Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Biologia
  3. Exercícios sobre intestino delgado

Exercícios sobre intestino delgado

Com estes exercícios sobre intestino delgado, você testará seus conhecimentos sobre esse órgão que é responsável por grande parte do processo de digestão dos alimentos.

Questão 1

O intestino delgado é um longo tubo encontrado no sistema digestório que é responsável principalmente, por absorver nutrientes da nossa alimentação. Sobre essa parte do sistema digestório, marque a alternativa que indica corretamente o nome das três porções do intestino delgado:

a) duodeno, reto e ânus.

b) jejuno, íleo e duodeno.

c) cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente e reto.

d) cólon transverso, jejuno e íleo.

e) duodeno, cólon ascendente e reto.

ver resposta


Questão 2

Na primeira porção do intestino delgado, denominada de duodeno, percebe-se que enzimas degradam peptídios, polissacarídeos e também ocorre a emulsificação de gorduras. Isso ocorre porque nesse local desembocam ductos que liberam

a) bile e suco gástrico.

b) suco pancreático e suco gástrico.

c) suco entérico e bile.

d) pepsina e ptialina.

e) suco pancreático e bile.

ver resposta


Questão 3

No intestino delgado, observa-se a presença de glândulas que produzem uma secreção rica em bicarbonato que diminui a acidez do quimo e, consequentemente, ajuda na ação das enzimas presentes no suco pancreático. Essas glândulas são chamadas de:

a) Células caliciformes.

b) Glândulas de Brunner.

c) Glândulas de Peyer.

d) Glândulas de Lieberkühn.

e) Glândula delgada.

ver resposta


Questão 4

(UECE) A maior parte dos alimentos, ao ser ingerida, encontra-se em uma forma física ou química inadequada para que seus nutrientes possam chegar às células do organismo. Dá-se o nome de digestão ao processo pelo qual os alimentos são degradados para que possam atravessar a mucosa intestinal, atingir a corrente sanguínea e alcançar as células. Qual dos conjuntos de substâncias listados a seguir participa da digestão no intestino delgado?

a) bile, suco gástrico, suco pancreático;

b) suco gástrico, suco entérico, saliva;

c) saliva, suco entérico, bile;

d) suco pancreático, suco entérico, bile.

ver resposta


Questão 5

(Fuvest) Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório e por quê: a remoção dos vinte e cinco centímetros iniciais do intestino delgado (duodeno) ou a remoção de igual porção do início do intestino grosso?

a) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da digestão intestinal.

b) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.

c) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da absorção dos produtos do processo digestório.

d) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.

e) As duas remoções seriam igualmente drásticas, pois, tanto no duodeno quanto no intestino grosso ocorrem digestão e absorção de nutrientes e de água.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “b”. O intestino delgado é formado por três regiões básicas: duodeno (porção superior), jejuno (intermediário) e íleo (porção final).

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “e”. A bile e o suco pancreático são lançados no duodeno, sendo nessa região, portanto, que alguns produtos são degradados e a gordura é emulsificada.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “b”. As Glândulas de Brunner produzem uma secreção alcalina que diminui a acidez do quimo, protegendo o intestino do suco gástrico, além de tornar o ambiente propício para a ação das enzimas do intestino.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “d”. No intestino delgado, o quimo sofre a ação do suco pancreático, produzido no pâncreas; suco entérico, produzido no próprio intestino; e bile, que é produzida pelo fígado.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “a”. É no intestino delgado que ocorre a maior parte da digestão. Os principais processos ocorrem na porção inicial, que é denominada de duodeno. No intestino grosso, ocorrerá principalmente a absorção de sais e água, dando a consistência adequada às fezes.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • Classificação de orações

    Aproveite a oportunidade para classificar as orações subordinadas adverbiais. Acesse!
  • Concordância Verbal

    Dúvidas em como fazer a concondância verbal em orações com sujeito simples? Treine agora!
  • Catacrese

    Coloque em dia os seus estudos sobre essa figura de linguagem bastante utilizada.