Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Biologia
  3. Exercícios sobre adaptações para a polinização

Exercícios sobre adaptações para a polinização

Ao responder aos exercícios sobre adaptações para a polinização, você testará seus conhecimentos sobre a evolução das flores.

Questão 1

As plantas apresentam diversas adaptações que permitem a atração de agentes polinizadores. Plantas com flores vermelhas ou amarelas e com pouco odor são frequentemente visitadas por:

a) morcegos.

b) aves.

c) abelhas.

d) mariposas.

e) besouro.

ver resposta


Questão 2

Muitas angiospermas apresentam flores vistosas, entretanto, outras são mais discretas, como as flores do milho. Para compensar a falta de atrativos, a flor do milho apresenta uma grande quantidade de pólen em anteras bem expostas, o que garante a polinização:

a) por insetos.

b) pela água.

c) por morcegos.

d) pelo vento.

e) por aves.

ver resposta


Questão 3

Observe as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente o nome dado à polinização realizada por morcegos.

a) entomofilia.

b) anemofilia.

c) psicofilia.

d) morcefilia.

e) quiropterofilia.

ver resposta


Questão 4

(PUC-RS) A construção de cidades altera as condições ambientais de uma área natural, provocando a substituição da comunidade biótica original por uma comunidade composta por espécies nativas do local e espécies exóticas (trazidas pelo homem de outras partes do mundo). Nesta nova comunidade, as espécies exóticas interagem com as espécies locais, podendo prejudicá-las, beneficiá-las ou, mesmo, não afetá-las significativamente. Os gatos domésticos, por exemplo, podem comer os ovos de espécies de aves que nidifiquem no chão, ou próximo dele, exterminando-as, assim, de áreas pequenas. Se a área original fosse coberta por uma floresta, algumas de suas plantas e animais nativos poderiam permanecer em parques, enquanto outros desapareceriam. Outras plantas poderiam ser utilizadas em projetos de paisagismo ou de arborização das vias públicas. Contudo, as populações da maioria destas espécies seriam menores e os seus indivíduos estariam mais dispersos espacialmente. Consequentemente, os indivíduos de uma dada espécie com população pequena poderiam apresentar um maior grau de parentesco e, por serem mais semelhantes, sua espécie poderia ter uma menor probabilidade de adaptação frente a variações ambientais. Neste novo contexto, no entanto, as interações entre as espécies e entre elas e o meio abiótico continuariam desempenhando um papel fundamental para a manutenção da comunidade. A reprodução de determinadas espécies vegetais, por exemplo, continuaria dependendo do serviço prestado por animais polinizadores (como morcegos e beija-flores) e dispersores de sementes (como sabiás e bem-te-vis).

Dos vegetais citados abaixo, qual NÃO pode ter sua reprodução beneficiada por aves e mamíferos frugívoros segundo a descrição presente no texto?

a) Amoreiras.

b) Jacarandás.

c) Palmeiras.

d) Pitangueiras.

e) Samambaias.

ver resposta


Questão 5

(UFPB-2006) A polinização e a dispersão das sementes são dois mecanismos de grande importância no ciclo de vida dos vegetais.

Sobre esses dois mecanismos, é INCORRETO afirmar:

a) Os frutos contribuem para a dispersão das sementes, a exemplo do coco-da-baía, que, por ser flutuante, pode ser levado pelas correntes marinhas para praias distantes, onde a semente germinará.

b) A dispersão das sementes pode ocorrer por meio do transporte de frutos que aderem ao corpo de animais, como acontece com o carrapicho.

c) A dispersão das sementes pode ocorrer através do vento, a exemplo do que acontece com as sementes aladas das orquídeas.

d) A polinização feita por animais como morcegos, pássaros e insetos é um fenômeno característico das angiospermas.

e) As gimnospermas têm flores rudimentares (estróbilos) e nelas não se verifica o fenômeno da polinização.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “b”. Flores vistosas e com odor pouco marcante são frequentemente visitadas por aves, uma vez que esses animais possuem visão acurada, mas olfato pouco desenvolvido.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “d”. A grande quantidade de pólen e a exposição das anteras facilitam no momento da liberação do pólen para o vento.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “e”. Quiropterofilia é o nome dado à polinização realizada por morcegos, mamífero da ordem Chiroptera.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “e”. A samambaia é uma pteridófita e não apresenta, portanto, flores, sementes e frutos.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “e”. Apesar de não apresentarem flores, as gimnospermas apresentam grãos de pólen, que são transportados, geralmente, pelo vento.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas