Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre movimentos vegetais

Resolvendo estes exercícios sobre movimentos vegetais, você testará seus conhecimentos sobre a fisiologia das plantas.

Questão 1

As plantas são organismos sésseis, ou seja, que não se locomovem. Entretanto, apesar de não se locomoverem, esses seres podem realizar movimentos. Um exemplo de movimento é o observado nas raízes, que crescem normalmente em direção ao centro da terra. Marque a alternativa que indica corretamente o nome do fenômeno que permite esse tipo de movimento das plantas.

a) Gravitropismo.

b) Quimiotropismo.

c) Fototropismo.

d) Tigmotropismo.

e) Tactismo.

Questão 2

Alguns movimentos realizados pelas plantas são orientados, ou seja, ocorrem seguindo a fonte de estímulo ou se opondo a ela. Outros movimentos, no entanto, não são orientados e ocorrem independentemente da orientação do estímulo. Observe as alternativas abaixo e marque aquela que indica um movimento que não é orientado.

a) fototropismo.

b) tigmotropismo.

c) gravitropismo.

d) fotonastismo.

e) quimiotropismo.

Questão 3

Algumas plantas, como o maracujazeiro, apresentam estruturas denominadas de gavinhas que se aderem a diferentes tipos de suportes. Elas representam um tipo de crescimento causado pelo estímulo de contato que recebe o nome de:

a) gravitropismo.

b) quimiotropismo.

c) fototropismo.

d) tigmotropismo.

e) tactismo.

Questão 4

A espécie vegetal Mimosa pudica, conhecida como dormideira, apresenta a capacidade de fechar os seus folíolos ao ser tocada. Esse movimento é consequência de um fenômeno conhecido como:

a) fototactismo.

b)quimiotactismo.

c) seismonastismo.

d) tigmotropismo.

e) fotonastismo.

Questão 5

(UFMS/2005) Assinale a alternativa correta:

a) A planta apresenta fototropismo negativo quando o caule tende a crescer em direção à fonte de luz.

b) Quando as folhas das plantas crescem em direção à fonte de luz, o fenômeno é denominado de geotropismo negativo.

c) Quando o caule busca uma área sem luminosidade para o seu crescimento, o fenômeno é denominado de tigmotropismo negativo.

d) Em geral, o caule das plantas apresenta geotropismo positivo.

e) Em geral, as raízes das plantas crescem em direção ao solo, apresentando, portanto, geotropismo positivo.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “a”. O gravitropismo é o crescimento orientado em função de um estímulo externo; no caso, a gravidade.

Resposta Questão 2

Alternativa “d”. Os movimentos násticos são aqueles que não são orientados. Como exemplo, podemos citar o fechamento das folhas de dormideira após serem tocadas (seismonastismo) e a abertura das flores de dente-de-leão por causa da incidência da luz (fotonastismo).

Resposta Questão 3

Alternativa “d”. O tigmotropismo é um fenômeno em que a planta começa a crescer em direção à região na qual ela pode fixar-se. Esse movimento é observado, por exemplo, no chuchuzeiro, na videira e no maracujazeiro.

Resposta Questão 4

Alternativa “c”. O seismonastismo é um movimento não orientado que ocorre na planta dormideira como consequência de mudanças de turgescência na base dos pecíolos.

Resposta Questão 5

Alternativa “e”. Como a força gravitacional da Terra atua em direção ao centro do planeta, as raízes que crescem em direção ao solo possuem geotropismo ou gravitropismo positivo.


Leia o artigo