Você está aqui Exercícios Exercícios de Biologia Exercícios sobre deriva genética

Exercícios sobre deriva genética

Estes exercícios sobre deriva genética irão ajudá-lo a entender melhor esse importante mecanismo da evolução e a fixar esse conteúdo de Genética.

Questão 1

Deriva genética é um dos mecanismos da evolução. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que melhor define esse mecanismo.

a) Mudanças no DNA que ocorrem para garantir a adaptação.

b) Alterações na frequência de migração dos indivíduos de uma população.

c) Seleção do organismo mais apto a viver em uma área.

d) Alterações na frequência alélica, que ocorre de maneira totalmente aleatória.

e) Alterações nos fenótipos de indivíduos de uma população.

ver resposta


Questão 2

A deriva genética atua, principalmente, em populações pequenas e pode ocorrer de duas formas. Uma delas acontece quando o tamanho da população é reduzido de maneira drástica de uma geração para outra. Essa forma é conhecida como:

a) Seleção natural

b) Mutação

c) Efeito gargalo

d) Efeito fundador

e) Simpatria

ver resposta


Questão 3

A deriva genética pode acontecer quando uma nova população é estabelecida a partir de poucos indivíduos. Esse caso é conhecido como:

a) Seleção natural

b) Mutação

c) Efeito gargalo

d) Efeito fundador

e) Simpatria

ver resposta


Questão 4

(ACAFE) Os principais fatores evolutivos que afetam o equilíbrio gênico de uma população mendeliana são: mutação, seleção natural, migração e deriva gênica. Os fatores que contribuem para o aumento da variabilidade genética de uma população são:

a) Mutação e migração

b) Migração e deriva genética

c) Deriva genética e seleção natural

d) Seleção natural e mutação

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “d”

A deriva genética acontece, principalmente, em pequenas populações e é definida como alterações aleatórias na frequência de alelos esperados em uma população.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “c”

O efeito gargalo acontece quando uma população é reduzida de maneira drástica de uma geração para outra. Isso pode ocorrer, por exemplo, em decorrência de grandes catástrofes naturais que eliminam alguns indivíduos, alterando a frequência dos genes.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “d”

No efeito fundador, poucos indivíduos de uma população inicial dão origem a uma nova população. Por ser formada por poucos indivíduos de uma população inicial, essa nova população apresenta pouca variação genética, favorecendo a fixação de um determinado alelo por deriva genética.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “a”

A deriva genética não garante aumento da variabilidade genética. Na deriva, pode ocorrer a eliminação de alelos ou sua fixação. A mutação e a migração possibilitam uma maior variabilidade genética em decorrência do surgimento de novos genes e da mistura de material genético, respectivamente.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas