Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Biologia
  3. Exercícios sobre o citoesqueleto

Exercícios sobre o citoesqueleto

Com estes exercícios sobre o citoesqueleto, você pode avaliar seus conhecimentos a respeito dessa estrutura celular e da sua função.

Questão 1

(Ufes) Assinale a alternativa que não aponta características ou funções do citoesqueleto.

a) Constitui-se de uma rede de filamentos de origem proteica, como os microtúbulos, os microfilamentos e os filamentos intermediários.

b) Forma um arcabouço interno, que sustenta o volume citoplasmático e mantém suas organelas em locais apropriados, no interior da célula.

c) Fornece maquinaria necessária para os movimentos intracelulares, tais como o transporte de organelas de um lugar para outro no citoplasma e a segregação dos cromossomos.

d) Determina a capacidade das células eucarióticas e procarióticas em adotar uma variedade de formas e executar movimentos coordenados.

e) Está envolvido, pela ação dos filamentos de actina e dos microtúbulos, em processos ativos, como a contração muscular e os batimentos dos cílios e flagelos.

ver resposta


Questão 2

Sabemos que o citoesqueleto é formato basicamente de três tipos de fibra: microtúbulos, microfilamentos e filamentos intermediários. Os microtúbulos são formados por subunidades proteicas chamadas de

a) colágeno.

b) actina.

c) miosina.

d) queratina.

e) tubulina.

ver resposta


Questão 3

(UFPEL) O citoesqueleto é formado por um conjunto de filamentos (actina, filamentos intermediários e microtúbulos) presentes no citoplasma das células. Ele é responsável por várias funções celulares e, por isso, é uma estrutura altamente dinâmica que se modifica conforme a necessidade das células. De acordo com o texto e seus conhecimentos, é incorreto afirmar que:

a) O fuso mitótico é constituído por citoesqueleto e, durante a mitose, ele se liga aos centrômeros dos cromossomos metafásicos.

b) O citoesqueleto participa da contração e distensão das células musculares, da ciclose e do movimento ameboide das células.

c) O citoesqueleto está envolvido na determinação da forma da célula e sua sustentação, assim como na organização interna das organelas.

d) O citoesqueleto está presente nos cílios e nos flagelos, ambos com função de movimento, porém os cílios são mais curtos e ocorrem em maior número por célula.

e) Os centríolos não apresentam na sua constituição o citoesqueleto, apesar de estarem envolvidos no movimento dos cromossomos durante a divisão celular.

ver resposta


Questão 4

Os microfilamentos estão presentes no citoesqueleto exercendo funções como manutenção da forma da célula e contração muscular. Esses microfilamentos são formados por

a) queratina.

b) colágeno.

c) pepsina.

d) actina.

e) tubulina.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “d”. Células procariontes não possuem citoesqueleto como aquele presente em células eucariontes. Em procariontes, não foram identificadas proteínas motoras.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “e”. Os microtúbulos são polímeros de tubulina, um dímero consistindo em α-tubulina e β-tubulina.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “e”. Os centrossomos com centríolos apresentam papel na montagem dos microtúbulos.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “d. Os microfilamentos são formados por duas fitas intercruzadas de actina.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas