Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Biologia
  3. Exercícios sobre o fotoperiodismo

Exercícios sobre o fotoperiodismo

Esta lista de exercícios sobre o fotoperiodismo pode avaliar o que você sabe acerca do funcionamento das plantas de dia curto, de dia longo e das neutras.

Questão 1

O termo fotoperiodismo diz respeito:

a) ao movimento do vegetal em direção à luz.

b) ao crescimento voltado para a fonte luminosa.

c) à resposta de um ser vivo às variações na duração dos dias.

d) à duração da fotossíntese em uma planta.

e) ao tempo de exposição da planta a uma fonte luminosa e sua relação com a fotossíntese.

ver resposta


Questão 2

Sabemos que existem plantas de dia curto, de dia longo e neutras. No verão, quais dessas plantas não florescem?

a) plantas de dia curto.

b) plantas de dia longo.

c) plantas neutras.

d) plantas de dia curto e de dia longo.

e) plantas de dia longo e neutras.

ver resposta


Questão 3

(Fatecs-2007) Grupos de angiospermas das espécies I, II e III foram submetidos a tratamentos fotoperiódicos, manifestando os resultados descritos abaixo. Quando receberam diariamente 3 horas de luz e 21 horas de escuro, I não floresceu, mas II e III floresceram. Quando foram expostos a 10 horas diárias de luz e 14 horas de escuro, I e II floresceram, porém III não floresceu. Com base nesses dados, pode-se concluir acertadamente que I, II e III são, respectivamente, plantas

a) de dia curto, neutras e de dia longo.

b) de dia curto, de dia longo e neutras.

c) neutras, de dia curto e de dia longo.

d) de dia longo, neutras e de dia curto.

e) de dia longo, de dia curto e neutras.

ver resposta


Questão 4

(Vunesp-2009) O professor chamou a atenção dos alunos para o fato de que todos os ipês-roxos existentes nas imediações da escola floresceram quase que ao mesmo tempo, no início do inverno. Por outro lado, os ipês-amarelos, existentes na mesma área, também floresceram quase que ao mesmo tempo, porém já próximo ao final do inverno. Uma possível explicação para esse fato é que ipês-roxos e ipês-amarelos apresentam

a) pontos de compensação fótica diferentes e, provavelmente, são de espécies diferentes.

b) pontos de compensação fótica diferentes, e isto não tem qualquer relação quanto a serem da mesma espécie ou de espécies diferentes.

c) fotoperiodismos diferentes e, provavelmente, são de espécies diferentes.

d) fotoperiodismos diferentes, e isto não tem qualquer relação quanto a serem da mesma espécie ou de espécies diferentes.

e) fototropismos diferentes, e isto não tem qualquer relação quanto a serem da mesma espécie ou de espécies diferentes.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “c”. Fotoperiodismo é uma reação do vegetal em relação às proporções de luz e escuridão em um período de 24 horas.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “a”. No verão, observa-se um aumento da duração do dia, portanto, as plantas de dia curto não florescerão.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “d”. A planta I é de dia longo, pois quando submetida a 21 horas de escuro não floresceu. Já a planta II é neutra, pois floresceu independentemente do tempo de escuro. Já a planta III é de dia curto, pois floresceu apenas quando submetida a longo período de escuro.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “c”. Esses ipês apresentam fotoperiodismo diferente, uma vez que sua floração ocorre em momentos diferentes do ano, coincidindo com as mudanças na duração dos dias.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • Classificação de orações

    Aproveite a oportunidade para classificar as orações subordinadas adverbiais. Acesse!
  • Concordância Verbal

    Dúvidas em como fazer a concondância verbal em orações com sujeito simples? Treine agora!
  • Catacrese

    Coloque em dia os seus estudos sobre essa figura de linguagem bastante utilizada.