Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Biologia
  3. Exercícios sobre genes e cromossomos

Exercícios sobre genes e cromossomos

Ao resolver esta lista de exercícios sobre genes e cromossomos, você avaliará seus conhecimentos sobre Biologia Celular e Genética.

Questão 1

Todas as informações a respeito de um organismo podem ser encontradas no DNA. A porção de DNA que possui as informações necessárias para a produção de uma proteína é denominada de:

a) genoma.

b) cromossomo.

c) cromátide.

d) gene.

e) centrômero.

ver resposta


Questão 2

Os cromossomos das células eucarióticas são fios de DNA associados a proteínas, formando um complexo arranjo. Nos cromossomos, é possível observar áreas onde segmentos de DNA estão enrolados sobre moléculas de proteínas histonas, formando uma unidade estrutural que recebe o nome de:

a) cromátide.

b) centrômero.

c) nucleossomo.

d) eucromatina.

e) telômero.

ver resposta


Questão 3

Para que ocorra a divisão celular, é necessária a duplicação dos cromossomos. Os dois cromossomos idênticos produzidos ficam unidos por proteínas. As cópias associadas de um cromossomo são chamadas de:

a) telômero.

b) centrômero.

c) nucleossomo.

d) gene.

e) cromátides-irmãs.

ver resposta


Questão 4

(Ufla) Na espécie humana, o numero diploide de cromossomos é 46. Quantos cromossomos serão encontrados, respectivamente, nos espermatozoides, óvulos e células epidérmicas?

a)23,23,46

b)22,22,46

c)22,22,44

d)23,23,44

ver resposta


Questão 5

(USJ-SC) As estruturas grossas e bem individualizadas, visíveis no núcleo durante o período de divisão celular, são denominadas de:

a) cariótipos.

b) cromossomos.

c) nucléolos.

d) cromatina.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “d”. A porção do DNA que possui as informações necessárias para a síntese de uma determinada proteína recebe a denominação de gene.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “c”.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “e”.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “a”. Como os gametas são haploides, os espermatozoides e óvulos apresentam apenas 23 cromossomos. Já as células epidérmicas são somáticas e, consequentemente, diploides, com 46 cromossomos.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “b”. No início da divisão celular, é possível observar os cromossomos condensando-se e, assim, tornando-se mais grossos e individualizados.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas