Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Biologia
  3. Exercícios sobre o mecanismo de feedback

Exercícios sobre o mecanismo de feedback

Respondendo a estes exercícios sobre o mecanismo de feedback, é possível avaliar seu entendimento a respeito desse importante processo relacionado com a homeostase.

Questão 1

(Unimontes) O organismo humano tem a capacidade de manter suas funções constantes dentro de certos limites. Essa capacidade de manter esse equilíbrio é denominada homeostase. A figura a seguir ilustra a regulação do ritmo respiratório, que é um exemplo de homeostase. Observe-a.

Considerando a figura e o assunto abordado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta.

a) A diminuição da concentração de CO2 no sangue inibe o centro respiratório.

b) O tipo de feedback representado é positivo, pois a correção funcional se faz no mesmo sentido.

c) O aumento da concentração de CO2 aumenta o ritmo de contrações no diafragma.

d) O centro respiratório está localizado no bulbo.

ver resposta


Questão 2

Analise os exemplos abaixo e marque o único que se relaciona com um caso de feedback positivo.

a) Controle dos níveis de açúcar no sangue.

b) Controle da temperatura do corpo por meio da produção do suor.

c) Funcionamento da tireoide.

d) Controle dos níveis de gás carbônico no corpo.

e) Contrações no momento do parto.

ver resposta


Questão 3

(UPE) Os seres vivos precisam de homeostase para manter a estabilidade e sobreviver. Além de sobreviver, devem ser capazes de se adaptarem ao ambiente que os cerca. Com relação à homeostase, assinale a alternativa correta.

a) A regulação da quantidade de água e sais no corpo dos peixes ósseos marinhos, conhecida como osmorregulação, ocorre, principalmente, pela ação dos grandes rins que excretam elevada quantidade de sal e ureia.

b) A regulação dos níveis de glicose no sangue circulante é realizada, principalmente, pelo glucagon do pâncreas e pela insulina produzida pelo fígado.

c) Quando a temperatura corporal sobe ou desce, receptores na pele e no bulbo captam a alteração, enviando uma mensagem ao cérebro, que dá início a uma reação no sentido de gerar ou liberar calor, conforme seja o caso, na pele e no bulbo.

d) Quando ocorre a mudança de uma variável, o corpo pode reagir através do feedback negativo. Por exemplo: na regulação dos níveis hormonais em que a produção de hormônios de uma glândula interfere na produção hormonal de outra glândula.

e) O feedback negativo causa um efeito desestabilizador da homeostase, por ampliar as variações, gerando mudanças bruscas.

ver resposta


Questão 4

A tireoide é responsável por produzir importantes hormônios para nosso corpo. Quando esses hormônios estão em baixa quantidade, ocorre o estímulo para que o hipotálamo produza TRH. Esse hormônio estimula a hipófise a produzir TSH, que, por sua vez, estimula a tireoide a produzir tiroxina e tri-iodotironina, aumentando os níveis hormonais. O aumento desses hormônios inibe a produção de TRH e de TSH, diminuindo, assim, a síntese de hormônios tireoidianos. Essa regulação é ocasionada por

a) feedback negativo.

b) feedback positivo.

c) feedback neutro.

d) feedback negativo e positivo.

e) feedback amplificador.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “b”. O exemplo mostrado trata-se de um mecanismo de feedback negativo.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “e”. O aumento das contrações no momento do parto é um exemplo de mecanismo de feedback positivo. Quanto mais a cabeça do bebê é pressionada contra sensores localizados na abertura do útero, mais contrações são geradas.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “d”. O feedback negativo é um mecanismo em que o sistema responde de modo a reverter a direção da mudança. Ele promove a manutenção da homeostase.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “a”. A maioria das secreções de hormônios é regulada por feedback negativo, um mecanismo que se caracteriza por reverter a direção de uma mudança.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas