Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Biologia
  3. Exercícios sobre os lisossomos

Exercícios sobre os lisossomos

Com estes exercícios sobre os lisossomos, você pode testar seus conhecimentos a respeito da célula e de suas organelas citoplasmáticas.

Questão 1

Analise as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente a função do lisossomo.

a) Síntese de proteínas.

b) Secreção celular.

c) Síntese de lipídios.

d) Digestão intracelular.

e) Respiração celular.

ver resposta


Questão 2

Os lisossomos são capazes de utilizar suas enzimas a fim de realizar a digestão de algumas organelas ou parte do citosol, um processo denominado

a) fagocitose.

b) pinocitose.

c) exocitose.

d) autofagia.

e) secreção celular.

ver resposta


Questão 3

(Cesgranrio) Que descrição melhor explica o mecanismo da digestão intracelular, subsequente ao processo de fagocitose exibido por certos protozoários?

a) Inicialmente, a substância a ser incorporada adere à superfície celular; surgem a seguir depressões da membrana do citoplasma, que resultam em vesículas, as quais penetram no fluido intracelular e se associam aos lisossomos secundários, para a digestão final.

b) Partículas microscópicas são incorporadas ao citoplasma por meio da formação de pseudópodos; constitui-se em torno delas um vacúolo que passa ao citoplasma, e que posteriormente se funde com o lisossoma primário, aí ocorrendo a digestão intracelular.

c) Inicialmente são emitidas projeções do citoplasma, que envolvem gotículas do meio extracelular, constituindo vacúolos de conteúdo líquido; esses vacúolos são envolvidos por numerosos microfilamentos, e seu conteúdo é gradativamente eliminado para o citoplasma para excreção.

d) Substâncias ou partículas do meio extracelular são circunscritas por pseudópodos emitidos pelo protozoário; o material estranho é incorporado ao citoplasma, onde é imediatamente submetido à ação das enzimas autofágicas; os resíduos da digestão são incorporados em lisossomos e constituem os corpos residuais da digestão.

e) A primeira etapa corresponde à aderência da partícula extracelular à superfície do protozoário; em seguida, a partícula é ativamente transportada através da membrana plasmática; ao penetrar no citoplasma, recebe um invólucro de membranas lisossômicas, onde se encontram as enzimas digestivas; a digestão se processa então no interior do vacúolo assim formado.

ver resposta


Questão 4

(Urca) Os lisossomos são organelas citoplasmáticas responsáveis pela digestão intracelular. Atuam como verdadeiras “máquinas” de desmonte de substâncias que são fagocitadas pela célula. De acordo com a função celular, pode-se esperar a ocorrência de grande quantidade de lisossomos em:

a) Linfócitos.

b) Fibrócitos.

c) Osteócitos.

d) Hepatócitos.

e) Neurônios.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “d”. Os lisossomos estão relacionados com a digestão intracelular, apresentando enzimas hidrolíticas em seu interior.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “d”. A autofagia é um processo realizado por lisossomos em que ocorre a degradação de componentes da própria célula.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “b”. Após ocorrer o englobamento da partícula, forma-se um vacúolo onde se funde o lisossomo primário que liberará enzimas nesse local. Ao unirem-se ao vacúolo e iniciarem sua ação digestiva, passam a ser chamados de lisossomos secundários ou vacúolos digestórios.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “a”. Os linfócitos são células de defesa e, portanto, apresentam uma grande quantidade de lisossomos para a digestão de partículas estranhas.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • Classificação de orações

    Aproveite a oportunidade para classificar as orações subordinadas adverbiais. Acesse!
  • Concordância Verbal

    Dúvidas em como fazer a concondância verbal em orações com sujeito simples? Treine agora!
  • Catacrese

    Coloque em dia os seus estudos sobre essa figura de linguagem bastante utilizada.