Produção de ovócitos e espermatozoides.

d) Produção de testosterona e espermatozoides.

e) Produção de testosterona e ovócitos.

ver resposta


Questão 2

Os testículos permanecem no interior da cavidade abdominal até por volta do sétimo mês de gestação. Após esse período, o testículo desce e é encontrado no interior do saco escrotal. Algumas vezes, no entanto, o testículo permanece no interior da cavidade abdominal e ocorre um problema conhecido como:

a) testiculite.

b) varicocele.

c) orquite.

d) criptorquidia.

e) hidrocele.

ver resposta


Questão 3

A testosterona é uma hormônio relacionado, entre outras funções, com o amadurecimento sexual do homem. Esse hormônio é produzido nos testículos, mais precisamente nas células:

a) de Langerhans.

b) de Nerkel.

c) de Leydig.

d) de Sertoli.

e) de Kupffer.

ver resposta


Questão 4

Analise as alternativas e indique o nome da etapa final da espermatogênese, em que as espermátides sofrem modificações e tornam-se espermatozoides.

a) Espermiogênese.

b) Espermatogônias.

c) Espermatogenização.

d) Espermatação.

e) Espermiotação.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “d”. Os espermatozoides são produzidos nos testículos, mais precisamente nos túbulos seminíferos. Já a testosterona, que também é produzida no testículo, é sintetizada pelas células intersticiais de Leydig.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “d”. A criptorquidia é uma condição médica em que há uma falha na descida do testículo para o saco escrotal.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “c”. As células responsáveis por produzir testosterona são as células intersticiais de Leydig, as quais se encontram entre os túbulos seminíferos dos testículos.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “a”. A espermiogênese é a etapa em que a espermátide sofre modificações e transforma-se em espermatozoides, passando a apresentar cabeça e flagelo.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas