Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Biologia
  3. Exercícios sobre alelos múltiplos

Exercícios sobre alelos múltiplos

Com estes exercícios sobre alelos múltiplos, você pode testar o que sabe das características determinadas por genes com mais de duas dessas estruturas.

Questão 1

Quando uma característica é determinada por três ou mais alelos de um gene, dizemos que se trata de um caso de:

a) epistasia.

b) dominância.

c) recessividade.

d) polialelia.

e) pleiotropia.

ver resposta


Questão 2

O sistema ABO é um exemplo clássico de alelos múltiplos. Nesse caso, os tipos sanguíneos são determinados por três alelos diferentes IA, IB e i. Sendo assim, podemos concluir que os diferentes tipos sanguíneos podem ser representados por:

a) 3 genótipos.

b) 4 genótipos.

c) 5 genótipos.

d) 6 genótipos.

e) 7 genótipos.

ver resposta


Questão 3

(IFMG) Os grupos sanguíneos são definidos em função da presença de aglutinogênios na superfície das hemácias. Indivíduos portadores de sangue do grupo A apresentam o aglutinogênio A, indivíduos portadores de sangue do grupo B apresentam o aglutinogênio B, indivíduos portadores de sangue do grupo AB apresentam ambos os aglutinogênios e indivíduos do grupo O não apresentam nenhum desses dois aglutinogênios. O pai de Fernanda pertence ao grupo B, enquanto sua mãe pertence ao grupo sanguíneo A. Sua avó materna e seu avô paterno possuíam sangue do grupo O. Assim, a probabilidade de que Fernanda pertença ao grupo AB é de:

a) 100%.

b) 75%.

c) 50%.

d) 25%.

ver resposta


Questão 4

(UPE) João Silva, jovem, estudioso, aplicado e muito responsável, estudante de uma escola do Estado de Pernambuco, foi um dos selecionados para participar da Olimpíada Estadual de Biologia. No dia da Olimpíada, foi entregue a ele uma avaliação na qual havia as seguintes afirmações sobre os alelos múltiplos:

I. Os alelos múltiplos são resultantes de mutações sucessivas de genes preexistentes de um determinado locus, e seus efeitos genéticos dependem de suas relações de dominância.

II. Nos gametas de um indivíduo diploide, podem existir dois alelos múltiplos diferentes de uma determinada série, e, nas células somáticas, existe apenas um.

III. Os alelos múltiplos mutantes que surgem estabelecem condições para o aparecimento de mais uma nova expressão fenotípica daquele caráter naquela espécie.

IV. A determinação da tipologia sanguínea, na espécie humana, a partir do sistema ABO, é um exemplo de polialelia que ocorre em diferentes locus de cromossomos homólogos.

V. Os alelos múltiplos são capazes de causar alterações estruturais nos genes de forma que é possível ocorrer mais de um par de alelos para um determinado gene.

Com base no que João Silva aprendeu sobre esse conteúdo, ele considerou corretas as afirmações contidas na alternativa:

a) I, II e III.

b) I, II e IV.

c) I, III e IV.

d) I, III e V.

e) I, II e V.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “d”. Polialelia ou alelos múltiplos é o nome dado ao fenômeno em que genes apresentam mais de duas formas alélicas.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “d”. Os tipos sanguíneos apresentam seis genótipos. Assim, o sangue A pode ser representado por IAIA ou Iai; o sangue tipo B pode ser IBIB ou Ibi; o sangue tipo AB apresenta genótipo IAIB e o sangue tipo O é ii.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “d”. Como a avó materna e o avô paterno possuem sangue tipo O (ii), o pai de Fernanda obrigatoriamente é heterozigoto ( IBi), assim como a mãe (IAi ). Do cruzamento desses indivíduos, pode-se esperar os seguintes genótipos: IAIB, IBi, IAi, ii. Sendo assim, a probabilidade de Fernanda pertencer ao grupo AB é de 25%.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “d”. A afirmativa II está incorreta, pois, nos gametas, encontra-se apenas um cromossomo de cada tipo. Já a afirmativa IV está incorreta porque a polialelia ocorre em um mesmo locus.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas
  • Classificação de orações

    Aproveite a oportunidade para classificar as orações subordinadas adverbiais. Acesse!
  • Concordância Verbal

    Dúvidas em como fazer a concondância verbal em orações com sujeito simples? Treine agora!
  • Catacrese

    Coloque em dia os seus estudos sobre essa figura de linguagem bastante utilizada.