Você está aqui Exercícios Exercícios de Redação Exercícios sobre hipertexto

Exercícios sobre hipertexto

Estes exercícios sobre hipertexto vão ajudar na compreensão de um dos temas mais recorrentes na prova do Enem.

  • Questão 1

    Enem 2009

    Diferentemente do texto escrito, que em geral compele os leitores a lerem numa onda linear – da esquerda para a direita e de cima para baixo, na página impressa – hipertextos encorajam os leitores a moverem-se de um bloco de texto a outro, rapidamente e não sequencialmente. Considerando que o hipertexto oferece uma multiplicidade de caminhos a seguir, podendo ainda o leitor incorporar seus caminhos e suas decisões como novos caminhos, inserindo informações novas, o leitor navegador passa a ter um papel mais ativo e uma oportunidade diferente da de um leitor de texto impresso. Dificilmente dois leitores de hipertextos farão os mesmos caminhos e tomarão as mesmas decisões.

    MARCUSCHI, L. A. Cognição, linguagem e práticas interacionaisRio: Lucerna, 2007.

    No que diz respeito à relação entre o hipertexto e o conhecimento por ele produzido, o texto apresentado deixa claro que o hipertexto muda a noção tradicional de autoria, porque

    a) é o leitor que constrói a versão final do texto.

    b) o autor detém o controle absoluto do que escreve.

    c) aclara os limites entre o leitor e o autor.

    d) propicia um evento textual-interativo em que apenas o

    autor é ativo.

    e) só o autor conhece o que eletronicamente se dispõe para o leitor.

    ver resposta



  • Questão 2

    Enem 2013

    O hipertexto permite — ou, de certo modo, em alguns casos, até mesmo exige — a participação de diversos autores na sua construção, a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita. Por seu enorme potencial para se estabelecerem conexões, ele facilita o desenvolvimento de trabalhos coletivamente, o estabelecimento da comunicação e a aquisição de informação de maneira cooperativa.

    Embora haja quem identifique o hipertexto exclusivamente com os textos eletrônicos, produzidos em determinado tipo de meio ou de tecnologia, ele não deve ser limitado a isso, já que consiste numa forma organizacional que tanto pode ser concebida para o papel como para os ambientes digitais. É claro que o texto virtual permite concretizar certos aspectos que, no papel, são praticamente inviáveis: a conexão imediata, a comparação de trechos de textos na mesma tela, o “mergulho” nos diversos aprofundamentos de um tema, como se o texto tivesse camadas, dimensões ou planos.

    RAMAL, A. C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem.
    Porto Alegre: Artmed, 2002.

    Considerando-se a linguagem específica de cada sistema de comunicação, como rádio, jornal, TV, internet, segundo o texto, a hipertextualidade configura-se como um (a)

    a) elemento originário dos textos eletrônicos.

    b) conexão imediata e reduzida ao texto digital.

    c) novo modo de leitura e de organização da escrita.

    d) estratégia de manutenção do papel do leitor com perfil definido.

    e) modelo de leitura baseado nas informações da superfície do texto.

    ver resposta


  • Questão 3

    Assinale a alternativa correta sobre a origem do termo hipertexto:

    a) A ideia de hipertexto surgiu no final dos anos 90 em virtude do advento e popularização da internet.

    b) O hipertexto foi criado na primeira década dos anos 2000 por um grupo de cientistas da informação que vislumbrou no conceito a possibilidade de propagação de conhecimento e informação de maneira dinâmica e interativa.

    c) A ideia do hipertexto digital surgiu nos anos 60, nos Estados Unidos. Ele seria possível através da exposição de textos em meios eletrônicos que possibilitariam maior interação entre o leitor e o conhecimento.

    d) Não é possível precisar a origem do termo hipertexto, elemento amplamente difundido em livros, sobretudo em notas de rodapé e verbetes de enciclopédias e dicionários.

    ver resposta


  • Questão 4

    Sobre as características do hipertexto, é INCORRETO afirmar:

    a) O hipertexto é uma espécie de texto maior formado por vários outros elementos textuais. Quando você acessa um conteúdo na internet e continua a navegação através de cliques em links e hiperlinks, cria uma rede de informações com acesso ilimitado e instantâneo.

    b) Antes do hipertexto encontrar na internet seu meio de vida ideal, ele transitou (e ainda transita) nas notas de rodapé, nos dicionários e nos verbetes de enciclopédia que também nos permitem construir, ainda que de maneira mais rudimentar, uma interessante rede de informações.

    c) O hipertexto é uma forma organizacional encontrada também no papel, embora seja cada vez mais comum relacioná-lo com os textos virtuais. É, sobretudo, um tipo de intertextualidade que está relacionado com a evolução dos modos de leitura e organização da escrita.

    d) O hipertexto possibilitou uma nova relação com o texto, o que tornou o processo de leitura mais interativo e colaborativo. Os diferentes suportes tecnológicos, como notebooks, tablets e celulares são peças fundamentais para a disseminação da cultura e do conhecimento.

    e) O hipertexto é um elemento muito importante para a constituição dos sentidos de um texto, pois colabora com a coerência textual ao reforçar a ideia de que a competência linguística não depende apenas do conhecimento do código, mas também do conhecimento das relações intertextuais.

    ver resposta


Respostas

  • Resposta Questão 1

    Alternativa “a”. O texto apresentado deixa claro que o hipertexto muda a noção tradicional de autoria porque estimula os leitores a moverem-se de um texto para o outro, interagindo assim com as informações disponíveis. Essa interação possibilita que o leitor seja também autor, pois é ele quem constrói a versão final do texto.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 2

    Alternativa “c”. A hipertextualidade, de acordo com o texto, configura-se como um novo modo de leitura e de organização da escrita. Logo no primeiro parágrafo do texto essa informação pode ser encontrada, onde se lê “a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita”.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 3

    Alternativa “c”. A noção de hipertexto digital surgiu há cinquenta anos, na década de 60. Seu inventor foi Ted Nelson, filósofo e sociólogo americano que foi pioneiro da Tecnologia da Informação.

    voltar a questão


  • Resposta Questão 4

    Alternativa “e”. Na alternativa em questão temos a definição de outro conceito importante para a linguística textual: a intertextualidade.

    voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas