Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Biologia
  3. Exercícios sobre lamarckismo

Exercícios sobre lamarckismo

Para responder aos exercícios sobre lamarckismo, é fundamental conhecer bem essa teoria evolucionista e as leis do uso e desuso e da herança dos caracteres adquiridos.

Questão 1

Lamarck foi um evolucionista que formulou uma famosa teoria a respeito de como as espécies mudam ao longo do tempo. Para explicar as mudanças, ele propôs duas leis. Qual é o nome da lei proposta por Lamarck que explica que as mudanças desenvolvidas durante a vida são passadas para os descendentes?

a) Lei do uso e desuso.

b) Lei da seleção natural.

c) Lei da ancestralidade comum.

d) Lei do mais forte.

e) Lei da herança dos caracteres adquiridos.

ver resposta


Questão 2

Lamarck e Darwin criaram importantes teorias evolucionistas, ou seja, teorias que explicavam como os organismos sofreram modificações ao longo do tempo. Apesar das duas teorias falarem sobre mudanças, o mecanismo como elas ocorriam era diferente. Sobre a teoria proposta por Lamarck, marque a alternativa correta:

a) Lamarck afirmou que os organismos vivos eram selecionados e apenas os organismos mais aptos sobreviviam.

b) De acordo com a teoria de Lamarck, um ser vivo que fazia uso intensivo de determinado órgão sobrevivia, enquanto aquele que não utilizava esse mesmo órgão morria.

c) A teoria da evolução proposta por Lamarck dava a ideia de que os organismos eram capazes de sofrer modificações de acordo com as suas necessidades.

d) Segundo a teoria de Lamarck, as características que surgiam durante a vida do organismo não podiam ser passadas para a geração seguinte.

e) A teoria da evolução proposta por Lamarck é a mais aceita na atualidade e derrubou até mesmo o neodarwinismo.

ver resposta


Questão 3

(UFSCar-2001) “O meio ambiente cria a necessidade de uma determinada estrutura em um organismo. Este se esforça para responder a essa necessidade. Como resposta a esse esforço, há uma modificação na estrutura do organismo. Tal modificação é transmitida aos descendentes.”

O texto sintetiza as principais ideias relacionadas ao

a) fixismo.

b) darwinismo.

c) mendelismo.

d) criacionismo.

e) lamarckismo.

ver resposta


Questão 4

(Enem- 2016) Darwin, em viagem às Ilhas Galápagos, observou que os tentilhões apresentavam bicos com formatos diferentes em cada ilha, de acordo com o tipo de alimentação disponível. Lamarck, ao explicar que o pescoço da girafa teria esticado para colher folhas e frutos no alto das árvores, elaborou ideias importantes sobre a evolução dos seres vivos.

O texto aponta que uma ideia comum às teorias da evolução, propostas por Darwin e por Lamarck, refere-se à interação entre os organismos e seus ambientes, que é denominada de

a) mutação.

b) adaptação.

c) seleção natural.

d) recombinação gênica.

e) variabilidade genética.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “e”. A lei da herança dos caracteres adquiridos diz que as características que um organismo adquire durante sua vida são passadas para as próximas gerações.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “c”. De acordo com as ideias de Lamarck, os organismos sofriam mudanças de acordo com a sua necessidade. No caso do famoso exemplo da girafa, elas se esforçavam para conseguir alimento em grandes alturas, ou seja, o aumento do pescoço ocorreu em virtude do esforço para vencer uma dificuldade.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “e”. O texto refere-se à lei do uso e desuso e à lei da herança dos caracteres adquiridos, duas ideias importantes na teoria proposta por Lamarck.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “b”. Tanto Lamarck quanto Darwin explicaram que organismos sofrem mudanças e que o meio exerce influência sobre elas.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas