Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Biologia
  3. Exercícios sobre biodiversidade

Exercícios sobre biodiversidade

Esta lista de exercícios sobre biodiversidade é uma importante forma de testar seus conhecimentos a respeito desse conceito, criado em 1980.

Questão 1

Um importante conceito diz que biodiversidade é a “variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos, e os complexos ecológicos de que fazem parte. Compreende ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas”. Esse conceito está na Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), um importante tratado estabelecido durante a

a) Rio +20.

b) Rio +10.

c) Agenda 21.

d) Eco-92.

e) Eco-20.

ver resposta


Questão 2

Podemos classificar a biodiversidade em três grandes níveis. Quando nos referimos às espécies de uma área, o papel ecológico dessas espécies e como as composições das espécies variam, estamos falando de

a) diversidade genética.

b) diversidade orgânica.

c) diversidade ambiental.

d) diversidade ecológica.

e) diversidade sistemática.

ver resposta


Questão 3

(UFSCar) Acerca da importância da biodiversidade brasileira, o Secretário do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente afirmou:

Os números da biodiversidade brasileira impressionam. Dentro dos países megadiversos, o Brasil ocupa o primeiro lugar, fruto de sua extensão territorial e posição geográfica. Estima-se que o país possua entre 15% e 20% do total de espécies de seres vivos da Terra. Apesar do gigantismo, pouco se conhece sobre a biodiversidade brasileira, pois apenas 10% das espécies conhecidas foram catalogadas.

(Revista Galileu, dezembro de 2002.)

Fazendo-se uma análise dos dados apresentados e dos interesses que envolvem a questão, pode-se afirmar que

a) a existência de um grande patrimônio genético ainda pouco conhecido garantirá ao Brasil uma posição econômica hegemônica entre as nações no século XXI.

b) a biodiversidade brasileira só poderá ser mantida a partir de políticas que impeçam a exploração dos recursos florestais brasileiros, especialmente na Amazônia.

c) a garantia de que a biodiversidade brasileira e mundial poderá ser explorada de forma racional depende do cumprimento do Protocolo de Kyoto, assinado em 1997.

d) a riqueza de nossa biodiversidade eleva a importância do Brasil no cenário mundial, no que se refere às questões ambientais e, também, nos aspectos econômicos.

e) o atraso da pesquisa científica, no Brasil, demonstra a necessidade de gerenciamento da biodiversidade existente por parte de países mais desenvolvidos.

ver resposta


Questão 4

(Enem) A biodiversidade diz respeito tanto a genes, espécies, ecossistemas, como a funções, e coloca problemas de gestão muito diferenciados. É carregada de normas de valor. Proteger a biodiversidade pode significar:

– a eliminação da ação humana, como é a proposta da ecologia radical;

– a proteção das populações cujos sistemas de produção e cultura repousam num dado ecossistema;

– a defesa dos interesses comerciais de firmas que utilizam a biodiversidade como matéria-prima para produzir mercadorias.

(Adaptado de GARAY, I. & DIAS, B. Conservação da biodiversidade em ecossistemas tropicais)

De acordo com o texto, no tratamento da questão da biodiversidade no Planeta,

a) o principal desafio é conhecer todos os problemas dos ecossistemas para conseguir protegê-los da ação humana.

b) os direitos e os interesses comerciais dos produtores devem ser defendidos, independentemente do equilíbrio ecológico.

c) deve-se valorizar o equilíbrio do meio ambiente, ignorando-se os conflitos gerados pelo uso da terra e seus recursos.

d) o enfoque ecológico é mais importante do que o social, pois as necessidades das populações não devem constituir preocupação para ninguém.

e) há diferentes visões em jogo, tanto as que só consideram aspectos ecológicos quanto as que levam em conta aspectos sociais e econômicos.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “d”. A Convenção sobre Diversidade Biológica foi estabelecida durante a ECO-92, realizada no Rio de Janeiro, em junho de 1992. Essa convenção é um tratado da Organização das Nações Unidas e um importante instrumento relacionado ao meio ambiente.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “d”. A diversidade ecológica refere-se às interações entre os seres vivos e destes com o meio.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “d”. Os dados apresentados na questão levam à reflexão sobre a importância da biodiversidade e como a biodiversidade brasileira é impressionante, sendo de grande valor ambiental e econômico.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “e”. De acordo com o que foi apresentado, a biodiversidade pode ir muito mais além do que os aspectos ecológicos.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas