Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Biologia
  3. Exercícios sobre coração dos vertebrados

Exercícios sobre coração dos vertebrados

Com estes exercícios sobre coração dos vertebrados, você testará seus conhecimentos a respeito das diferenças entre os corações dos peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Questão 1

Um estudante estava analisando um coração de um avestruz e disse ao seu colega que esse coração era mais parecido com o coração de uma rã do que de um coelho. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que explica corretamente por que a afirmação do estudante está incorreta:

a) O coração do avestruz é mais semelhante ao de um coelho, pois ambos apresentam três cavidades, enquanto o de anfíbios apresenta quatro cavidades.

b) O coração do avestruz é mais semelhante ao de um coelho, pois coração de aves e mamíferos apresentam quatro cavidades, enquanto o de anfíbios apresenta apenas três.

c) O coração do avestruz é mais semelhante ao do coelho, pois os dois são duas câmaras ocas que possuem apenas uma cavidade, enquanto o de anfíbios é um coração que apresenta duas cavidades distintas.

d) O coração do avestruz é mais semelhante ao do coelho, pois tanto aves quanto mamíferos possuem coração com 5 cavidades, o que representa uma importante adaptação desses animais.

e) O coração do avestruz não se assemelha a nenhum dos corações citados, pois apenas aves possuem coração com 2 cavidades.

ver resposta


Questão 2

Sobre o coração e a circulação sanguínea dos répteis, marque a alternativa incorreta:

a) Apesar de os répteis crocodilianos apresentarem um coração com quatro câmaras separadas, o sangue rico em gás carbônico e o sangue rico em oxigênio encontram-se devido à comunicação existente entre artérias na saída do coração.

b) A circulação nos répteis é dupla.

c) Nos répteis não crocodilianos, observa-se a presença de dois ventrículos, entretanto, o átrio é apenas parcialmente dividido.

d) Répteis crocodilianos e não crocodilianos apresentam diferenças na estrutura do seu coração.

e) Nos répteis, observa-se o encontro do sangue rico em oxigênio com o sangue rico em gás carbônico.

ver resposta


Questão 3

(URCA) Os animais que possuem coração com dois átrios e dois ventrículos, completamente separados são:

a) lampreia e cavalo.

b) borboleta e perereca.

c) morcego e papagaio.

d) piaba e cururu.

e) jacaré e libélula.

ver resposta


Questão 4

Todos os vertebrados abaixo possuem coração com três câmaras, exceto:

a) sapo.

b) salamandra.

c) perereca.

d) jacaré.

e) rã.

ver resposta


Questão 5

(Fuvest) O sistema circulatório dos vertebrados mostra uma evolução ocorrida entre os grandes grupos. Na maioria das espécies de cada grupo, há um padrão na divisão das cavidades do coração. Isto pode ser confirmado na frase:

a) O coração dos peixes tem dois átrios e um ventrículo, ocorrendo a mistura do sangue venoso com o sangue arterial nos primeiros.

b) O coração dos anfíbios tem dois átrios e um ventrículo, ocorrendo a mistura de sangue venoso com o sangue arterial neste último.

c) O coração dos répteis tem dois átrios e um ventrículo, não ocorrendo mistura do sangue venoso com o sangue arterial.

d) O coração dos répteis é igual ao das aves, ocorrendo em ambos mistura do sangue venoso com sangue arterial.

e) O coração dos mamíferos apresenta dois átrios e dois ventrículos, parcialmente separados, ocorrendo mistura do sangue venoso com o sangue arterial em pequena escala.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “b”. Aves e mamíferos apresentam coração formado por quatro cavidades distintas: dois átrios e dois ventrículos.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “c”. Nos répteis não crocodilianos, observa-se a presença de dois átrios e um ventrículo parcialmente dividido.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “c”. Aves e mamíferos possuem coração com quatro cavidades.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “d”. O jacaré é um réptil crocodiliano, portanto, apresenta coração com quatro cavidades.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “b”. Anfíbios possuem coração formado por três câmaras. No ventrículo, os dois sangues encontram-se, porém, vale destacar que não há uma mistura completa entre eles.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas