Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Biologia
  3. Exercícios sobre glândulas sudoríparas

Exercícios sobre glândulas sudoríparas

Com estes exercícios sobre glândulas sudoríparas, você testará seus conhecimentos sobre essas glândulas e sobre a função do suor no controle da temperatura.

Questão 1

As glândulas sudoríparas são responsáveis pela produção do suor, uma substância relacionada com o controle da nossa temperatura. Essas glândulas, de acordo com a forma como eliminam sua secreção, podem ser classificadas em:

a) glândulas endócrinas.

b) glândulas holócrinas.

c) glândulas mistas.

d) glândulas exócrinas.

e) glândulas compostas.

ver resposta


Questão 2

As glândulas sudoríparas liberam o suor, normalmente, sem que nenhuma parte da célula secretora seja eliminada. Na região axilar, no entanto, ocorre a eliminação de parte do citoplasma da célula no momento da eliminação do suor. Quando uma secreção é eliminada com parte do citoplasma da célula secretora, dizemos que se trata de uma glândula:

a) merócrina.

b) holócrina.

c) mista.

d) apócrina.

e) acinosa.

ver resposta


Questão 3

Um aluno afirmou que, apesar de produzirem substâncias diferentes, a glândula sudorípara e a glândula sebácea possuem origem comum. O aluno está correto?

a) Não, pois cada glândula possui função específica e local de origem diferenciado.

b) Não, pois as glândulas sudoríparas originam-se na derme, enquanto as glândulas sebáceas originam-se na epiderme.

c) Não, pois as glândulas exócrinas podem surgir de diferentes tecidos da pele.

d) Sim, pois ambas as glândulas têm origem a partir do tecido epitelial.

e) Sim, pois ambas as glândulas têm origem a partir do tecido conjuntivo.

ver resposta


Questão 4

(PUC - RJ-2008) A água, por ter um alto calor específico, é um elemento importante para a regulação da temperatura corporal em todos os chamados animais de sangue quente. A quantidade de água necessária para a manutenção da estabilidade da temperatura corporal varia, basicamente, em função de dois processos: a sudorese e a produção de urina. Assinale a opção que aponta corretamente como funciona esse controle.

a) Quando há aumento da temperatura ambiente, o indivíduo produz menor quantidade de suor e menor quantidade de urina.

b) Quando há aumento da temperatura ambiente, o indivíduo produz maior quantidade de suor e maior quantidade de urina.

c) Quando há diminuição da temperatura ambiente, o indivíduo produz menor quantidade de suor e maior quantidade de urina.

d) Quando há diminuição da temperatura ambiente, o indivíduo produz maior quantidade de suor e menor quantidade de urina.

e) Quando há diminuição da temperatura ambiente, o indivíduo produz maior quantidade de suor e maior quantidade de urina.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “d”. As glândulas sudoríparas são exócrinas, pois eliminam o suor em superfícies livres.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “d”. As glândulas apócrinas são aquelas que liberam sua secreção com pequenas porções do citoplasma. Nas glândulas apócrinas, o suor apresenta-se mais viscoso.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “d”. Todas as glândulas são formadas a partir de um tecido epitelial conhecido por tecido epitelial glandular ou epitélio glandular.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “c”. O suor produzido pelas glândulas sudoríparas é responsável pela nossa termorregulação. Após sua liberação, ele evapora, causando a perda de calor. Em dias frios, a produção de suor é menor, pois não há aumento da temperatura do corpo. Nesse caso, ocorre um aumento na quantidade de urina, pois o corpo não está perdendo água pelo suor.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas