Você está aqui Exercícios Exercícios de Biologia Exercícios sobre a desidratação

Exercícios sobre a desidratação

Com estes exercícios sobre a desidratação, você pode avaliar o que sabe sobre esse tema relacionado a uma condição que pode até mesmo levar à morte.

  • Questão 1

    Analise as alternativas abaixo e marque a única que não indica um sinal de desidratação:

    a) Boca seca.

    b) Olho fundo.

    c) Dores de cabeça.

    d) Urina diluída.

    e) Pouca quantidade de urina.

    ver resposta


  • Questão 2

    A desidratação pode ser classificada de diferentes formas. Quando falamos que um indivíduo perdeu uma quantidade proporcional de água e sódio, referimo-nos a uma desidratação

    a) hipertônica.

    b) isotônica.

    c) hipotônica.

    d) homotônica.

    e) mesotônica.

    ver resposta


  • Questão 3

    A desidratação pode levar um indivíduo à morte caso não seja tratada adequadamente. Todas as formas abaixo podem ajudar a evitar a desidratação, exceto:

    a) Tratar diarreias e vômitos.

    b) Usar roupas leves durante os dias quentes.

    c) Evitar exercícios físicos em dias quentes.

    d) Cuidar da alimentação.

    e) Beber diariamente no máximo dois litros de água.

    ver resposta


  • Questão 4

    (UPE) Leia o texto a seguir:

    Um ser humano pode ficar semanas sem ingerir alimentos, mas passar de três a cinco dias sem ingerir líquidos pode ser fatal. Os especialistas recomendam que se deve beber no mínimo 2,5 litros de água por dia. “Quando a pessoa está com sede, é porque já passou do ponto de beber água, diz a pneumologista Juliana Ferreira, do Hospital das Clínicas, em São Paulo”. Em dias muito quentes ou quando a pessoa faz exercícios intensos, essa ingestão pode até superar 6 litros, principalmente porque o suor “desperdiça” muito líquido, na tentativa de manter a temperatura do corpo em um nível adequado. “É preciso se hidratar corretamente, caso contrário, o organismo gasta mais água do que absorve, afirma a nutricionista Isabela Guerra, que desenvolve doutorado na área de hidratação e esporte”

    Disponível em: Mundo Estranho / Saúde http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-sao-as-funcoes-da-agua-nocorpo-humano. Adaptado.

    Sabe-se que a recomendação de hidratação diária para o corpo humano é de 2.550 ml de água, que podem ser abastecidos por meio da ingestão de alimentos (1.000 ml) e líquidos (1.200 ml) e de reações químicas internas (350 ml). A desidratação diária, em condições normais, é do mesmo montante. Assinale a alternativa que apresenta, em ordem decrescente, a perda de água no nosso organismo.

    a) Fezes, urina, suor e respiração.

    b) Suor, urina, fezes e respiração.

    c) Respiração, urina, fezes e suor.

    d) Suor, urina, fezes e respiração.

    e) Urina, suor, respiração e fezes.

    ver resposta


  • Questão 5

    (Enem 2016) Portadores de diabetes insipidus reclamam da confusão feita pelos profissionais da saúde quanto aos dois tipos de diabetes: mellitus e insipidus. Enquanto o primeiro tipo está associado aos níveis ou à ação da insulina, o segundo não está ligado à deficiência desse hormônio. O diabetes insipidus é caracterizado por um distúrbio na produção ou no funcionamento do hormônio antidiurético (na sigla em inglês, ADH), secretado pela neuro-hipófise para controlar a reabsorção de água pelos túbulos renais.

    Tendo em vista o papel funcional do ADH, qual é um sintoma clássico de um paciente acometido por diabetes insipidus?

    a) Alta taxa de glicose no sangue.

    b) Aumento da pressão arterial.

    c) Ganho de massa corporal.

    d) Anemia Crônica.

    e) Desidratação.

    ver resposta



Respostas

  • Resposta Questão 1

    Alternativa “d”. A urina diluída não é sinal de desidratação. Quando uma pessoa está desidratada, observa-se um aumento na concentração da urina por causa de um maior aproveitamento da água pelo corpo e uma redução em sua eliminação.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa “b”. Na desidratação isotônica, ocorre uma perda proporcional de água e sódio. Essa situação é comum em quadros de diarreia e vômitos.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa “e”. Em geral, recomenda-se, pelo menos, dois litros e meio de água diariamente. Entretanto, em alguns casos, podem ser necessários mais de dois litros de água por dia, portanto, deve-se observar o estado do indivíduo, se está exposto ao calor intenso ou se está realizando atividades físicas, por exemplo.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Alternativa “e”. Nosso organismo perde muita água pela urina, seguida pelo suor, pela respiração e, por fim, pelas fezes, em que se encontra uma menor quantidade de água.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 5

    Alternativa “e”. Como não ocorre uma eficiente reabsorção de água nos rins, grande quantidade de água será eliminada na urina e, dessa forma, pode ocorrer a desidratação.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas