Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Biologia
  3. Exercícios sobre clonagem

Exercícios sobre clonagem

Para responder aos exercícios sobre clonagem, tenha em mente que clones são organismos idênticos aos que os geraram e que a clonagem pode ser reprodutiva ou terapêutica.

Questão 1

Quando falamos em clonagem, normalmente nos lembramos das técnicas realizadas em laboratório em que é possível produzir um indivíduo idêntico a outro. Entretanto, a formação de clones é possível também na natureza por meio do processo de

a) reprodução assistida.

b) conjugação.

c) reprodução assexuada.

d) fecundação interna.

e) reprodução sexuada.

ver resposta


Questão 2

Apesar do que muitos pensam, a clonagem não é utilizada apenas com a finalidade de gerar um indivíduo idêntico ao que o originou. Algumas vezes ela é realizada para produzir células-tronco para o tratamento de algumas enfermidades. Esse último tipo de clonagem é conhecido por:

a) clonagem in vitro.

b) clonagem reprodutiva.

c) clonagem multiplicadora.

d) clonagem terapêutica.

e) clonagem reparadora.

ver resposta


Questão 3

(ENEM) Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas.

Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram

a) os genótipos e os fenótipos idênticos.

b) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.

c) diferenças nos genótipos e fenótipos.

d) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.

e) o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.

ver resposta


Questão 4

(VUNESP) Empresa coreana apresenta cães feitos em clonagem comercial. Cientistas sul-coreanos apresentaram cinco clones de um cachorro e afirmam que a clonagem é a primeira realizada com sucesso para fins comerciais. A clonagem foi feita pela companhia de biotecnologia a pedido de uma cliente norte-americana, que pagou por cinco cópias idênticas de seu falecido cão pit bull chamado Booger. Para fazer o clone, os cientistas utilizaram núcleos de células retiradas da orelha do pit bull original, os quais foram inseridos em óvulos anucleados de uma fêmea da mesma raça e posteriormente implantados em barrigas de aluguel de outras cadelas.

(Correio do Brasil, 05.08.2008. Adaptado.)

Pode-se afirmar que cada um desses clones apresenta

a) 100% dos genes nucleares de Booger, 100% dos genes mitocondriais da fêmea pit bull e nenhum material genético da fêmea na qual ocorreu a gestação.

b) 100% dos genes nucleares de Booger, 50% dos genes mitocondriais da fêmea pit bull e 50% dos genes mitocondriais da fêmea na qual ocorreu a gestação.

c) 100% dos genes nucleares de Booger, 50% dos genes mitocondriais de Booger, 50% dos genes mitocondriais da fêmea pit bull e nenhum material genético da fêmea na qual ocorreu a gestação.

d) 50% dos genes nucleares de Booger, 50% dos genes nucleares da fêmea pit bull e 100% dos genes mitocondriais da fêmea na qual ocorreu a gestação.

e) 50% dos genes nucleares de Booger, 50% dos genes nucleares, 50% dos genes mitocondriais da fêmea pit bull e 50% dos genes mitocondriais da fêmea na qual ocorreu a gestação.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “c”. Na reprodução assexuada, é possível observar a formação de clones. Em bactérias, por exemplo, pode ocorrer a reprodução por divisão binária, em que um indivíduo divide-se em dois. Nesse caso, o indivíduo formado é idêntico à célula-mãe e, portanto, um clone.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “d”. Na clonagem terapêutica, o objetivo não é criar um novo indivíduo, mas, sim, utilizar as células-tronco para realizar procedimentos relacionados com o tratamento de doenças. Nesse tipo de clonagem, o blastocisto não é colocado no interior do útero.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “b”. Por se tratar de um clone, todas as plantas apresentam os mesmos genes. Entretanto, por estarem submetidas a diferentes condições, pode haver modificação no fenótipo.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “a”. Para a formação do clone, utilizou-se o núcleo de células retiradas do Booger e, por isso, todos os genes nucleares a ele pertencem. Já as mitocôndrias são provenientes do óvulo utilizado. A fêmea que gerou o clone não contribui em nada com o material genético do novo ser.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas