Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Biologia
  3. Exercícios sobre o colágeno

Exercícios sobre o colágeno

Respondendo a estes exercícios sobre o colágeno, você pode avaliar seus conhecimentos a respeito desse importante componente encontrado em vários tecidos.

Questão 1

O colágeno apresenta um papel estrutural importante para os tecidos, garantindo, por exemplo, a integridade das cartilagens. O colágeno pode ser classificado como

a) um polissacarídeo.

b) um monossacarídeo.

c) um dissacarídeo.

d) um ácido graxo.

e) uma proteína.

ver resposta


Questão 2

O colágeno está presente em várias partes do nosso corpo, garantindo, por exemplo, a integridade da nossa pele. O tecido que apresenta maior quantidade de colágeno é o

a) epitelial.

b) conjuntivo.

c) muscular.

c) nervoso.

e) glandular.

ver resposta


Questão 3

(UPE) Leia o texto a seguir:

Estrias – inestéticas cicatrizes dérmicas

As estrias são cicatrizes cutâneas da pele, relacionadas com pequenas fraturas causadas à derme, por fenômenos de distensão.

Segundo o Dr. Miguel Trincheiras, dermatologista, a distensão dos tecidos é comum na adolescência, quando há aumentos bruscos de massa gorda ou massas musculares (engordar/emagrecer, musculação) e por ocasião da gravidez. O aparecimento das estrias ocorre na região glútea (nádegas) e nas ancas, já que são zonas de grande concentração de tecido adiposo.

A hidratação cutânea condiciona a elasticidade da pele e a sua capacidade de sofrer distensões sem haver ruptura dos tecidos. Os derivados da vitamina A têm a capacidade de estimular as células da derme na produção fibras elásticas, colágeno e todas as substâncias fundamentais para a retenção de moléculas de água no seu seio.

Adaptado de: Medicina & Saúde® Publicada por Isabel Perregil.

Algumas palavras destacadas do texto foram comentadas, explicadas e/ou justificadas nas alternativas abaixo. Identifique a correta.

a) O tecido adiposo é formado por adipócitos, células derivadas dos lipoblastos, que se especializaram em armazenar ácidos graxos, que provêm, essencialmente, da alimentação.

b) A pele é formada por um epitélio simples, pavimentoso, de origem endodérmica, cuja função é a de conferir proteção mecânica e de proteção contra a perda de água.

c) As fibras elásticas são formadas pela proteína colágeno; são fibras resistentes à tração, sendo mais abundantes na pele de pessoas idosas.

d) O colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano e é sintetizada pelos plasmócitos, células frequentemente encontradas no tecido conjuntivo frouxo.

e) A derme é um tecido conjuntivo, que garante suporte e nutrição às células da epiderme; é rica em terminações nervosas, vasos sanguíneos, glândulas sudoríparas e sebáceas, fibras elásticas, colágenas e reticulares, que conferem à pele sua resistência e elasticidade típicas.

ver resposta


Questão 4

(UFJF) O tecido conjuntivo especial do tipo ósseo tem, na sua matriz, substâncias orgânicas (fibras colágenas principalmente) e inorgânicas (íons cálcio e fosfato principalmente). Se, experimentalmente, retirássemos apenas o componente inorgânico dos ossos, o que aconteceria com eles?

a) Ficariam quebradiços.

b) Ficariam mais duros.

c) Ficariam porosos.

d) Ficariam borrachudos.

e) Não sofreriam alteração.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “e”. O colágeno é uma proteína fibrosa formada pelos aminoácidos glicina, prolina, lisina, hidroxilisina, hidroxiprolina e alanina.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “b”. O colágeno é amplamente encontrado em tecidos conjuntivos.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “e”. Na derme, existe uma quantidade considerável de colágeno que garante sua integridade. O colágeno confere elasticidade e firmeza para a pele.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “d”. O colágeno garante uma certa elasticidade aos ossos, e os componentes inorgânicos garantem a sua resistência.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas