Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Biologia
  3. Exercícios sobre cianobactérias

Exercícios sobre cianobactérias

Com estes exercícios sobre cianobactérias, você avaliará seus conhecimentos sobre esse importante grupo de procariontes fotossintetizantes.

Questão 1

(Mack-2005) As cianobactérias têm sido motivo de preocupação, pois têm provocado problemas sérios para o ser humano. No tratamento da água servida à população, os gastos são enormes, em grande parte devido à contaminação por cianobactérias. A respeito desses organismos, é correto afirmar que são

a) procariontes e quimiossintetizantes.

b) procariontes e fotossintetizantes.

c) eucariontes e fotossintetizantes.

d) eucariontes e quimiossintetizantes.

e) eucariontes e heterótrofos.

ver resposta


Questão 2

As cianobactérias, também chamadas de cianofíceas ou algas azuis, são organismos autotróficos que realizam fotossíntese. Esses organismos são amplamente encontrados em ambientes aquáticos e em locais que possuem grande enriquecimento artificial do ecossistema. Havendo derramamento de esgoto, por exemplo, elas se multiplicam de maneira exagerada. Essa multiplicação descontrolada de cianobactérias é denominada de:

a) eutrofização.

b) poluição.

c) floração.

d) frutificação.

e) regeneração.

ver resposta


Questão 3

As cianobactérias podem estabelecer associações simbióticas com fungos, formando os (as) __________________. Nessa associação, ambos os organismos envolvidos beneficiam-se, uma vez que a cianobactéria fornece _______________, e o fungo proporciona um ambiente adequado para o desenvolvimento da alga, protegendo-a do ressecamento.

Marque a alternativa que completa respectivamente os espaços acima.

a) micorrizas e compostos orgânicos.

b) líquens e sais minerais.

c) micorrizas e sais minerais.

d) líquens e compostos orgânicos.

e) micorrizas e glicose.

ver resposta


Questão 4

As cianobactérias, apesar de serem chamadas de algas azuis, não estão incluídas no Reino conhecido como Protoctista, no qual se encontram as algas. De acordo com a classificação dos cinco reinos proposta por Whittaker, as cianobactérias estão inseridas no:

a) Reino Monera.

b) Reino Protista.

c) Reino Fungi.

d) Reino Animalia

e) Reino Plantae.

ver resposta


Questão 5

(PUC-RJ-2007) As cianobactérias podem ser consideradas seres vivos autossuficientes porque são capazes de:

a) fixar tanto N2 quanto CO2 sob a forma de matéria orgânica.

b) absorver cálcio e nitrogênio diretamente das rochas.

c) fixar o H2 atmosférico sob a forma de matéria orgânica.

d) degradar qualquer tipo de matéria inorgânica ou orgânica.

e) disponibilizar o fósforo para outros seres vivos.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “b”. As cianobactérias são organismos que não apresentam célula com núcleo definido (procariontes) e realizam fotossíntese (fotossintetizantes).

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “c”. Denomina-se de floração ou “blooms” o crescimento intenso de cianobactérias. Essas florações podem ser perigosas, principalmente se causadas por cianobactérias que produzem toxinas. As toxinas das cianobactérias podem levar vários organismos à morte.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “d”. Nos líquens, a cianobactéria fornece matéria orgânica, por meio do processo de fotossíntese, e o fungo propicia um local adequado para o seu desenvolvimento.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “a”. As cianobactérias estão incluídas no Reino Monera, assim como as bactérias. Na classificação mais atual, que utiliza o critério dos Domínios, as cianobactérias formam um grupo dentro do domínio Bacteria.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “a”. As cianobactérias realizam fotossíntese, atuando na ciclagem do carbono e do oxigênio, além de serem capazes de fixar o nitrogênio atmosférico.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas