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Exercícios sobre interpretação de charges e tirinhas

Estes exercícios sobre interpretação de charges e tirinhas vão testar sua capacidade de interpretar esses importantes gêneros textuais que aliam linguagens verbal e não verbal.

  • Questão 1

    Mafalda, criação do cartunista argentino Quino, é conhecida por suas opiniões ácidas e críticas sobre os mais variados assuntos
    Mafalda, criação do cartunista argentino Quino, é conhecida por suas opiniões ácidas e críticas sobre os mais variados assuntos

    Assinale a alternativa que melhor expresse o efeito de humor contido na tirinha:

    a) O discurso feminista de Susanita é responsável pelo efeito de humor, já que o tema é tratado de forma irônica, denotando certo machismo por parte do autor da tirinha.

    b) Mafalda opõe-se ao discurso da amiga Susanita e, por meio de suas feições em todos os quadrinhos, percebe-se nitidamente seu descontentamento.

    c) A linguagem verbal não contribui para o melhor entendimento da tirinha, pois todo efeito de humor está contido na linguagem não verbal por meio da expressão exibida por Mafalda no último quadrinho.

    d) Susanita apresenta um discurso de acordo com as teorias feministas que pregam a libertação das práticas tradicionalmente atribuídas à mulher. Contudo, no último quadrinho, a personagem defende o uso de uma tecnologia que apenas reforça os padrões tradicionais.

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  • Questão 2

    (Enem - 2009)

    La vie en rose é uma criação do cartunista Adão Iturrusgarai. Sua principal característica é a abordagem bem humorada sobre temas do cotidiano
    La vie en rose
    é uma criação do cartunista Adão Iturrusgarai. Sua principal característica é a abordagem bem humorada sobre temas do cotidiano

    Os quadrinhos exemplificam que as Histórias em Quadrinhos constituem um gênero textual

    a) em que a imagem pouco contribui para facilitar a interpretação da mensagem contida no texto, como pode ser constatado no primeiro quadrinho.

    b) cuja linguagem se caracteriza por ser rápida e clara, que facilita a compreensão, como se percebe na fala do segundo quadrinho: “</DIV> </SPAN> <BR CLEAR
    = ALL> < BR> <BR> <SCRIPT>”.

    c) em que o uso das letras com espessuras diversas está ligado a sentimentos expressos pelos personagens, como pode ser percebido no último quadrinho.

    d) que possui em seu texto escrito características próximas a uma conversação face a face, como pode ser percebido no segundo quadrinho.

    e) que a localização casual dos balões nos quadrinhos expressa com clareza a sucessão cronológica da história, como pode ser percebido no segundo quadrinho.

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  • Questão 3

    A charge de Ivan Cabral foi utilizada na prova do Exame Nacional do Ensino Médio de 2012
    A charge de Ivan Cabral foi utilizada na prova do Exame Nacional do Ensino Médio de 2012

    O efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de informações visuais e recursos linguísticos. No contexto da ilustração, a frase proferida recorre à

    a) polissemia, ou seja, aos múltiplos sentidos da expressão “rede social” para transmitir a ideia que pretende veicular.

    b) ironia para conferir um novo significado ao termo“outra coisa”.

    c) homonímia para opor, a partir do advérbio de lugar, o espaço da população pobre e o espaço da população rica.

    d) personificação para opor o mundo real pobre ao mundo virtual rico.

    e) antonímia para comparar a rede mundial de computadores com a rede caseira de descanso da família.

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  • Questão 4

    Sobre as charges e tirinhas, é incorreto afirmar:

    a) As charges são poderosos veículos de comunicação, constituindo um gênero que alia a força das palavras a imagens e muito bom humor.

    b) No Brasil, a charge é comumente utilizada com a intenção de tecer críticas políticas e sociais, sempre preservando como traço predominante o humor.

    c) Assim como nas charges, as tirinhas apresentam uma linguagem permeada pelo bom humor, aliando as linguagens verbal e não verbal para a construção de sentidos do texto.

    d) As charges e as tirinhas não podem ser consideradas como gêneros textuais, visto que a linguagem não verbal é a linguagem predominante.

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Respostas

  • Resposta Questão 1

    Alternativa “d”. Há uma quebra de expectativa, o que ocasionou o efeito de humor da tirinha. Susanita apresentou, até o terceiro quadrinho, um discurso condizente com as teorias feministas em voga nos anos 70. Todavia, no último quadrinho, ela demonstrou ter um conhecimento limitado sobre o assunto, elogiando o uso de uma tecnologia, a máquina de tricô, que apenas reforça os padrões tradicionais do comportamento feminino.

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  • Resposta Questão 2

    Alternativa “d”. No segundo quadrinho, o balão em que está escrito “Fala, Html! Como vão as coisas?” mostra uma das características do gênero história em quadrinhos, que é a representação escrita da linguagem falada, simulando a conversação face a face entre as personagens.

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  • Resposta Questão 3

    Alternativa “a”. A polissemia, propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar múltiplos significados, está presente na expressão “rede social”, que, graças aos recursos visuais, não pode ser confundida com as redes sociais virtuais, como Facebook, Twitter etc.

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  • Resposta Questão 4

    Alternativa “d”. As charges e as tirinhas constituem possibilidades próprias de linguagem, por isso, são consideradas gêneros textuais. Alguns estudiosos costumam vincular os dois gêneros ao humor gráfico e à linguagem jornalística, visto que são textos que inicialmente eram publicados em revistas e jornais.

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