Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Biologia
  3. Exercícios sobre fecundação nos mamíferos

Exercícios sobre fecundação nos mamíferos

Estes exercícios sobre fecundação nos mamíferos avaliarão seus conhecimentos a respeito da reprodução desse importante grupo.

Questão 1

A fecundação é o processo caracterizado pelo encontro da célula reprodutiva masculina com a feminina. Nos mamíferos, a fecundação é caracterizada por ser sempre:

a) externa.

b) direta.

c) indireta.

d) interna.

ver resposta


Questão 2

O encontro do espermatozoide com o óvulo no interior do corpo da mulher é denominado de fecundação. Esse processo de união de gametas, nos seres humanos, ocorre em que parte do sistema reprodutor feminino?

a) vagina.

b) útero.

c) ovário.

d) tubas uterinas.

e) ductos deferentes.

ver resposta


Questão 3

Sabemos que a fecundação ocorre quando um espermatozoide entra no interior de um ovócito secundário. Após a entrada do gameta masculino, ocorrem modificações no ovócito que impedem a entrada de outros espermatozoides. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que explica corretamente esse processo.

a) Ao chegar aos ovócitos, os espermatozoides liberam enzimas que matam os outros espermatozoides e alteram a superfície do gameta feminino.

b) Assim que o espermatozoide entra no interior do ovócito, os grânulos corticais liberam seu conteúdo e formam a membrana de fecundação que impede a penetração de outro espermatozoide.

c) Quando um espermatozoide penetra no ovócito secundário, ocorre a multiplicação de células da zona pelúcida, impedindo a entrada de outros espermatozoides.

d) Assim que o espermatozoide entra no ovócito, ocorre a destruição da parede dessa última célula, evitando que outros espermatozoides penetrem no gameta feminino.

e) A entrada do espermatozoide no ovócito desencadeia a fragmentação da corona radiada, o que impede a passagem de outros espermatozoides.

ver resposta


Questão 4

Quando os espermatozoides chegam ao ovócito secundário para que ocorra a fecundação, são lançadas enzimas que ajudam a penetração na corona radiada. Essas enzimas são lançadas a partir do(a):

a) flagelo.

b) acrossomo.

c) núcleo.

d) peça intermediária.

e) corpo.

ver resposta


Questão 5

Para penetrar o ovócito, o espermatozoide deve passar por várias camadas. Uma delas é formada por um material gelatinoso que não possui células. Essa camada é chamada de

a) corona radiada.

b) zona pelúcida.

c) carioteca.

d) zona granular.

e) acrossomo.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “d”. A fecundação nos mamíferos é interna, ou seja, o encontro dos gametas ocorre dentro do corpo do animal.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “d”. A fecundação, na espécie humana, ocorre nas tubas uterinas, e o desenvolvimento do embrião ocorre no útero.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “b”. Os grânulos corticais são os responsáveis pela criação de uma membrana, chamada de membrana de fecundação, que impede a passagem de outros espermatozoides.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “b”. O acrossomo do espermatozoide libera enzimas que ajudam a penetração do gameta na corona radiada.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “b”. A zona pelúcida é a camada de glicoproteínas que envolve o ovócito.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas