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Exercícios sobre angiospermas

Os exercícios sobre angiospermas ajudarão a fixar esse conteúdo e a retirar dúvidas a respeito desse maravilhoso grupo de plantas.

Questão 1

(Unifor-CE) No desenvolvimento posterior à fecundação das angiospermas, o zigoto, o óvulo e o ovário originam, respectivamente,

a) fruto, semente e embrião.

b) embrião, fruto e semente.

c) embrião, semente e fruto.

d) semente, fruto e embrião.

e) semente, embrião e fruto.

Questão 2

As angiospermas apresentam uma grande variedade de frutos que podem ser classificados de diversas maneiras, como em frutos simples, múltiplos e agregados. Esses frutos estão bem adaptados à sua forma de dispersão, mas e os frutos carnosos, por exemplo, eles estão bem adaptados a que fator?

a) hidrocoria.

b) anemocoria.

c) zoocoria.

d) autocoria.

Questão 3

Observe o esquema da flor a seguir e marque a alternativa incorreta a respeito dessa estrutura reprodutora:

Observe atentamente a estrutura da flor
Observe atentamente a estrutura da flor

a) 1 e 2 representam, respectivamente, a antera e o filete.

b) 3 representa o estigma, uma parte do gineceu.

c) A estrutura 4 é chamada de pistilo.

d) O ovário está representado pelo número 5.

e) A estrutura 6 é conhecida por sépala.

Questão 4

Sabemos que o grão de pólen deve ser levado até a parte feminina da flor para que ocorra a polinização. Em uma angiosperma, o grão de pólen é produzido na região:

a) do cálice.

b) da corola.

c) da antera.

d) do filete.

e) do estigma.

Questão 5

(Enem-MEC) Caso os cientistas descobrissem alguma substância que impedisse a reprodução de todos os insetos, certamente nos livraríamos de várias doenças em que esses animais são vetores. Em compensação teríamos grandes problemas como a diminuição drástica de plantas que dependem dos insetos para polinização, que é o caso das

a) algas.

b) briófitas como os musgos.

c) pteridófitas como as samambaias.

d) gimnospermas como os pinheiros.

e) angiospermas como as árvores frutíferas.

Questão 6

Marque a alternativa em que está descrita uma característica que surgiu nas angiospermas.

a) Vasos condutores.

b) Xilema.

c) Semente.

d) Pólen.

e) Fruto.

Questão 7

Das plantas citadas a seguir, qual não pode ser classificada como uma angiosperma?

a) Orquídea.

b) Coqueiro.

c) Araucária.

d) Grama.

e) Mangueira.

Questão 8

Nas angiospermas observa-se que, no momento da fecundação, dois gametas masculinos atuarão. Um se unirá à oosfera, enquanto outro se une aos dois núcleos polares. Esse processo é conhecido como:

a) Meiose.

b) Mitose.

c) Dupla fecundação.

d) Fecundação cruzada.

e) Autofecundação.

Questão 9

Nas flores, as sépalas são geralmente de coloração verde, enquanto as pétalas, em muitas espécies, possuem cores vistosas relacionadas com a atração de polinizadores. O conjunto formado pelas sépalas e pétalas é denominado:

a) Cálice.

b) Corola.

c) Perianto.

d) Carpelo.

e) Estame.

Questão 10

As angiospermas são classificadas em diferentes grupos, sendo os maiores deles as monocotiledôneas e as eudicotiledôneas. Marque a alternativa que indica corretamente uma característica comum em monocotiledôneas.

a) Presença de dois cotilédones.

b) Raiz pivotante.

c) Crescimento secundário comumente presente.

d) Feixes vasculares dispostos de forma dispersa.

e) Venação reticulada.

Questão 11

Em uma flor, os grãos de pólen são produzidos no(a):

a) Ovário.

b) Estigma.

c) Filete.

d) Antera.

e) Estilete.

Questão 12

(Unaerp-SP) Sobre a reprodução das angiospermas, é correto afirmar que:

a) o óvulo contém várias células haploides que serão todas fecundadas dando origem às sementes.

b) existe grande necessidade de água líquida para que um núcleo espermático fecunde a oosfera.

c) após a formação do endosperma e do embrião, a parede do ovário dará origem ao fruto.

d) a fusão entre um núcleo espermático e a oosfera dá origem à semente.

e) o óvulo é formado por uma única célula haploide que, quando fecundado por um núcleo espermático, dá origem ao embrião.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “c”. O zigoto origina o embrião, o óvulo origina a semente e o fruto é resultado do desenvolvimento do ovário.

Resposta Questão 2

Alternativa “c”. Frutos carnosos estão relacionados com a dispersão por animais (zoocoria), que frequentemente são atraídos por essa fonte de alimento.

Resposta Questão 3

Alternativa “c”. Pistilo ou gineceu é o nome dado à parte feminina da flor, que é composta pelo estigma, estilete e o ovário. O número 4 indica o estilete.

Resposta Questão 4

Alternativa “c”. O grão de pólen é produzido na antera, onde estão localizados os sacos polínicos.

Resposta Questão 5

Alternativa “e”. Em razão da presença de flores atrativas com néctar, as angiospermas conseguem atrair animais como polinizadores. Além dos insetos, algumas aves e mamíferos também atuam nesse processo.

Resposta Questão 6

Alternativa “e”. Vasos condutores (xilema e floema) surgiram nas pteridófitas, enquanto as sementes e o grão de pólen surgiram nas gimnospermas. Flores e frutos surgem pela primeira vez nas angiospermas.

Resposta Questão 7

Alternativa “c”. A araucária é um exemplo de gimnosperma.

Resposta Questão 8

Alternativa “c”. A dupla fecundação é o processo que garante a formação do embrião e do endosperma.

Resposta Questão 9

Alternativa “c”. Sépalas e pétalas juntas formam o perianto.

Resposta Questão 10

Alternativa “d”. Em monocotiledôneas observa-se a presença de um cotilédone, raízes fasciculadas, venação geralmente paralela, crescimento secundário verdadeiro raro e feixes vasculares dispostos de forma dispersa.

Resposta Questão 11

Alternativa “d”. O estame é formado pelo filete e pela antera, sendo a antera o local onde ocorre a produção do grão de pólen.

Resposta Questão 12

Alternativa “c”. Após a dupla fecundação e a formação do embrião e do endosperma, os tegumentos do óvulo formarão os envoltórios da semente, e o ovário da flor se desenvolverá em fruto.


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