Você está aqui Exercícios Exercícios de Biologia Exercícios sobre aminoácidos

Exercícios sobre aminoácidos

Estes exercícios sobre aminoácidos testarão seus conhecimentos sobre Bioquímica e retirarão possíveis dúvidas sobre o tema na resolução comentada.

  • Questão 1

    Os aminoácidos são moléculas orgânicas que possuem um átomo de carbono ao qual se liga um átomo de hidrogênio, um grupo amina, um grupo carboxílico e uma cadeia lateral “R”. Marque a alternativa que indica corretamente o que difere um aminoácido de outro.

    a) Átomo de hidrogênio.

    b) Átomo de carbono.

    c) Cadeia lateral “R”.

    d) Grupo carboxílico.

    e) Grupo Amina.

    ver resposta


  • Questão 2

    Sabemos que os aminoácidos são as unidades constituintes das proteínas. Essas moléculas orgânicas são ligadas umas às outras por ligações denominadas de:

    a) ligações de hidrogênio.

    b) ligações dativas.

    c) ligações iônicas.

    d) ligações metálicas.

    e) ligações peptídicas.

    ver resposta


  • Questão 3

    Como todos sabem, os aminoácidos são as moléculas orgânicas que formam as proteínas. Todas as proteínas são formadas por diferentes aminoácidos, que se combinam de formas diferentes. Sabemos que existem 20 aminoácidos e que alguns podem ser produzidos no nosso organismo; outros, no entanto, devem ser ingeridos na nossa dieta. Os aminoácidos que não podem ser produzidos pelo organismo são chamados de:

    a) essenciais.

    b) alimentares.

    c) dietéticos.

    d) fundamentais.

    e) especiais.

    ver resposta


  • Questão 4

    (UNIFESP-2007) Os códons AGA, CUG e ACU do RNA mensageiro codificam, respectivamente, os aminoácidos arginina, leucina e treonina. A sequência desses aminoácidos na proteína correspondente ao segmento do DNA que apresenta a sequência de nucleotídeos GAC TGA TCT será, respectivamente,

    a) treonina, arginina, leucina.

    b) arginina, leucina, treonina.

    c) leucina, arginina, treonina.

    d) treonina, leucina, arginina.

    e) leucina, treonina, arginina.

    ver resposta



Respostas

  • Resposta Questão 1

    Alternativa “c”. A cadeia lateral “R” é diferente para cada aminoácido. É ela que difere essas moléculas umas das outras, garantindo propriedades físico-químicas distintas.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa “e”. As ligações peptídicas são formadas por uma reação entre o grupo carboxílico de um aminoácido e o grupo amina de outro.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa “a”. Os aminoácidos essenciais são aqueles que nosso organismo não consegue sintetizar e, por isso, devem ser incluídos na nossa dieta.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Alternativa “e”. O segmento de DNA com os códons GAC TGA TCT corresponde, respectivamente, aos aminoácidos leucina, treonina e arginina. Esses aminoácidos correspondem, respectivamente, aos códons CUG, ACU e AGA do RNA mensageiro.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas