Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Biologia
  3. Exercícios sobre aquecimento global e biodiversidade

Exercícios sobre aquecimento global e biodiversidade

Com estes exercícios sobre aquecimento global e biodiversidade, você poderá testar seus conhecimentos a respeito desse importante tema da Ecologia.

Questão 1

O aquecimento global é um processo caracterizado pelo aumento da temperatura média do planeta. Ele é consequência da intensificação de qual fenômeno natural do planeta?

a) Destruição da camada de ozônio

b) Inversão térmica

c) Efeito estufa

d) Chuva ácida

e) Eutrofização

ver resposta


Questão 2

O aquecimento global acarretará uma série de alterações no planeta ao longo do tempo. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não indica uma consequência desse grave aumento da temperatura do planeta.

a) Derretimento das calotas polares

b) Aumento da ocorrência de terremotos

c) Mudanças nos regimes de chuvas

d) Aumento dos níveis dos oceanos

e) Aumento da ocorrência de furacões

ver resposta


Questão 3

(PUC-RIO) O aquecimento global é considerado por inúmeros cientistas como um fenômeno provocado pelo homem em função do desequilíbrio causado no ciclo do carbono. Considerando que esses cientistas estejam certos, é correto afirmar que:

a) Mecanismos que aumentam o sequestro de carbono por organismos autotróficos reduzem a disponibilidade do monóxido de carbono na atmosfera, contribuindo para a diminuição do efeito estufa.

b) A liberação do gás carbônico na atmosfera em decorrência de atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, é feita a uma velocidade muito maior do que sua assimilação pela fotossíntese.

c) O aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera está sendo provocado, principalmente, pela diminuição no sequestro do carbono pelos organismos fotossintetizantes.

d) As queimadas florestais são a principal causa do aquecimento global.

e) Os países pobres, em geral, contribuem mais para o aquecimento global que os países ricos.

ver resposta


Questão 4

(UNAMA) Cientistas acreditam que o reflorestamento e o plantio de árvores em áreas sem vegetação podem contribuir para minimizar o aquecimento global. A redução desse aquecimento ocorreria porque:

a) diminuiria a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, que seria utilizado pela fotossíntese.

b) aumentaria a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, liberado pela respiração celular.

c) a expansão das florestas seria inibida, em longo prazo, pelo excesso de gás carbônico liberado.

d) diminuiria o efeito estufa, com a liberação de gás carbônico, em decorrência da expansão da cobertura vegetal.

ver resposta


Questão 5

A biodiversidade é afetada de diferentes formas pelo aquecimento global. Sobre o tema, analise as alternativas abaixo e marque a incorreta.

a) Muitas espécies podem entrar em extinção em decorrência do aquecimento global.

b) O urso-polar é um grande símbolo na luta contra o aquecimento global, em decorrência do aumento exagerado de indivíduos, causado pelo aumento de alimentos disponíveis no oceano, fato que leva à competição.

c) O aquecimento global pode desencadear um aumento de epidemias no planeta, uma vez que ambientes quentes favorecem a multiplicação de vários vetores, como o Aedes aegypti.

d) Secas e chuvas inesperadas podem afetar a reprodução de uma série de espécies de plantas.

e) Anfíbios são amplamente afetados pelo aquecimento global, pois necessitam de ambientes aquáticos para sua sobrevivência e reprodução.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “c”

O aquecimento global acontece quando a quantidade de gases do efeito estufa aumenta, intensificando esse processo natural e ocasionando o aumento da temperatura do planeta.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “b”

A ocorrência de terremotos não se relaciona com o aumento da temperatura do planeta, e sim com a movimentação de placas tectônicas.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “b”

Apesar de os organismos fotossintetizantes utilizarem gás carbônico no processo de fotossíntese, eles não conseguem utilizar esse gás com a mesma velocidade em que ele é liberado atualmente.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “a”

Os organismos fotossintetizantes utilizam gás carbônico para realização da fotossíntese.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “b”

Os ursos-polares são afetados negativamente com o aquecimento global, em decorrência do degelo das áreas em que vivem. O degelo leva a uma dificuldade maior de captura de alimento. Há, inclusive, estudos que mostram que o canibalismo entre essa espécie aumentou nos últimos anos.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas